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A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS E A INCLUSÃO DA POPULAÇÃO NÃO BANCARIZADA Regina Célia Monteiro Krogh Presidente.

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1 A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS E A INCLUSÃO DA POPULAÇÃO NÃO BANCARIZADA Regina Célia Monteiro Krogh Presidente CEAPE-MA

2 Atuamos em 126 municípios do Estado do Maranhão
QUEM SOMOS? CEAPE-MA é uma OSCIP, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público sem fins de Lucro Atuamos em 126 municípios do Estado do Maranhão

3 NOSSA MISSÃO Contribuir para o crescimento dos micros e pequenos negócios e melhoria da qualidade de vida dos empreendedores, através das Microfinanças Produtivas Orientadas como estratégia de desenvolvimento econômico e social.

4 PROGRAMA GLOBAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
É uma parceria entre o CEAPE-MA e a Foudation CITI (Freedom from Hunger, Microfinance Opportunities), tem por finalidade capacitar Clientes em Educação Básica Financeira Familiar com introdução as finanças comerciais. Execução do programa corresponde ao biênio , abrangendo o Estado do Maranhão.

5 Resultados alcançados até Set/2010 Disseminar a metodologia
PRIORIDADE DO PROJETO CEAPE-MA Citi Foundation Educação Financeira Resultados alcançados até Set/2010 3.698 Clientes capacitados Disseminar a metodologia 4.680 Clientes De 01/2009 a 12/2010

6 ESTRUTURA METODOLOGICA
UNIDADE DE EDUCAÇÃO Equipe com 8 Capacitadores; 46 Cidades e povoados receberam a metodologia. Cursos Ministrados em 12 horas; Material didático (apostila e canetas) Recursos Audiovisuais Certificação expedida pelo CEAPE-MA/Citi Foundation Módulos:

7 DESAFIOS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRO
Valorizar a Qualidade de Vida das pessoas ajudando-as a entender melhor como o dinheiro funciona, na tomada de decisões, no uso consciente dos recursos financeiros disponíveis; Desenvolver aprendizado continuo sobre o consumo responsável e sustentável.

8 PERSPECTIVA PARA CEAPE-MA
A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA SUSTENTABILIDADE NOS PEQUENOS NEGOCIOS PERSPECTIVA PARA CEAPE-MA Fortalecimento do relacionamento com os Clientes Ativos; Prevenção da carteira ativa com maior qualidade; Redução dos níveis de inadimplência; A Bancarização e efetivação de fundos de poupança pelo cliente

9 PERSPECTIVA PARA O CLIENTE
A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A INCLUSÃO DA POPULAÇÃO NÃO BANCARIZADA PERSPECTIVA PARA O CLIENTE Melhoria dos conhecimentos financeiros do Cliente; Redução da vulnerabilidade financeira à fatos inesperados; Adesão a boas praticas financeiras, poupança gerenciamento de dívidas, etc. Melhores condições de vida para a família proporcionando fortalecimento econômico e social de seus negócios; Bancarização;

10 PESQUISA IMPACTO Você tem Poupança? Sim 28% 35% Não 72% 65%
Momento 1 Pesquisa realiza entre os dias 01 a 10/05/10 Momento 2 Pesquisa realizada entre os dias 01 e 10/09/10 Sim 28% 35% Não 72% 65% Pesquisa realizada nos meses de maio e setembro para comparação de evolução dos indicadores, por amostragem 100 Clientes que participaram do curso foram ouvidos, num universo de 1000 pessoas capacitadas nos meses de abril e maio de 2010 Na comparação entre os dois períodos o percentual de clientes que afirma ter um fundo destinado a fatos emergenciais cresceu 7% .

11 REGINA KROGH Presidente CEAPE/MA rckrogh@ceapema. org
REGINA KROGH Presidente CEAPE/MA Visite nosso site: Fone: (98) Fax: (98)


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