A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

No período Elizabetano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "No período Elizabetano"— Transcrição da apresentação:

1 No período Elizabetano
MÚSICA No período Elizabetano

2 Música no Renascimento
Vídeo Música no Renascimento

3 Renascença - A renascença corresponde ao período de "renascimento" das letras e das arte como um todo, movimento este iniciado na Itália no século XIV. - Tal movimento se iniciou com os estudos dos cânones artísticos da antiguidade clássica. O estudo da cultura clássica já constituía elemento de erudição entre os mais cultos homens da Idade Média e até entre a classe sacerdotal. - A visão do homem sobre si mesmo modificou-se radicalmente pois, no período anterior, todos os campos do saber humano tendiam a voltar-se para as explicações teocêntricas. - O homem passou a voltar seu olhar sobre si mesmo, isto é, houve o ressurgimento dos estudos nos campos das ciências humanas, em que o próprio homem toma-se como objeto de observação, ao mesmo tempo em que é o observador.

4 FX 01 Era Tudor e Stuart - Em música, a primeira explosão de excelência foi dos séculos XV ao XVII, durante os reinados dos monarcas Tudor e os primeiros Stuart.  - A Inglaterra dos Tudor dedicava-se tão vivamente à música como às outras artes.  -  Nas peças de Shakespeare e de seus contemporâneos, abundam referências musicais, certamente compreendidas pelo mais humilde espectador de teatro comercial.  -  A Reforma da Igreja de Henrique VIII teve um efeito secundário interessante: o conflito entre protestantes e católicos deu aos compositores contemporâneos experiência em escrever tanto para a liturgia inglesa como para a latina.

5 FX 02 William Byrd - Foi talvez o mais avançado compositor de seu tempo. - Foi co-organista, juntamente com Thomas Tallis, da capela real em Londres e compôs quatro serviços da Igreja Inglesa (anglicana), mas, sendo um católico fiel, foi perseguido por sua fé. - A primeira composição doméstica profana de Byrd consistia de canções a uma voz acompanhadas por um grupo de violas ou de flautas doces (consort), ou uma mistura de ambas.

6 FX 03 Música Secular A maior de toda música Tudor foi a secular, composta mais para recreação do que para devoção.  - Esperava-se de uma dama ou cavalheiro adequadamente educado que tivesse habilidades tanto na execução de instrumentos quanto no canto, e os compositores proviam os com livros de instruções e com a composição de centenas de peças para a diversão aristocrática.  - A forma vocal solo preferida era a canção para alaúde (uma canção curta em vários versos, sobre as dores ou as delícias do amor, para voz solista e alaúde).

7 FX 03 Música Secular O equivalente do conjunto de vozes era o “madrigal”, uma canção para três ou mais vozes desacompanhadas em harmonia, frequentemente sobre letras pastorais ou amorosas. - A música instrumental ou envolvia um instrumento solista (por ex., as peças para alaúde de Dowland) ou era feita para Consort, grupo de instrumentos semelhantes aos conjuntos de câmara posteriores. 

8 Tradição Madrigalesca Inglesa
FX 04 Tradição Madrigalesca Inglesa Os madrigais ingleses eram adaptados ao estilo italiano de Petrarca com suas imagens sentimentais e sofisticadas sendo imitadas por poetas ingleses em seus versos. Música e poesia: música sacra mais pra diversão do que para fins religiosos. Método didático de ensino da música prática. Nosso violão popular vai encontrar semelhanças com o alaúde e sua cena na renascença. Thomas Morley compunha madrigais em miniatura, cópia dos originais em Italiano. Usava esses madrigais como exemplo pra ensinar, assim como escreveu também um livro de ensino em forma de ‘diálogo’ entre mestre e discípulo.

9 ÁuDIO Cálice

10 A Canção Inglesa com Alaúde
FX 04 A Canção Inglesa com Alaúde O alaúde tornara-se um instrumento popular nas famílias abastadas durante a época de Henrique VIII e, no princípio do reinado de Elizabeth I, apareceram os primeiros manuais didáticos. - Cada ponto mostrava a posição dos dedos sobre as cordas (hoje em dia, a música para violão popular é geralmente escrita de maneira semelhante). - A poesia dessas canções também é notável por sua qualidade, e se prestava especial atenção à colocação das palavras. Às vezes o compositor também era o autor dos versos.   

11 Alaúde

12 Instrumentos Musicais em 1600
FX 05 Instrumentos Musicais em 1600 A época dos madrigais foi também a época do nascimento da música para teclado solo e da música para conjunto instrumental. - A época do nascimento de uma música abstrata de forma livre, desligada das palavras ou dos passos de dança, que conduziu à Sonata.  - Compositores que compuseram para conjuntos de Violas, flautas doces ou órgão escreviam simplesmente como se fosse para um coro de vozes, cantando polifonia que tinha sido característica da Igreja Católica durante muitos séculos. Por vezes chamavam às suas peças ”Fantasias” para indicar uma improvisação escrita. 

13 Instrumentos Musicais em 1600
FX 05 Instrumentos Musicais em 1600 - A partir do final do século XVI, um conjunto de variações sobre um tema conhecido, ornamentado ou alterado em modo ou ritmo, tornou-se uma forma instrumental importante. - Um método favorito de variação, em todos os países, baseava-se no uso de um baixo solo - um tema de vários compassos, repetido continuamente, servindo de suporte à música que variava. - O tema mais popular usado dessa forma era a folia, uma melodia simples e obcecante, baseada numa dança popular portuguesa que atravessou rapidamente a Europa de então e que hoje ainda se usa.  - A forma de variação destinava-se, de início, na Itália, a ligar peças de dança.

14 Vídeo Sting

15 Shakespeare e a música De todos os escritores, talvez sejam as obras William Shakespeare ( ) as que mais alimentaram a criatividade de compositores e músicos, independente da nacionalidade e da personalidade estética. Ainda hoje, suas peças são revisitadas e adaptadas para a televisão e o cinema.

16 Shakespeare e a música Exemplos: Rossini (1792-1868) - Otelo
Niels Gade ( ) - Hamlet, op. 37, de 1861 Tchaikovsky ( ) – Romeu e Julieta, de 1869

17 Shakespeare e a música Da tragédia à comédia. A trama inusitada, a mistura dos planos humano e maravilhoso, assim como um lirismo atravessado por uma comicidade divertida fizeram de “Sonho de uma Noite de Verão” fonte para óperas e peças sinfônicas, como o caso da música incidental composta em 1826 por Felix Mendelssohn ( ).

18 Vídeo David Gilmor

19 FIM


Carregar ppt "No período Elizabetano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google