A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Existem coisas que você não precisa perder....A audição é uma delas. Proteja – se! Segurança em Primeiro Lugar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Existem coisas que você não precisa perder....A audição é uma delas. Proteja – se! Segurança em Primeiro Lugar."— Transcrição da apresentação:

1 Existem coisas que você não precisa perder....A audição é uma delas. Proteja – se! Segurança em Primeiro Lugar

2 CONHECENDO O RISCO O SOM O som é uma vibração que se propaga pelo ar em forma de ondas e que é percebida pelo ouvido humano. É uma sensação agradável, em nível suportável e que não irrita. Ele pode ser mais ou menos perigoso dependendo da sua freqüência e intensidade. PROTEJA SEUS OUVIDOS

3

4 CONHECENDO O RISCO O RUÍDO O ruído é um som prejudicial à saúde humana que causa sensação desagradável e irritante. Além disso, o grau de risco também depende de outros fatores como tempo de exposição. PROTEJA SEUS OUVIDOS

5 CLASSIFICAÇÃO DE RUÍDO RUÍDO CONTÍNUO RUÍDO INTERMITENTE RUÍDO DE IMPACTO TEMPO ( SEG.)

6 PROTEJA SEUS OUVIDOS LIMITES DE TOLERÂNCIA RUÍDO CONTÍNUO OU INTERMITENTE NR 15 - ANEXO Nº 1 NÍVEL DE RUÍDO dB (A) MÁXIMA EXPOSIÇÃO DIÁRIA PERMITIDA 8 HORAS 4 HORAS 2 HORAS 1 HORA 35 MINUTOS 20 MINUTOS 15 MINUTOS 10 MINUTOS 7 MINUTOS

7 PROTEJA SEUS OUVIDOS CONSEQUÊNCIAS DO RUÍDO PARA A SAÚDE DO TRABALHADOR SURDEZ TEMPORÁRIA. REDUÇÃO DA CAPACIDADE AUDITIVA. SURDEZ PERMANENTE. NERVOSISMO / IRRITABILIDADE. AUMENTO DA PRESSÃO SANGUÍNEA.

8 PROTEJA SEUS OUVIDOS CONTRAÇÕES MUSCULARES. GASTRITES / ÚLCERAS. FADIGA EXCESSIVA. ALTERAÇÕES MENSTRUAIS. STRESS. MORTE ( POR INFARTO ).

9 PROTEJA SEUS OUVIDOS PROGRAMA DE CONTROLE AUDITIVO (PCA) 1. MEDIÇÃO DOS NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA ( N.P.S.) 2.TREINAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO. 3.PROTEÇÃO AUDITIVA E INDIVIDUAL. 4.PROGRAMA / AUDIOMETRIA / DOSIMETRIA. 5.PROGRAMA DE SINALIZAÇÃO. 6.MEDIDAS ADMINISTRATIVAS. 7.MEDIDAS DE ENGENHARIA.

10 PROTEJA SEUS OUVIDOS 1. O PERFIL DO HOMEM OFFSHORE REVELOU QUE O PESSOAL EMBARCADO QUEIXOU-SE DOS NÍVEIS DE RUÍDO A BORDO, COMO RISCO AMBIENTAL DE MAIOR IMPORTÂNCIA. 2.PRECISAMOS INVESTIR NA QUALIDADE DO AMBIENTE DE TRABALHO, QUE RESULTA EM MELHOR QUALIDADE DE VIDA PARA O TRABALHADOR. DURANTE A IDADE PRODUTIVA LEGAL. APÓS A IDADE PRODUTIVA. PORQUE INVESTIR EM PROGRAMA DE CONTROLE AUDITIVO ( P.C.A. )?

