A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inteligência artificial (IA)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inteligência artificial (IA)"— Transcrição da apresentação:

1 Inteligência artificial (IA)
(AI - artificial intelligence) Inteligência similar à humana exibida por mecanismos ou software. Pesquisadores definem o campo como o estudo e projeto de sistemas que percebem seu ambiente e tomam atitudes que maximizam suas chances de sucesso.  John McCarthy, criou o termo em 1956 e IA define como "a ciência e engenharia de produzir máquinas inteligentes".

2 É uma área de pesquisa da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou multipliquem a capacidade racional do ser humano de pensar e resolver problemas. Pode ser definida como o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, atualmente, os humanos fazem melhor. O principal objetivo dos sistemas de IA é executar funções que, caso um ser humano fosse executar, seriam consideradas inteligentes.

3 Características básicas desses sistemas:
Capacidade de raciocínio (aplicar regras lógicas a um conjunto de dados disponíveis para chegar a uma conclusão), Aprendizagem (aprender com os erros e acertos de forma a no futuro agir de maneira mais eficaz), Reconhecer padrões (tanto padrões visuais e sensoriais, como também padrões de comportamento) e Inferência (derivar conclusões a partir de premissas conhecidas ou decididamente verdadeiras).

4 O desenvolvimento da área começou após a Segunda Guerra Mundial, com o artigo "Computing Machinery and Intelligence" do matemático inglês Alan Turing. Com o surgimento do computador moderno, a inteligência artificial ganhou meios para se estabelecer como ciência integral, com problemas e metodologias próprias. Seu desenvolvimento tem envolvido áreas como visão computacional, análise e síntese da voz, lógica difusa, redes neurais artificiais e muitas outras.

5 Inicialmente a IA visava reproduzir o pensamento humano.
Hoje, Inteligência Artificial procura reproduzir faculdades humanas como criatividade, auto-aperfeiçoamento e uso da linguagem. Porém, o conceito de Inteligência Artificial é bastante difícil de definir. Inteligência Artificial continua sendo uma noção que dispõe de múltiplas interpretações.

6 REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
Uma Rede Neural Artificial (RNA) é um modelo de processamento que é inspirado no modo como sistemas biológicos, com o cérebro, processam informações. Trata-se de um conjunto de elementos de processamento muito simples, interligados de várias maneiras, que cooperam entre si para produzir o resultado do processamento de uma entrada de dados. Esses elementos de processamento são chamados de “neurônios artificiais”.

7 Uma RNA, como o cérebro, aprende por exemplos, e pode então ser configurada para aplicações específicas como reconhecimento de padrões ou classificação de dados. A aprendizagem, como nos sistemas biológicos se dá pelo ajuste das conexões entre os neurônios. O primeiro modelo de neurônio artificial foi proposto por dois pesquisadores, o neurologista Warren McCulloch e o matemático Walter Pits, em Hoje, este modelo pioneiro é chamado neurônio MCP, em homenagem a seus criadores. Diversos outros pesquisadores exploraram este campo de estudo e diferentes redes foram propostas para determinadas aplicações.

8 Inspiração Natural As RNA estão baseadas em elementos de processamento que se assemelham aos neurônios do cérebro. Um neurônio tem partes distintas. Um corpo da célula com um núcleo em seu interior, extensões chamadas “dendritos” que captam sinais elétricos vindos de outros neurônios da rede, e uma extensão mais longa chamada “axônio”, responsável por enviar um sinal de saída do neurônio a seus vizinhos na rede.

9

10 A região de transmissão do axônio de um neurônio para os dendritos de outro neurônio se chama sinapse. Essa transmissão é feita por substâncias químicas chamadas “neurotransmissoras”.

11 Há muitas dezenas de neurotransmissores conhecidos, mas podem ser divididos em duas categorias básicas: Excitadores: que aumentam o sinal elétrico sendo transmitido. Inibidores: que diminuem o sinal sendo transmitido. Os sinais elétricos que chegam pelos dendritos são acumulados no neurônio, e quando este acúmulo atinge um limite, ou limiar, um sinal de saída é enviado e se torna entrada de outro neurônio.


Carregar ppt "Inteligência artificial (IA)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google