A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BANDEIRA A bandeira nacional da Eslovêniapossui três faixas horizontais iguais de branco (topo), azul e vermelho, com o brasão de armas esloveno localizado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BANDEIRA A bandeira nacional da Eslovêniapossui três faixas horizontais iguais de branco (topo), azul e vermelho, com o brasão de armas esloveno localizado."— Transcrição da apresentação:

1

2 BANDEIRA A bandeira nacional da Eslovêniapossui três faixas horizontais iguais de branco (topo), azul e vermelho, com o brasão de armas esloveno localizado na parte superior do rectângulo do lado da tralha centrado entre as faixas branca e azul. O brasão de armas é um escudo com a imagem do Monte Triglav, o pico mais alto da Eslovénia, em branco contra o fundo azul no centro; sob ele são duas linhas onduladas em azul representando o Mar Adriatico e os rios locais, que são três e acima deles, três estrelas douradas de seis pontas, dispostas num triângulo invertido, que são retirados do brasão de armas dos Condes de Celje, a grande casa dinástica eslovena falecida.

3 LOCALIZAÇÃO A Eslovênia é um país europeu, mais precisamente, do leste europeu. A dimensão territorial é modesta, o país ocupa uma área de 20 251 km², na qual habitam aproximadamente 2 milhões de pessoas. O território eslavo limita-se com a Áustria, ao norte; com a Hungria, a leste; com a Croácia, a leste e ao sul; e com a Itália e o Mar Adriático, a leste. O ponto culminante da Eslovênia encontra-se no Monte Triglav, esse possui 2 864 metros de altitude. Em média, a topografia do país não ultrapassa os 557 metros acima do nível do mar.

4

5 O país ainda conserva suas florestas, uma vez que elas cobrem cerca de 50% do território nacional. Apesar do tamanho reduzido do território, é possível identificar diversos tipos de climas. No litoral predomina o clima mediterrâneo; nas montanhas, o alpino, além do continental, que apresenta verões que oscilam entre suaves e quentes e invernos frios nos planaltos e vales do leste do país. Em 1° de janeiro de 2007 o país adotou o Euro como moeda. A produção industrial do país destaca-se principalmente na fabricação de produtos químicos, componentes de automóveis, produtos metálicos, aparelhos e utensílios elétricos, mobiliários e têxteis. A população eslovena está dividida no país entre habitantes da zona rural (49%) e habitantes que vivem em centros urbanos (51%). O povo é bastante homogêneo, cerca de 91% são eslavos, o restante é de origem sérvia, croata e bósnia.

6 Data Nacional: 25 de junho - Dia da Independência Governo: República com forma mista de governo Cidade Principais: Liubliana, Maribor, Kranj e Celje. Clima: temperado continental Idioma: esloveno (oficial), húngaro, italiano. Religião: cristianismo 90,8 %, sem religião 5,2%, ateísmo 2,7%, islamismo 1,3%. IDH: 0,929 (2007) - alto Índice de Gini: 28,4 (2007) Esperança de vida: 77,9 anos Alfabetização: 99,7%

7 HISTORIA A luta pela independência e pelo direito à liberdade marcaram a vida da Eslovênia, invadida e dominada do século VI até à última década do século XX. Antes da independência, os eslovenos constituíam menos de um décimo da população iugoslava, mas conseguiram manter uma forte coesão lingüística e cultural, mais identificada com a Europa ocidental que com a oriental, graças sobretudo ao esforço educacional dos padres católicos eslovenos. Isso certamente explica por que a grande maioria da população é católica romana, embora o país não tenha religião oficial. Os eslovenos dominam o quadro demográfico, com mais de noventa por cento da população. O restante distribui-se entre croatas, sérvios, bósnios e magiares. Os eslovenos habitam o território atual desde o século VI, quando eram dominados pelos ávaros.

8 A partir do século XIII, sob o domínio dos Habsburgos, começaram a organizar- se e promover revoltas. No século XVIII, passaram ao domínio da Áustria, cujos monarcas implantaram reformas que vieram atenuar a situação. Entre 1809 e 1814, sob domínio napoleônico, tiveram permissão de usar sua língua e cuidar de suas tradições. Restaurado o domínio dos Habsburgos, os eslovenos promoveram manifestações nacionalistas. A partir da década de 1870 começou a formar-se uma corrente favorável à união política de servos, croatas e eslovenos; os primeiros partidos políticos da Eslovênia foram fundados na década de 1890. Em 1918, ao final da primeira guerra mundial, os líderes políticos eslovenos uniram-se para formar o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos (rebatizado de Iugoslávia em 1929). Após o final da Segunda Guerra Mundial em 1945, As Repúblicas da Eslovénia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Macedónia, Sérvia e Montenegro formaram a República Socialista Federativa da Iugoslávia.

9 Em 1974, passou a chamar-se República Socialista da Eslovênia. Mas não cessaram os movimentos pela independência. Em 1989, foi proclamada a soberania e a autonomia. No ano seguinte, realizaram-se as primeiras eleições pluripartidárias, mas em 1991 divergências entre eslovenos, croatas e sérvios desencadearam a guerra civil. Em 1991, a Eslovénia foi reconhecida pela União Européia, à qual aderiu em 1 de maio de 2004.

10

11 CAPITAL - Liubliana, fica estrategicamente localizada entre cidades famosas, como Veneza (Itália), Viena (Áustria) e Budapeste (Hungria ).

