A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jackson Eduardo da Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jackson Eduardo da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Jackson Eduardo da Silva
Serviço de rede e internet Jackson Eduardo da Silva

2 Cabos de rede Os cabos em uma rede funcionam semelhantes às artérias e veias do nosso corpo, sua função é permitir que os dados circulem de um ponto ao outro. Ao longo de duas décadas eles evoluíram constantemente para proporcionar maior flexibilidade, maior alcance, maior velocidade e segurança.

3 Cabos de rede Mesmo com tantos avanços algumas redes necessitam utilizar tecnologias menos modernas, por questões de compatibilidade e recursos, incluindo as primeiras gerações de cabeamento. Os profissionais da área precisam estar preparados para atender a demanda seja ela recente ou antiga.

4 Cabos de rede Cabo Coaxial
Ao todo foram desenvolvidas duas modalidades desse cabo, o primeiro conhecido popularmente como cabo coaxial grosso, mas profissionalmente como 10BASE5 e alguns anos depois o coaxial fino chamado de 10BASE2. A figura abaixo ilustra os dois modelos citados:

5 Cabos de rede Cabo Coaxial
O sucesso foi alcançado graças a um conjunto de características favoráveis desse meio de transmissão, são elas: • Possui uma malha circular e metálica que proporciona um isolamento perfeito, ou seja, os dados não sofrem com interferência e não geram interferência no meio externo. • A blindagem contra interferência eletromagnética é feita pela malha exterior. • Frequências elevadas, como é o caso de transmissões de uma rede de computadores, favorecem a interferência superficial. Para evitar isso a malha condutora é constituída por múltiplos condutores e o somatório da superfície de cada um desses faz com que a resistência da malha seja reduzida.

6 Cabos de rede Cabo Coaxial
Como podemos constatar a proteção contra interferências é a principal vantagem desse cabo, mas como não podia ser diferente esse modelo apresenta um conjunto de desvantagens: Sua flexibilidade não é satisfatória isso causa dificuldades no manuseio e passagens por tubulações. • Normalmente utilizado em topologia linear, onde caso o cabo quebre, ou apresente defeito, o seguimento inteiro da rede deixa de funcionar. • Mais caro que outros cabos modernos.

7 Cabos de rede Cabo Coaxial
• Cada tipo de rede requer um cabo com impedância diferente. • Sua taxa de transferência máxima é 10Mbps, ou seja, lento para as necessidades contemporâneas.

8 Cabos de rede Cabo Coaxial Grosso
Sua blindagem é dupla, isso o torna mais rígido. Essa característica torna-o menos flexível dificultando sua passagem por tubulações. Sua forma de conectividade com as placas de rede é rústica e trabalhosa fazendo uso de um conector popularmente conhecido como “vampiro” (ele faz dois furo no cabo), ligado a um transceptor.

9 Cabos de rede Cabo Coaxial Grosso
O transceptor utiliza uma porta chamada de Attachament Unit Iterface- AUI onde o projetista da rede conectava um cabo com aproximadamente 15 metros. A outra ponta, do cabo, era conectada a placa de rede, conforme imagem abaixo.

10 Cabos de rede Cabo Coaxial Fino
O cabo coaxial fino é utilizado em outras áreas, portanto, o modelo compatível com as redes de computadores é o RG-58. Pode atingir o comprimento de 185 metros com 30 computadores por seguimento. A conexão entre o cabo e o micro é realizada através de um conector chamado de BNC em “T” que vem acoplado à placa de rede.

11 Cabos de rede Cabo par trançado
Esse é o cabo mais usado atualmente graças a sua flexibilidade e velocidade (Até 250MHz). Existem basicamente dois tipos de par trançado: Sem blindagem cujo nome é Unshielded Twisted Pair- UTP e outro com blindagem, chamado Shielded Twisted Pair – STP. A diferença entre eles é a existência de uma malha em volta do cabo protegendo-o contra interferências. O mais utilizado é o cabo sem blindagem UTP por questões de custo.

12 Cabos de rede Cabo par trançado UTP
O cabo UTP possui uma ótima proteção contra ruídos, pois seus fios são enrolados um ao outro e isso gera um aumento em sua proteção contra interferências. Esses fios condutores são enrolados em pares, gerando um total de quatro pares enroscados separadamente e posteriormente envolvidos por uma capa de PVC.

13 Cabos de rede Cabo par trançado UTP
Embora esse cabo tenha excelentes resultados ele não é tão protegido, ou seja, a sua formação não possui a mesmas características existentes no coaxial contra inferência. Isso o torna mais vulnerável e ao longo do cabo, ocorre uma incidência maior de atenuação do sinal, portanto normas regulamentadoras definiram que o comprimento máximo de um ponto ao outro é 100m.

14 Cabos de rede Cabo par trançado STP
O cabo STP, como já comentado anteriormente, possui uma blindagem que gera uma proteção maior contra interferência eletromagnética, porém essa proteção não tem qualquer relação com o sinal que está sendo transmitido através do cabo (ao contrário do que ocorre com o cabo coaxial).

15 Cabos de rede Cabo par trançado STP
Existem dois tipos de par trançado blindado, o mais simples possui apenas um filme metálico que o protege. Já o mais protegido, apresenta um filme individual para cada par trançado, além de uma malha externa protegendo todo o conjunto.

16 Cabos de rede Padrão de Pinagem
A conexão entre o cabo par trançado e o RJ45 segue uma norma definida pela Electric Industries Association e Telecommunication Industries Associations - EIA/TIA conhecido como T568A e outro menos difundida no Brasil chamado T568B. Ambas estabelecem como a sequência, dos fios, deverá ser montada para conexão com Rj45.

17 Cabos de rede Padrão de Pinagem
Nesses esquemas cada fio recebe uma numeração e através da sequência criada cada um tem a função de transmitir (TX) ou receber (RX) sinais durante a comunicação entre os computadores.

18 Cabos de rede Padrão de Pinagem

19 Cabos de rede Categorias de par trançado
As categorias equivalem às principais características, físicas e lógicas, de cada geração de par trançado. Os cabos evoluíram ao logo dos anos e a cada nova característica recebiam a denominação de categoria e um número que marcava uma nova geração. As categorias de par trançado são: Categoria 1 Categoria 5e Categoria 2 Categoria 6 Categoria 3 Categoria 4


Carregar ppt "Jackson Eduardo da Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google