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Prefeitura Municipal de Feliz Secretaria Municipal da Saúde

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Apresentação em tema: "Prefeitura Municipal de Feliz Secretaria Municipal da Saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Prefeitura Municipal de Feliz Secretaria Municipal da Saúde

2 Localização: Vale do Caí
habitantes (censo IBGE 2007) habitantes (SIAB 2010) Etnias: origem alemã (70%) italiana (15%) e outras (15%) Saúde: Hospital Municipal Schllater Posto de Saúde - 100% PSF (4 equipes)

3 Histórico Fundação/Associação de Saúde Feliz
JAN/2005 HOSPITAL MUNICIPAL SCHLATTER Fundação (criada em 2002) Cooperativa 23 funcionários (05 cedidos e 18 cooperativados) PACS/PSF (23 ACS e 01 equipe PSF) Contrato emergencial

4 ESTRATÉGIA SET/2005 FUNDAÇÃO Audiência Pública 15/09/2005
ONDE QUEREMOS CHEGAR? ONDE ESTAMOS? FUNDAÇÃO ORGANIZAÇÃO SOCIAL Audiência Pública 15/09/2005

5 Justificativas Soluções imediatas e a curto prazo
Organização Social Permite outras formas de contribuição Vínculo dos profissionais X Máquina Administrativa Soluções imediatas e a curto prazo Associação com fins ligados à saúde desde 1999 FMHS apresentava défict de R$ ,00 no faturamento SUS/mês

6 Contrato de Gestão 2006 a 2010 350 Sócios 07 Projetos pactuados
Organização Social 350 Sócios 70 Funcionários 13 Empresas prestam serviço Investimentos em equipamentos e melhorias aprox. R$ 700 mil Festas comunitárias em prol do Hospital e diversas doações privadas Meta de 930 atendimentos mensais 07 Projetos pactuados 2006 a 2010

7 Contrato de Gestão 2010 Projeto I: Internação, Cirurgia e Projeto
Nascer Feliz Projeto II: Plantão 24 horas Projeto III: Atendimento ambulatorial Projeto IV: Serviço de apoio e diagnóstico Projeto V: Estratégia de Saúde da Família ProjetoVI: Atendimento especializado

8 Contrato de Gestão Relatório mensal
Controle e Avaliação 03 membros na Comissão de Avaliação: Contabilidade, Fazenda e Saúde Relatório mensal Análise periódica das necessidades do serviço Pesquisa de satisfação do usuário Prestação de contas do exercício financeiro Comparativo entre metas e resultados alcançados

9 Porcentagem do investimento em saúde
Contrato de Gestão Projeto I Internação, Cirurgia e Projeto Nascer Feliz Plantão: Cirurgias, instrumentador, pediatra gineco-obstetra, anestesias e internações. Avaliação: Taxa de internação Fonte: DATASUS e SIOPS Ano População Feliz Taxa de internação Porcentagem do investimento em saúde 2005 hab 43,4% 29,33% 2009 hab 19,84% 17,09%

10 Contrato de Gestão Projeto II Plantão 24 horas: de segunda à domingo;
Sobreaviso para transferência, enfermagem e médico. Projeto III: Atendimento ambulatorial Atenção básica: 18 às 7 horas Radiologia, laboratório, manutenção de equipamentos e serviços e enfermagem.

11 Contrato de Gestão Avaliação: Pesquisa de Satisfação do cliente – 2009
Fonte: Avaliação ASAF SERVIÇO ÓTIMO BOM A MELHORAR NÃO INFORMOU RECEPÇÃO (cordialidade e agilidade) 57,1% 29,6% 2,6% 10,7% ENFERMAGEM (qualidade da assistência) 57,2% 29,8% 2,9% 10,1% NUTRIÇÃO (refeições e cordialidade no serviço SND) 51,3% 34,9% 1,8% 12% INSTALAÇÕES (limpeza e manutenção) 48,4% 42,2% 6,8% SERVIÇOS MÉDICOS 59,4% 27,1% 4,1% 9,4% SERVIÇOS COMPLEMENTARES (RX, laboratório, ecografia, endoscopia, telefonia) 20,8% 11,9% 1,5% 65,8% ATENDIMENTO GERAL 60,4% 21,9% 1% 16,7%

12 Contrato de Gestão Projeto IV: Serviço de apoio e diagnóstico
Garantia de manter a Programação Pactuada Integrada (PPI) EX: Raio X Ecografias Exames de laboratório Avaliação: Fonte: Contrato de Gestão Meta atingida 100%

13 Contrato de Gestão Projeto V: Estratégia de Saúde da Família
100% de cobertura- 4 equipes; Inverno gaúcho HISTÓRIA: PSF – Pioneiro; PSF – Amor Perfeito, Bem Viver e Amigos da Saúde.

14 Média de consultas por habitante
Contrato de Gestão Avaliação: PSF Fonte: SIAB * 01 Equipe até o mês de junho/2005 e 04 Equipes a partir do mês de julho/2005. ANO Consultas Médicas Média de consultas por habitante Outros Atendimentos Total 2005 8.666* 0,74 1.567 10.233 2006 13.661 1,57 5.723 19.384 2007 15.161 1,19 6.657 21.818 2008 16.675 1,33 5.053 21.728 2009 17.546 1,39 3.387 20.933

15 Contrato de Gestão PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE – 2010
POSTO DE SAÚDE Fonte: INDEX Instituto de Pesquisas. – Pesquisa realizada entre 28/05/10 e 01/06/2010. Fonte: Avaliação ASAF ÓTIMO BOM REGULAR RUIM PÉSSIMO NÃO SABE SEM RESPOSTA POSTO DE SAÚDE (resulta-dos gerais) 9,0% 54,3% 21,3% 6,0% 3,7% 4,3% 1,3%

16 Contrato de Gestão ProjetoVI: Atendimentos especializados:
Nutrição, traumatologia, ecografia, oftalmologia, urologia, psiquiatria, gineco-obstetrícia, pediatria, biomedicina, otorrinolaringologia, neurologia, cardiovascular.

17 Contrato de Gestão AVALIAÇÃO: Atendimentos Especializados TOTAL 5.243
Fonte: Contrato de Gestão ESPECIALIDADE SUS PLANOS PARTICULARES ECOGRAFIA 488 246 481 GINECOLOGISTA 707 NEUROLOGISTA 319 47 37 NUTRICIONISTA 1.127 OFTALMOLOGISTA 46 01 465 OTORRINOLAINGOLOGISTA 16 PSIQUIATRA 1.833 TRAUMATOLOGISTA 604 82 41 UROLOGISTA 53 TOTAL 5.243 376 1.024

18 Se a lógica é a Transparência Fiscalização Eficiência E sabe-se que alguns serviços públicos tem deficiência na máquina administrativa, como notório mau uso de dinheiro público, falha de gestão, burocratização excessiva, empreguismo desnecessário... E as Organizações Sociais constituem uma das formas mais inovadoras no sentido de viabilizar o funcionamento dos Municípios, por que não reconhecê-la?

19 OBRIGADO PELA ATENÇÃO!


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