12 Principais cidades e pontos turísticos lago Bled Piran

13 POSTOJNA A Caverna, que é um dos pontos turisticos mais procurados da Eslovênia, fica a beira de um lago, escondida por um paredão rochoso. Tem a extensão de 21 Km e em cima da gruta h á um castelo medieval. Para explorar seu interior, um trenzinho el é trico que parece de um parque de diversões faz a alegria da crian ç ada. J á um dos salões da caverna tem uma ac ú stica muito boa, e se tornou um palco para apresenta ç ões Musicais.

14 ALPES JULIANOS

15 ESPORTES Esportes mais praticados 1 º Esqui alpino 2 º Futebol 3 º Basquete A Seleção Eslovena de Futebol representa a Eslovênia nas competições de futebol da FIFA. A Seleção Eslovena surgiu em 1992, depois da emancipação da Eslovênia junto a República Socialista Federativa da Iugoslávia no ano de 1991. Anteriormente, os eslovenos eram representados pela Seleção Iugoslava de Futebol. Entre os maiores resultados alcançados pela Eslovênia estão as participações nas Copas do Mundo de 2002 e 2010 e na Eurocopa de 2000.

16 GASTRONOMIA Krofi – Parecido com os sonhos brasileiros, mas ele não é cortado no meio. O recheio fica dentro da massa. E pode ser de creme de baunilha, geléia ou chocolate. Na gastronomia, podemos ver uma influência direta dos países que fazem fronteira com a Eslovênia,assim como o strudel uma herança austríaca, os risottos e raviólis que são influencias Italianas.Mas a gastronomia eslovena também é original, e possui um tradicional bolo, que lembra uma torta, coberta com nozes e a massa é enrolada. A base dos pratos eslonevos é de arroz, carne, e massas.

17 Palačinka – Panqueca doce, pode ser recheada com castanhas, chocolate, geléia, mel, doce de maçã. A sobremesa pode ter como cobertura calda de chocolates e ter chantilly e sorvete como acompanhamento.

18 Potica- Um doce com pouco açúcar. Parecido com um bolo de chocolate recheado com várias camadas de coco.

19 Cmoki – São bolinhos feitos com deliciosa massa de batata, trigo e ovos recheados com geléias de frutas.

20 Štruklji – É como se um rocambole feito com deliciosa massa (tipo ravioli). Pode ser recheado com amendôas, castanhas, maçã. Este prato pode ser feito tanto na opção doce como na opção salgada que são recheados com queijo.

21 Gibanica – Bolo com diversas camadas, recheado com com maçã, pêssego, amêndoas, castanhas, chantilly.

22 DIVERSOS - Diferente de alguns países, assim como o Brasil, na Eslovênia, o sistema de saúde e educação atende toda a população, e mesmo as pessoas que possuem uma classe social mais favorável, preferem o atendimento das redes publicas, pela sua ótima qualidade. - A Eslovênia tem mais ursos por quilômetro quadrado do que qualquer outro pais. Eles habitam grande parte de área de um dos últimos bosques virgens na Europa. Na Eslovênia temos até um sinal rodoviário onde se pode ler : “ Atenção, ursos!” - A Eslovénia é o único pais que contém no seu nome palavra “love” (amor) - O maior animal conhecido de grutas subterrâneas no mundo habita nas grutas cársicas eslovenas e é “Proteus anguinus” ou assim denominado “peixe humano” - “Tchau” na Eslovênia é Oi. - Na Eslovênia não tem concursos públicos. Não existem empregos com estabilidade para toda a vida!!

23 - Há em uma das principais praças da capital eslovena (Liubliana) uma máquina que vende leite. Ela funciona como máquinas que servem refrigerantes no Brasil, você coloca a moeda, escolhe o tamanho da garrafa e pronto, terá leite fresco na hora. - A idéia da construção da máquina foi dos camponeses da região. Eles ganham mais dinheiro com a máquina do que vendendo o leite diretamente para indústria alimentícia. - Na Eslovênia é diferente! Quem paga a conta do bar é o aniversariante! E isso parece ser um costume em a Europa. Se você convida uma pessoa para ir à um bar, ou ao café você paga a conta! As idades de 1, 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90 anos (ou seja, o ínicio de cada nova década de vida) são sempre comemoradas com grandes festas ou com reunião de amigos no bar. Algumas pessoas reservam restaurante e pagam um jantar para todos os amigos.

24 - Na Eslovênia é “brega” ter marquinhas de biquini, não só na Eslovênia, também é possível ver nas praias croatas e italianas, mulheres caminhando pela praia com alças do biquini abaixadas. Deve ser por isso que nas praias eslovenas e croatas o topless é tão comum. - Dentista não usa anestesia em obturações. Só se usa anestesia na Eslovênia em caso de canal ou na extração dos cisos! - Não importa o quão grande e há quanto tempo você tem amizade com uma pessoa. A maioria dos eslovenos não beijam seus amigos quando encontram ou quando se despedem deles. Na capital da eslovena isso é regra, mas em outras regiões o costume pode ser diferente. - Mulheres têm direito ao aborto gratuito. Ela pode interromper a gravidez até o terceiro mês.


Carregar ppt "BANDEIRA A bandeira nacional da Eslovêniapossui três faixas horizontais iguais de branco (topo), azul e vermelho, com o brasão de armas esloveno localizado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google