A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Que é são Riscos ?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Que é são Riscos ?."— Transcrição da apresentação:

1 O Que é são Riscos ?

2 PERCEPÇÃO DOS RISCOS A percepção dos riscos está relacionada a fatores sociais e ao conhecimento sobre as causas e conseqüências das nossas atitudes.

3

4

5

6

7 DIAGNÓSTICO DOS RISCOS
Quando se trata de percepção de RISCOS, o que mais interessa, é como a realidade é vista.

8 ETAPAS PARA IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS
Análise da realidade local; Envolvimento dos técnicos da Defesa Civil e órgãos parceiros ; Mobilização dos grupos multidisciplinares ; Definição de meios que facilitem a participação da comunidade; Mapeamento dos riscos identificados.

9 RISCO Probabilidade de ocorrência de um acidente ou evento adverso, relacionado com a intensidade dos danos ou perdas. Quanto maior a vulnerabilidade, maior o risco.

10 VULNERABILIDADE É O CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS DE UM CENÁRIO, RESULTANTES DE FATORES FÍSICOS, SOCIAIS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS, QUE AUMENTAM A SUA POSSIBILIDADE DE SOFRER DANOS E PREJUÍZOS EM CONSEQUÊNCIA DE UM EVENTO.

11 ÁREAS DE RISCO São áreas, que pelas suas características geomorfológicas, geológico-geotécnicas e de ocupação, são consideradas instáveis, com risco de ocorrência de eventos adversos, podendo afetar uma comunidade inteira.

12 COMO IDENTIFICAR UM LOCAL EM RISCO
Comece observando a superfície do terreno; olhe atentamente o aparecimento de rachaduras e trincas; O surgimento de valas e de processos erosivos exigem atenção especial; Estalos e fissuras nas paredes dos imóveis podem ser decorrentes da instabilidade do terreno; As árvores, juntamente com os postes de energia, indicam, através de sua inclinação, o movimento do solo; Pontos com surgências de água no talude e a infiltração de água sobre aterros devem ser analisados;

13 COMO IDENTIFICAR UM LOCAL EM RISCO
Imóveis localizados à margem de rios e canais podem ser afetados por inundações e enchentes; Imóveis localizados muito próximos à base e ao topo do talude podem ser afetados por deslizamentos de terra; O tipo do solo (aterro, arenosos e massapês) e a deposição de lixo e expurgo, implicam na susceptibilidade a movimentação do solo, mesmo sem a presença de água.

14 TRINCAS NO TERRENO

15 TRINCAS NO TERRENO

16 TRINCAS NO TERRENO

17 RACHADURAS NA MORADIA

18 RACHADURAS NA MORADIA

19 INCLINAÇÃO DE MURO

20 EMBARRIGAMENTO NO PÉ DO TALUDE

21 INCLINAÇÃO DE ÁRVORES

22 INCLINAÇÃO DE ÁRVORES

23 INCLINAÇÃO DE POSTE

24 CONSTRUÇÕES ÀS MARGENS DO CANAL

25 IMÓVEIS NA CRISTA E NA BASE DO TALUDE

26 FATORES DE AGRAVAMENTO DOS RISCOS
Lançamento de águas servidas; Lançamentos concentrados de águas pluviais; Vazamento nas redes de abastecimento d’água; Infiltrações de águas de fossas sanitárias; Cortes realizados com declividade e altura excessivas; Execução inadequada de aterros; Deposição inadequada de lixo; Remoção descontrolada da cobertura vegetal Presença de vegetação inadequada (bananeiras, capim colonião).

27 ESGOTO A CÉU ABERTO

28 ESGOTO A CÉU ABERTO E LIXO

29 PRESENÇA DE LIXO/ENTULHO

30 LANÇAMENTO DE ESGOTO A CÉU ABERTO

31 LANÇAMENTO DE ESGOTO A CÉU ABERTO

32 PRESENÇA DE LIXO/ENTULHO

33 VAZAMENTO NA TUBULAÇÃO

34 MINAS DE AGUA

35 CONSTRUÇÕES EM ÁREAS DE RISCO

36 CORTES IRREGULARES

37 CONSTRUÇÕES SOBRE ATERROS

38 ATERROS

39 REMOÇÃO DA COBERTURA VEGETAL

40 PRESENÇA DE VEGETAÇÃO INADEQUADA NA ENCOSTA

41 SURGÊNCIA DE ÁGUA NO TALUDE

42 FENÔMENOS NATURAIS E/OU INDUZIDOS
Principais processos associados a desastres naturais: Movimentos de massa Tombamento de rochas Deslizamentos de terra Inundações e alagamentos

