A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a Informática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a Informática"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Informática
Módulo I – Conceitos de Hardware e Software. Prof.: Rogério Morais

2 Hardware e Software Hardware
Hardware é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de componentes eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar. A palavra hardware pode se referir também como o conjunto de equipamentos acoplados em produtos que precisam de algum tipo de processamento computacional. Software o software é a parte lógica do computador. Software é a manipulação, instrução de execução, redirecionamento e execução das atividades lógicas das máquinas.

3 Os softwares podem ainda ser classificados em:
Softwares de Sistemas: permite que o usuário interaja com o computador e suas partes. Ex: firmware, drivers, etc.  Softwares Aplicativos: permite que através de seu uso, o usuário faça uma tarefa específica. Ex: editores de texto, planilhas eletrônicas, etc.

4 Periféricos Periféricos são aparelhos ou placas de expansão que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento ou acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou, num sentido mais amplo, ao computador. Exemplos de periféricos são: impressoras, digitalizadores, leitores e gravadores (drives) de CDs e DVDs, leitores de cartões de memória e disquetes, mouses, teclados, câmeras de vídeo, entre outros.

5 Tipos de Periféricos De entrada: basicamente enviam informação para o computador: teclado, mouse, joystick, digitalizador; De saída: transmitem informação do computador para o utilizador: monitor de vídeo, impressora, caixas de som; De entrada e saída (ou mistos): enviam e recebem informação do computador: monitor touchscreen, drive gravador de CD e DVD, modem. Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica, como no caso das caixas de som, que precisam da placa de som;

6 Dispositivo de Armazenamento
Dispositivo de armazenamento é um dispositivo capaz de armazenar informações (dados) para posterior consulta ou uso. Essa gravação de dados pode ser feita praticamente usando qualquer forma de energia, desde força manual humana como na escrita, passando por vibrações acústicas em gravações fonográficas até modulação de energia eletromagnética em fitas magnéticas e discos ópticos.

7 Um dispositivo de armazenamento pode guardar informação, processar informação ou ambos. Um dispositivo que somente guarda informação é chamado mídia de armazenamento. Dispositivos que processam informações (equipamento de armazenamento de dados) podem tanto acessar uma mídia de gravação portátil ou podem ter um componente permanente que armazena e recupera dados.

8 Tipos de Dispositivos de Armazenamento
Por meios magnéticos. Exemplos: Disco Rígido, disquete. Por meios ópticos. Exemplos: CD, DVD. Por meios eletrônicos (SSDs) - chip - Exemplos: cartão de memória, pen drive.

9 Capacidade de armazenamento
Para isso devemos entender o que são bit e byte bit: Bit é a sigla para Binary Digit, que em português significa dígito binário, ou seja, é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. É geralmente usada na computação e teoria da informação. Um bit pode assumir somente 2 valores, como 0 ou 1.

10 Byte Um byte é um dos tipos de dados integrais em computação, é usado para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de  armazenamento de um dispositivo, independentemente do tipo de dados armazenados. A codificação padronizada de byte foi definida como sendo de 8 bits. O byte de 8 bits é mais comumente chamado de octeto no contexto de redes de computadores e telecomunicações.

11 A importância de bits e bytes se deve ao fato de tudo na informática ser medido através de bits e bytes. Para os computadores, representar 256 números binários é suficiente. Por isso, os bytes possuem 8 bits. Basta fazer os cálculos. Como um bit representa dois valores (1 ou 0) e um byte representa 8 bits, basta fazer 2 (do bit) elevado a 8 (do byte) que é igual a 256, ou seja .

12 Disquetes O disquete é uma mídia de armazenamento removível, que veio para substituir os antigos cartuchos que eram mais caros que eles. Primeiramente foram criados os disquetes de 8 e 5 polegadas, e o último criado que já se tornou obsoleto, sendo substituído pelo CD, DVD, pen drives e cartões de memória, tinha 3 polegadas.

13  Disquetes de 8” Capacidade: 256 bytes Sua capacidade entre 80kb e 1MB entre Foi um dos primeiros meios de armazenamento removível.

14 Disquetes de 5 ¼” Nos modelos antigos de leitoras só uma face desses disquetes eram lidos, nos modelos mais novos, com duas cabeças de leitura e escrita as duas faces eram usadas. Assim como nos de 8”

15 Disquetes de 3 ½ O último a ser adotado, já se tornou obsoleto. Capacidade de Armazenamento: 1.44MB

16 Zip Disk É uma superfície magnética de armazenamento de dados, se usa no Zip drive, Permite realizar backups e transportar dados através de um disquete especial de 3 1/2 polegadas. Capacidades variam de 100MB, 250 MB, 500 MB até 750 MB.

17 CD CD (abreviatura de Compact Disc, "disco compacto" em inglês) é um dos mais populares meios de armazenamento de dados digitais, principalmente de música comercializada e softwares de computador, caso em que o CD recebe o nome de CD-ROM. A tecnologia utilizada nos CD é semelhante à dos DVD. Foi inventado em 1979, e comercializado a partir de

18 DVD DVD (abreviatura de Digital Versatile Disc , em português, Disco Digital Versátil) é um formato digital para arquivar ou guardar dados, som e voz, tendo uma maior capacidade de armazenamento que o CD, devido a uma tecnologia óptica superior, além de padrões melhorados de compressão de dados, sendo criado no ano de 1995.

19 Capacidade de Armazenamento dos CDs e DVDs.
Capacidade CD ~700 MB / 79 min. e 57 seg. de áudio Capacidade DVD 4.7 GB (uma camada – comum) 8.5 GB (duas camadas) 9.4 GB (dois lados, uma camada) 17.08 GB (dois lados, duas camadas – raro)

20 Disco rígido moderno aberto.
HD Disco rígido moderno aberto.

21 Tabela com a capacidade real considerada pelo sistema
Informado na Compra Considerado pelo Sistema 80 GB 74,53 GB 100 GB 93,13 GB 120 GB 111,76 GB 160 GB 149,01 GB 200 GB 186,26 GB 250 GB 232,83 GB 300 GB 279,40 GB 400 GB 372,53 GB 500 GB 465,66 GB 640 GB 596,17 GB 750 GB 698,49 GB 1 TB 931,32 GB 1.5 TB 1.396,98 GB 2 TB 1.862,64 GB 2.5 TB 2.328,30 GB 3 TB 2.793,96 GB

22 Interfaces de conexão dos HDs
Existem vários tipos de interfaces para discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS. As mais comuns são: IDE/ATA (IDE), Serial ATA (SATA).

23 Memórias SSD SSD (solid-state drive) é uma nova tecnologia de armazenamento considerada a evolução do disco rígido (HD). Outra vantagem é o tempo de acesso reduzido à memória flash presente nos SSDs em relação aos meios magnéticos e ópticos. O SSD também é mais resistente que os HDs comuns devido à ausência de partes mecânicas – um fator muito importante quando se trata de computadores portáteis.

24 Exemplos

25 Referências https://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_r%C3%AD gido
/hardware-software.htm ption=com_content&view=article&id=29:arm azenamento&Itemid=27 /FAQ/194563br?language=pt_BR o-que-e-ssd-.htm


Carregar ppt "Introdução a Informática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google