A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL SIMPÓSIO DE COMEMORAÇÃO AOS 10 ANOS DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL ENGº AMBIENTAL JOÃO FRANCISCO MARQUES NETO CREA/RS BOURSCHEID ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE S.A.

2 Introdução Início do curso em 2003 Formatura inicio de 2008
MBA de Especialização em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental em Início da Atividade Profissional em 2009

3 Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente
A Empresa Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente Atua no mercado nacional desde 1976. Certificada com a ISO 9001 : Elaboração de estudos e projetos de engenharia, arquitetura, urbanização e meio ambiente, serviços de supervisão e fiscalização de obras e gerenciamento de empreendimentos. Pratica a engenharia consultiva, executando e coordenando projetos para o desenvolvimento econômico da sociedade com o uso racional dos recursos naturais.

4 Áreas de Atuação Infra-Estrutura de Transportes
Ex: fiscalização, planos e estudos de rodovias, hidrovias, sistemas metroviários, terminais de transporte rodoviários e portuários, além de outros sistemas alternativos. Gestão de Recursos Hídricos Ex: elaboração estudos e projetos de avaliação de demandas e disponibilidades de água, planos diretores de recursos hídricos, planos de bacias hidrográficas e projetos destinados à melhoria qualiquantitativa dos recursos hídricos. Elaboração de Estudos Ambientais Ex: Elaboração de estudos e projetos ambientais, em especial Estudos de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA/ Elabora e Executa Programas Ambientais (PBA)). Sistemas de Irrigação Ex: Desenvolve projetos e gerencia sistemas de irrigação (barragens de acumulação, sistemas de bombeamento e canais de distribuição) Projetos de Urbanização, Distritos Urbanos e Industriais Ex: Licenciamento ambiental, laudos de cobertura vegetal e geológico com teste de impermeabilização, passando pelo estudo da infra-estrutura de utilidades (água, luz, esgoto, vias), controle tecnológico das obras, ações de reflorestamento e monitoramento ambiental, obras civis de montagem industrial, até o funcionamento integral do sistema,

5 Organograma Diretor Presidente Diretor Administrativo/ Financeiro
Diretor de Meio Ambiente Diretor Engenharia Diretor Infraestrutura Transporte Coordenação técnica Coordenação técnica Coordenação técnica Equipe Técnica Equipe Técnica Equipe Técnica

6 A Inserção do Engenheiro Ambiental em Empresa de Consultoria
Levantamento e interpretação de dados ambientais Estudos ambientais em geral, visando proteção, caracterização, diagnóstico, monitoramento, mitigação, compensação, planejamento e manejo ambiental. Auditoria ambiental. Perícia Ambiental. Estudos de Impacto Ambiental (EIA), Relatórios de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA), Plano Básico Ambiental (PBA), Análise de Risco (AR) e Análise Integrada. Acompanhamento de processos de Licenciamento Ambiental junto aos órgãos competentes.

7 Metodologia de Trabalho
Objeto (O que é) Escopo (Atividades a serem desenvolvidas) Equipe Técnica (profissionais que irão desenvolver as atividades) Quando (Cronograma para executar as atividades) Quanto (Preço para executar estas atidades)

8 Características do Profissional Ambiental
Generalista, podendo ser especialista de acordo com a continuação de sua formação; Integrador, centralizador; Precisa saber trabalhar em equipe; Precisa conhecer e aprender mais de uma atividade; Resolvedor de Problemas referentes as questões ambientais.

9 Exemplos de Programas/
Projetos de Educação e Gestão Ambiental Executados pela Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente S.A. na obra de ampliação da Linha 1 da Trensurb S.A.

10 PROGRAMAS PROPOSTOS NO EIA/RIMA
Gestão Ambiental Comunicação Social e Educação Ambiental Ambiental da Construção Gerenciamento de Risco Paisagismo e Recuperação de Áreas Degradadas Monitoramento Ambiental – Qualidade do Ar e Poluição Sonora Monitoramento da Qualidade das Águas e Sedimentos Relocação Populacional

11 PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Acompanhamento do deslocamento orientado de Cavia aperea (preá) Realização de integrações com os contratados do Consórcio Nova Via e realização de Diálogos Diário de Segurança, Saúde e Meio Ambiente

12 PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Criação de um mascote para chamar a atenção para comunicação dentro dos Canteiros de Obra. Realização de Palestras com os funcionários do consórcio Nova Via, placas com informações sobre a obra.

13 PROGRAMA AMBIENTAL DA CONSTRUÇÃO
Armazenamento adequado dos insumos, proteção dos taludes, e isolamento da obra em relação ao rio do Sinos. Locais definidos para armazenamento dos resíduos e para o trabalho, dentro do Canteiro de Obras Principal.

14 PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCO
Fazem parte do Programa o cercamento das obras, kit mitigação; A segurança e os equipamentos de proteção individual.

15 PROGRAMA DE PAISAGISMO E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
Utilização de exemplares arbóreos transplantados no paisagismo do canteiro. Transplante de indivíduos arbóreos, para recuperação de área degradada.

16 PROGRAMA DE MONITORAMENTO AMBIENTAL – QUALIDADE DO AR E POLUIÇÃO SONORA
Umedecimento das vias para evitar a emissão de poeiras;

17 PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS E SEDIMENTOS
Realização de campanhas de monitoramento da qualidade da água e sedimentos nos corpos d’água cruzados pelo empreendimento;

18 Engº Ambiental João Francisco Marques Neto
Muito Obrigado!!! Engº Ambiental João Francisco Marques Neto (51) 18


Carregar ppt "SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google