A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Engenharia Civil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Engenharia Civil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Engenharia Civil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental Disciplina: Geotecnologias Aplicadas ao MA Professor(a): Drª. Iana Alexsandra O USO DE GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO MONITORAMENTO AMBIENTAL João Paulo Simões Nilma Lima Campina Grande - PB Maio de 2011

2 O USO DE GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO MONITORAMENTO AMBIENTAL (Exemplos no Brasil e no mundo)

3 MONITORAMENTO DE ÁREAS COSTEIRAS E OCEÂNICAS COM MÚLTIPLOS SENSORES ORBITAIS. GEOPROCESSAMENTO NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL ESTUDO DE CASO – MINERAÇÃO. APLICAÇÕES DO SENSOREAMENTO REMOTO E DO GEOPROCESSAMENTO. ESTUDO DE CASO: BACIA DO RIO DO SONO, TO – BRASIL. APLICAÇÕES DE DADOS SRTM, SENSOREAMENTO REMOTO E SIG EM ENTOMAPEAMENTO: O CASO DA TERRA INDÍGENA KAMPA DO RIO AMAZÔNIA NA FRONTEIRA BRASIL/PERU. MONITORAMENTO DA FLORESTA AMAZÔNICA POR SATÉLITE. MISSÃO GLORY. PROGRAMA JAPONÊS DE SENSOREAMENTO REMOTO.

4 MONITORAMENTO DE ÁREAS COSTEIRAS E OCEÂNICAS COM MÚLTIPLOS SENSORES ORBITAIS PETROBRAS – Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Avaliação e Monitoramento Ambiental PETROBRAS – Exploração & Produção Controle de Contingências

5 INTRODUÇÃO  A Petrobras vem utilizando múltiplos sensores orbitais para o monitoramento da superfície do mar nas regiões das Bacias de Campos, Santos e Espírito Santo, costa sudeste brasileira;  Detecção e caracterização de diferentes tipos de poluição marinha e fenômenos meteo-oceanográficos;  A análise integrada destes dados consiste em uma importante ferramenta de tomada de decisões para situações de emergência, elaboração dos planos para a avaliação dos impactos na indústria do petróleo nestas áreas.

6 GEOTECNOLOGIAS UTILIZADAS  SeaWiFS e MODIS: dados de cor do oceano;  NOAA/AVHRR: dados adquiridos no infravermelho termal;  QuikSCAT: dados de escaterômetro;  RADARSAT-1 e ASAR/ENVISAT: e dados de radares de abertura sintética.

7 ÁREA MONITORADA  A área do monitoramento localiza-se na plataforma continental e talude das bacias de Campos, Santos e ES, margem continental do sudeste brasileiro;  A principal feição oceanográfica na região é a Corrente do Brasil (CB), com fluxo orientado de NE para SW durante a maior parte do ano.

8 Localização da área de monitoramento

9 Vel. (cores) e direção do vento (setas) - (QuikSCAT)

10 Temperatura da Superfície do Mar (NOAA/AVHRR)

11 Concentração de clorofila (a) – (SeaWiFS)

12 GEOPROCESSAMENTO NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL. ESTUDO DE CASO - MINERAÇÃO Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - IBAMA Centro de Sensoriamento Remoto (CSR) Diretoria de Licenciamento Ambiental (DILIC)

13 OBJETIVOS Apresentar uma ferramenta de apoio ao processo administrativo de licenciamento ambiental, utilizando-se de técnicas de geoprocessamento e suas aplicações para o levantamento, análise e integração de dados de variáveis ambientais, que subsidiem o desenvolvimento de metodologias para otimizar a execução de programas de monitoramento dos impactos ambientais causados pela atividade de mineração.

14 Localização da área A área de monitoramento fica localizada na Floresta Nacional de Saracá - Taquera, município de Oriximiná, no estado do Pará.

15 Localização da área

16 Softwares utilizados  ARCINFO: sistema gerenciador de informações geográficas;  Erdas-Imagine: sistema que incorpora funções de processamento de imagens e sistema de informações geográficas (SIG);  ARCVIEW: programa da ESRI que constitui uma poderosa ferramenta para visualização, consulta, pesquisa e análise de dados gerados pelo ArcInfo.

17 Declividade e relevo sombreado Shapfile (ArcView)Sombreamento do relevo

18 Zonas de mineração

19 APLICAÇÕES DO SENSOREAMENTO E DO GEOPROCESSAMENTO. ESTUDO DE CASO: BACIA DO RIO DO SONO, TO - BRASIL Universidade Católica de Brasília – UCB

20 OBJETIVOS Estudo das aplicações do processamento digital de imagens e do sensoriamento remoto, utilizando-se técnicas, como o mosaico de imagens de satélites, georreferenciamento de imagem digital e classificação de uso e ocupação do solo. Foi utilizada como estudo de caso a bacia do Sono - TO.

21 Características da área A bacia do rio do Sono caracteriza-se em virtude dos seus recursos naturais da região e destaca-se pela abundância dos RH. Conferem caráter estratégico à região:  atividade agropecuária;  a exploração mineral; e  o aproveitamento do potencial hídrico para a geração de energia.

22 Aquisição de imagens Obteve-se as imagens da área que compreende a bacia do Sono por meio do catálogo de imagens disponibilizadas INPE. Foram escolhidas as imagens do satélite CBERS-2 e o sensor CCD.