43 ESCORREGAMENTOS / DESLIZAMENTOS

44 TOMBAMENTO DE ROCHAS

45 ALAGAMENTO

46 MEDIDAS PREVENTIVAS As encostas ocupadas caoticamente podem ter suas condições de segurança melhoradas, mediante amplo trabalho de ações interativas entre governo e a comunidade local. Toda a comunidade deve ter o entendimento do problema, e as medidas coletivas devem ser definidas por consenso. Após a identificação e a análise dos riscos, segue-se a adoção de medidas estruturais e não-estruturais que visem a redução de acidentes.

47 MEDIDAS ESTRUTURAIS As ações estruturais apontam para a execução de um plano voltado para a redução de riscos, através da implantação de obras de engenharia de forma planejada ( obras de contenção, sistema de drenagem, revegetação, remoção das moradias, etc)

48 MEDIDAS NÃO-ESTRUTURAIS
Conjunto de medidas estratégicas, sem envolver obras de engenharia, voltadas para a redução de riscos e de suas consequências, utilizando-se de ferramentas de gestão e mudanças de comportamento pelo poder público, pelos moradores das áreas de risco e pela sociedade em geral: - Implantação de planos de contingência; - monitoramento; - ações de conscientização dos moradores; - mapeamento e propostas de mitigação e redução de riscos, etc.

49 MEDIDAS PREVENTIVAS PARA PROTEÇÃO DO IMOVEL
Antes de adquirir um terreno procure a Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal para saber da viabilidade de construção no local. Limite o desmatamento de seu terreno ao estritamente necessário. Mantenha o solo, principalmente os taludes e encostas, sempre protegido da erosão, seja por meio de vegetação ou por meio de alguma obra de engenharia. Faça drenagem do seu terreno e , se puder, use canaletas de concreto, você obterá um bom escoamento das águas, evitando infiltrações, prevenindo deslizamentos. Procure sempre adaptar sua construção à topografia local, evitando, assim, movimentos de terra desnecessários e perigosos.

50 PROPOSTA PARA REDUÇÃO E CONTROLE
MAPA DE RISCOS TIPO CAUSAS CONSEQUÊNCIAS PROPOSTA PARA REDUÇÃO E CONTROLE DESLIZAMENTO CORTE NO TERRENO LANÇAMENTO DE LIXO AUSÊNCIA DE DRENAGEM PLUVIAL CHUVAS LANÇAMENTO DE ÁGUAS SERVIDAS COMPROMETIMENTO DAS ESTRUTURAS DOS IMÓVEIS PERDAS MATERIAS E HUMANAS AÇÃO EDUCATIVA (PALESTRAS) AÇÃO PREVENTIVA (PEQUENAS INTERVENÇÕES) RISCO DE DESABAMENTO CONSTRUÇÃO EM ÁREA DE RISCO CONSTRUÇÃO SEM CRITÉRIOS TÉCNICOS ESCAVAÇÕES IRREGULARES DESABAMENTO PERDAS MATERIAIS E HUMANAS ALAGAMENTO CONSTRUÇÃO ÀS MARGENS DO CANAL LANÇAMENTO DE LIXO NO CANAL GRANDE CONTRIBUIÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS E SERVIDAS. ALAGAMENTO DE ÁREA PERDAS MATERIAIS DOENÇAS

51 MAPA DE RISCOS

52 Um diagnóstico de RISCOS deve ser...
PARTICIPATIVO INTERATIVO RETROALIMENTADO

53 Muito Obrigada. CODESAL Setor de Ações Preventivas: moraes. jane@ig
Muito Obrigada! CODESAL Setor de Ações Preventivas: Telefone: Rua Mário Leal Ferreira, 80 - Bonocô


Carregar ppt "O Que é são Riscos ?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google