11 PROTEJA SEUS OUVIDOS PORQUE INVESTIR EM PROGRAMA DE CONTROLE AUDITIVO ( P.C.A. )? 3- VISÃO DO HOMEM GLOBAL/VISÃO HOLÍSTICA: HOMEM FELIZ NO SEU TRABALHO - FELIZ E PRODUTIVO PARA A SOCIEDADE. 4- OS EFEITOS DANOSOS DE ALTOS NÍVEIS DE RUÍDO SÃO MUITAS VEZES TARDIOS: O TRABALHADOR PODE SER ACOMETIDO DE SURDEZ PROFISSIONAL E OUTRAS DOENÇAS SOMENTE APÓS APOSENTADO.

12 PROTEJA SEUS OUVIDOS PORQUE INVESTIR EM PROGRAMA DE CONTROLE AUDITIVO ( P.C.A. )? 5 - IMAGEM DA EMPRESA; AÇÕES TRABALHISTAS; RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE; UMA EMPRESA PREOCUPADA COM SEU PESSOAL, PREOCUPA-SE COM SEU CONSUMIDOR / CLIENTE.

13 COMO É NOSSO OUVIDO? PROTEJA SEUS OUVIDOS

14 COMO É NOSSO OUVIDO? PROTEJA SEUS OUVIDOS

15 O RUÍDO PODE CAUSAR 3 TIPOS DE EFEITOS SOBRE O SISTEMA AUDITIVO: a)Mudança temporária do limiar da audição, também conhecida como surdez temporária, que ocorre após a exposição do individuo ao barulho intenso. Mesmo por curto período de tempo. b)Surdez permanente, que se origina pela exposição repetida, durante longos períodos, a barulhos de intensidade excessiva. Esta perda é irreversível e está associada à destruição dos elementos sensoriais da audição.

16 PROTEJA SEUS OUVIDOS O RUÍDO PODE CAUSAR 3 TIPOS DE EFEITOS SOBRE O SISTEMA AUDITIVO: c) Trauma acústico, que é a perda auditiva repentina após a exposição a barulho intenso, causado por explosões ou impactos sonoros semelhantes.

17 PROTEJA SEUS OUVIDOS MEDIDAS DE CONTROLE DO RUÍDO Controle na fonte de origem; Controle sobre a via de transmissão; Controle no pessoal, diminuindo o tempo de exposição ou utilizando protetores auriculares.

18 PROTEJA SEUS OUVIDOS Existem diversas formas, modelos e fabricantes de protetores auriculares, com variações importantes nas suas características de atenuação sonora. Os mais simples são os do tipo inserção auricular, também conhecidos como tampões, ou plugs. Estes são colocados na entrada do canal externo do ouvido.

19 PROTEJA SEUS OUVIDOS Outro tipo de protetor normalmente usado, é o chamado de concha, fone, abafador de ruído ou, mais corretamente, protetor circum- auricular. Estes envolvem e isolam o ouvido externo.

20 PROTEJA SEUS OUVIDOS CUIDADOS COM O EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPIs ( Protetores Auriculares ) TIPO INSERÇÃO Lavá-los sempre com água e sabão neutro antes de introduzí-lo no canal auditivo, com EXCEÇÃO do protetor de espuma moldável que é descartável. Nunca manuseie protetor com as mãos sujas, e tirá-los o mínimo possível.

21 PROTEJA SEUS OUVIDOS Devem ser substituídos quando estiverem fisicamente deteriorados ou sujos de forma que seja impossível limpá-los através dos métodos indicados anteriormente. Não devem ter contato com álcool ou outros solventes.

22 PROTEJA SEUS OUVIDOS CUIDADOS COM O EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPIs ( Protetores Auriculares ) TIPO CONCHA As partes substituíveis ( almofada de vedação e espuma interna ) devem ser trocadas quando estiverem enrijecidas ou sujas de forma que seja impossível limpá-las com água e sabão.

23 PROTEJA SEUS OUVIDOS Não manuseie o protetor com as mãos sujas e NUNCA deixá- los expostos em locais de contaminação. Após seu uso guardá-los dentro de um saco plástico e em seu armário.

24 Luciana de Andrade Santos Braga Téc.Seg.Trabalho


Carregar ppt "Existem coisas que você não precisa perder....A audição é uma delas. Proteja – se! Segurança em Primeiro Lugar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google