A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Barrigão Gonçalves Dep. Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Maio, 2001 Escola Superior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Barrigão Gonçalves Dep. Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Maio, 2001 Escola Superior."— Transcrição da apresentação:

1 Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Barrigão Gonçalves Dep. Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Maio, 2001 Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança

2 Apresentação Vivemos numa sociedade que recorre crescentemente a Redes Digitais de Informação. Internet - instrumento indispensável ao desenvolvimento da sociedade da informação e do conhecimento; Pais ou encarregados de educação cada vez mais investem em materiais ou instrumentos educativos. Mas, Será que as Escolas disponibilizam informação em formato digital? Muito poucas...  Portal para Jardins e Escolas do 1º Ciclo Ensino Básico

3 Finalidade Integrar a Escolas num portal com vista a favorecer a comunicação entre Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Educação de Infância e, destas, com a comunidade em geral e com as crianças e seus pais ou encarregados de educação em particular. “O todo é mais do que a soma das partes”

4 Finalidade O Portal dos Catraios pretende ser um sítio na Internet de referência, não só para as crianças, mas também para os seus professores ou educadores, pais ou encarregados de educação... Pretende dinamizar uma comunidade que crescerá e desenvolverá sinergias naturalmente, disponibilizando informação de todos para todos.

5 Objectivos Gerais Reforçar o papel das Escolas e Jardins de Infância na formação de crianças aptas para a Sociedade de Informação. Possibilitar a obtenção das qualificações necessárias ao estabelecimento de uma relação natural com as novas tecnologias, mais propriamente com os recursos Internet. Desenvolver competências que permitam às crianças e seus professores/educadores prosseguir autonomamente na utilização da Internet e seus recursos. Contribuir directamente para a info-alfabetização de professores/educadores/pais e indirectamente para a info- alfabetização de crianças idades infantis.

6 Objectivos Específicos Proporcionar o acesso directo à informação e a novas modalidades de diálogo entre os estabelecimentos de ensino e a comunidade em geral e entre os professores ou educadores e os pais ou encarregados de educação em particular. Combinar o entretenimento com a aprendizagem (passatempos, contos e jogos didácticos) Produzir conteúdos escolares para que os alunos possam aceder a informação disponibilizada pelo próprio professor. Disponibilizar conteúdos lúdico-educativos da autoria dos alunos (artigos, histórias, desenhos ou ilustrações). Assegurar o acesso a informação como o calendário e agenda escolares, legislação e normas internas, projectos, eventos e outras actividades. Mas, o Portal não visa substituir livros ou outros materiais didácticos...

7 Infraestrutura Tecnológica

8 Fases do Projecto Fase 1 – Estudo Prévio - Estudo de viabilidade ( inquéritos )( inquéritos - Definir nome do portal, logotipo e/ou mascote, representantes das escolas. Fase 2 – Planeamento do Portal - Definição dos conteúdos pedagógico-didácticos do Portal; - Definição dos conteúdos de divulgação (identidade única dos jardins ou escolas); - Definição dos itens comuns e individuais de cada Estabelecimento; - Design de Navegação e Concepção da Interface (geral e representantes) Fase 3 – Desenvolvimento do Portal - Construção das páginas Web em html; Concepção de conteúdos (Macromedia Flash). - Programação das Bases de Dados; Programação em ASP e Java. Fase 4 – Utilização e Exploração do Portal - Actualização da informação na Base de Dados; - Testes de usabilidade e respectiva correcção de eventuais falhas. Fase 5 – Divulgação e Expansão do Portal Divulgação (Marketing) e Expansão do Portal (registo de outras Escolas/Jardins).

9 O que há na Web? Sites Educativos:

10 O que há na Web? Portais Educativos (Ensino Superior) :

11 O que há na Web? Portais Educativos (Ensino Secundário...) :

12 O que há na Web? Páginas Educativas (...Ensino Básico 1º Ciclo) :

13 O que vai aparecer na Web? Portal dos Catraios


Carregar ppt "Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Barrigão Gonçalves Dep. Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Maio, 2001 Escola Superior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google