23 Imagem do mosaico geral da área de interesse Cenas 110, 111 e 112 da órbita 159 - software ENVI 4.3

24 Mosaico final e mapas temático

25 Mapas temáticos

26 Mapas de uso e ocupação da bacia

27 APLICAÇÕES DE DADOS SRTM, SENSOREAMENTO REMOTO E SIG EM ENTOMAPEAMENTO: O CASO DA TERRA INDÍGENA KAMPA DO RIO AMAZÔNIA NA FRONTEIRA BRASIL/PERU Universidade Federal do Acre / Dep. de Ciências Agrárias. Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-Acre) Parque Zoobotânico - SETEM

28 INTRODUÇÃO  O etnomapeamento é um mapeamento participativo, onde as comunidades indígenas sobrepõem suas informações a uma base cartográfica georeferenciada;  Com o SIG, as etapas do etnomapeamento executadas neste modelo foram: elaboração da rede hidrográfica, produção de mapas base, mapas temáticos preliminares e finais etc.

29 Localização da área de estudo  A terra indígena Kampa do Rio Amônia localiza-se na fronteira entre Brasil e Peru, na região sudoeste do Estado Acre;  Área oficial de 87.205 ha;  Vivem cerca de 869 índios da Etnia Ashaninka.

30 Mapa temático

31 MONITORAMENTO DA FLORESTA AMAZÔNICA POR SATÉLITE Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

32 Monitoramento da Amazônia por Satélite O Brasil é o líder mundial no uso de imagens de satélite para monitorar desmatamento em florestas tropicais.

33 Monitoramento da Floresta Amazônica O INPE possui atualmente cinco sistemas de monitoramento: Prodes; Deter; Degrad; Detex; e Deter-R.

34 PRODES: Estimativas detalhadas anuais de áreas de corte raso

35 Estimativas detalhadas anuais de áreas de corte raso DADOS: PRODES

36 Alertas de novas áreas desmatadas a cada 15 dias

37 T1 – Retirada de madeiraT2 – Perda do sub-bosque T3 – Perda parcial do dosselT4 – Final da degradação = Corte raso

38 MISSÃO GLORY NASA - National Aeronautics and Space Administration

39 MISSÃO GLORY  A missão tem como objetivo ajudar a medir o impacto de partículas minúsculas, chamadas aerossóis, no balanço energético no planeta;  As partículas estão presentes na alta atmosfera e variações em sua quantidade, como quando ocorrem erupções vulcânicas, provocam mudanças climáticas.

40 MISSÃO GLORY  Base de Vanderberg, na Califórnia – USA;  Bordo de um Taurus XL - 3110 de quatro estágios é juntar-se a outros satélites que já colhem dados sobre o clima no planeta Terra.

41 MISSÃO GLORY Fonte: NASA

42 MISSÃO GLORY Taurus XL-3110 SATÉLITE GLORY

43 PROGRAMA JAPONÊS DE SENSOREAMENTO REMOTO Japan Aerospace Exploration Agency

44 Programa japonês de sensoriamento remoto O satélite ALOS (sigla para Advanced Land Observing Satellite) foi lançado em 24 de janeiro de 2006 pela Jaxa, a partir do centro espacial de Tanegashima, Japão.

45 Programa japonês de sensoriamento remoto O programa de SR consiste de duas séries: o Satélites utilizados principalmente para monitoramento atmosférico e marinho; o Veículos utilizados para observação terrestre. O Alos apresenta avançada tecnologia de observação da Terra, sendo utilizado para cartografia, monitoramento de desastres e levantamento de recursos naturais.

46 Imagens do satélite japonês Alos

47 Exemplos de imagens do satélite ALOS Imagem da cidade de Nápoles/Itália, adquirida pelo sensor AVNIR- 2 a bordo do satélite ALOS. Data de aquisição 28 de abril de 2006.

48 Exemplos de imagens do satélite ALOS Imagem da cidade de Cardiff/Gales, adquirida pelo sensor AVNIR-2 a bordo do satélite ALOS. Data de aquisição 15 de junho de 2006.

49 Exemplos de imagens do satélite ALOS Imagem do satélite ALOS, sensor Palsar, adquirida em 15 de julho de 2007. Pode-se observar as áreas de desmatamento ocorridas em uma região do Estado de Rondônia.

50 Exemplos de imagens do satélite ALOS Imagem do Porto de Shimizu/Japão, adquirida pelo sensor PRISM a bordo do satélite ALOS. Data de aquisição 14 de fevereiro de 2006.

51 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BENTZ, Cristina Maria; POLITANO, Alexandre Tadeu; GENOVEZ, Patrícia. Monitoramento Ambiental de Áreas Costeiras e Oceânicas com Múltiplos Sensores Orbitais. Revista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro, n. 57/01, p. 43-47, junho de 2005. MAPA. ALOS - Advanced Land Observing Satellite. Disponível em: Acesso em: 07 de maio de 2011. MELO, Antônio Willian Flores, et al. Aplicações de dados SRTM, sensoriamento remoto e SIG em entomapeamento: o caso da terra indígena Kampa do Rio Amazônia na fronteira Brasil-Peru. Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Florianópolis, p. 5949-5956, abril de 2007.

52 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SOUSA, Marineide Alves; RIBEIRO, Rômulo José; CARNEIRO, Paulo Jorge Rosa. Aplicações do sensoriamento remoto e do geoprocessamento. Estudo de caso: bacia do rio do Sono, TO - Brasil. Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Natal, p. 2241-2248, abril de 2009. TEIXEIRA, César Valdenir; CASTRO, Carlos, Eduardo. Geoprocessamento no Licenciamento Ambiental. Estudo de caso – Mineração. IBAMA, Brasília.

53 OBRIGADO! "Assim diz o Senhor: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus”. (Isaías 44:6)


Carregar ppt "Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Engenharia Civil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google