A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Nova Ordem Mundial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Nova Ordem Mundial."— Transcrição da apresentação:

1 A Nova Ordem Mundial

2 A NOVA ORDEM MUNDIAL “A nova ordem mundial, em poucas palavras, é uma reestruturação política, militar e financeira em um nível global, com uma total centralização do poder, além da implantação de um estado policial total, na qual todos os seres humanos seriam controlados em todos os aspectos de suas vidas. Esta nova ordem mundial vem sendo implementada gradualmente desde o início do século, mas nas últimas 2 décadas ela vem sendo acelerada a largos passos, com utilização do paradigma problema-reação- solução, também chamado de Dialética Hegeliana. Em resumo, problemas são propositalmente criados, tais como: atentados terroristas, crises financeiras, aquecimento global, rumores de armas de destruição em massa, pandemias, etc, e após haver uma ampla reação para o problema criado, uma solução é apresentada, que geralmente levará a criação de um orgão global ou remoção dos direitos individuais” (Emerson apud HORAN, 2011). Você lembra a que filme pertence esta imagem? Ele retrata o assunto que estamos estudando? Por que?

3 A GLOBALIZAÇÃO A globalização pode ser entendida como o processo histórico de progressiva integração econômica, cultural e social entre os diversos países do globo terrestre. São características deste processo: Produção internacionalizada; Crescente circulação de capitais; Crescente comércio mundial (OMC); Circulação de informações em tempo real; Crescimento do desemprego.

4 BLOCOS ECONÔMICOS Com o fim da URSS (1991), há a reconfiguração geopolítica do mundo, que antes era bipolarizado. Para fazer frente à competição capitalista no mundo globalizado, diversos países passaram a se organizar em blocos econômicos. São eles: União Europeia; Apec; União Africana; Nafta; Mercosul.

5 União Europeia (UE) Criada em 1992, garante a livre circulação de cidadãos, produtos e serviços entre os estados-membros. 12 países membros utilizam a mesma moeda, o Euro.

6 Apec A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec) também promove a integração entre os países-membros (China, Japão, Vietnã, Canadá, EUA, Chile, Federação Russa, Austrália e outros). É responsável pelo maior número de negócios do mundo.

7 União Africana (UA) Criada em 2000, promove a cooperação econômica, cultural e política entre os 53 estados-membros.

8 Nafta Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (1994) entre Canadá, México, Estados Unidos da América, tendo Chile como associado.

9 Mercosul Mercado Comum do Sul é união aduaneira entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai para o livre comércio. Foi instituído por meio do Tratado de Assunção, em 1991.

10 Reações à Globalização
Protestos, como o ocorrido em Gênova (Itália), em 1998, contra o encontro do G-8 e o Fórum Social Mundial.

11 Referências Bibliográficas HORAN, Renan. Nova Ordem Mundial – Conceito
Referências Bibliográficas HORAN, Renan. Nova Ordem Mundial – Conceito. Disponível em < Acesso em 18 de fev. de 2012.


Carregar ppt "A Nova Ordem Mundial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google