A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objetivo, Definições, Significado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objetivo, Definições, Significado"— Transcrição da apresentação:

1 Objetivo, Definições, Significado
O que é Filosofia? Objetivo, Definições, Significado

2 Resolver problemas filosóficos através da argumentação.
Objetivo da Filosofia Resolver problemas filosóficos através da argumentação.

3 Problemas Filosóficos
São aqueles que possuem objetos a priori.

4 Objetos a Priori São aqueles que não passam pela experiência, distinguem-se dos objetos a posteriori que são aqueles que passam necessariamente pela experiência.

5 Definições possíveis de Filosofia
A ciência que trata dos objetos inexperimentáveis – Edmund Dreher A ciência que com a qual ou sem a qual a vida permanece tal e qual – Friedrich Hegel A ciência que trata das causas primeiras - Aristóteles Desbanalização do Banal – Paulo Ghiraldelli

6 Significado da palavra Filosofia
A palavra Filosofia vem do grego e em sua etimologia, aborda o significado sintético: philos ou philia e sophia, ou seja, literalmente significa amor ou amizade pela sabedoria. 

7 Significado da palavra Filosofia
Philia – aquilo que se aproxima – Amor/Amizade Sophia – Sabedoria – saber relativo a capacidade de resolver problemas da vida humana. A palavra “filósofo” é anterior a “Filosofia”.

8 Diferenças entre Filosofia, Ciência e Religião
Aula 2 Diferenças entre Filosofia, Ciência e Religião

9 Diferenças entre Filosofia, Ciência e Religião
Objetiva Subjetiva Imparcial Parcial Fatos Necessita de comprovação Não necessita de comprovação

10 Diferenças entre Filosofia, Ciência e Religião
Objetiva Subjetiva Imparcial Parcial Fatos Necessita de comprovação Não necessita de comprovação

11 Diferenças entre Filosofia, Ciência e Religião
Objetiva Subjetiva Imparcial Parcial Fatos Necessita de comprovação Não necessita de comprovação

12 Diferenças entre Filosofia, Ciência e Religião
Objetiva Subjetiva Imparcial Parcial Argumento Fatos Necessita de comprovação Não necessita de comprovação

13 Diferenças entre Filosofia, Ciência e Religião
Objetiva Subjetiva Imparcial Parcial Argumento Fatos Não há como comprovar Necessita de comprovação Não necessita de comprovação

14 Honestidade Intelectual
Juntamente com a honestidade intelectual, é preciso ter disposição para questionar coisas que as pessoas geralmente consideram como óbvias – como, por exemplo, o porquê do mundo ser como é, o porquê da linguagem existir, o porquê da ciência funcionar, o porquê de considerarmos umas coisas como boas e outras como más, ou umas como certas e outras erradas, etc.

15 Honestidade Intelectual
Com a conciliação entre a vontade de questionar o senso comum e a atitude de ser honesto nesse questionamento, temos o que podemos chamar de “atitude filosófica”.

16 Honestidade Intelectual
A honestidade intelectual, pré-requisito para a filosofia, é uma atitude que significa, de modo geral, a honestidade na aquisição, na análise e na transmissão de ideias.

17 Honestidade Intelectual
A honestidade intelectual não é condição suficiente para que se faça filosofia, mas é condição necessária.

18 Diferença entre Métodos científico e filosófico
Filosofia Ciência Conceito Noção Ideia Juízo Fenômenos Seres animados e inanimados Sociedade Economia Argumentativo Hipotético-dedutivo

19 Síntese A Filosofia é o estudo das inquietações e problemas da existência humana, dos valores morais, estéticos, do conhecimento em suas diversas manifestações e conceitos, visando à verdade; porém, sem se considerar como verdade absoluta, nem tentando achar essa máxima como verdade absoluta.

20 Síntese        Ela se distingue de outras vertentes de conhecimento como a mitologia grega e a religião, visto que tenta, por meio do pensamento racional, explicar os fenômenos e questões humanas. Mas também não pode ser igualada em termo de métodos às ciências que têm a pesquisa empírica e experimentos práticos como fundamentos, uma vez que a Filosofia não se atém (não sendo descartada essa hipótese) a experimentos. Os métodos dos estudos filosóficos estão fundamentados na análise do pensamento, experiências práticas e da mente, na lógica e na análise conceitual.

21 Outras considerações O começo de todas as ciências é estranhar que as coisas sejam como são. (Aristóteles) Uma acumulação de fatos não é uma ciência, da mesma forma que uma porção de pedras não é uma casa. (Henri Poincaré)  Filosofia é um conjunto de respostas incompreensíveis para questões insolúveis. (Henry Adams) O filósofo tem uma solução para cada caso, até que o caso aconteça a ele. (Millôr Fernandes) Quando o filósofo completa uma resposta, ninguém se lembra mais da pergunta. (André Gide)

22 Exercícios Filosóficos
É possível temer aquilo que não existe? Explique. Alcançar a felicidade é possível? Explique. Você é livre? Explique. São possíveis as provas de amor? Explique. Concorda com a frase: “Não se pode imaginar o que não viveu”? Por quê? Disserte sobre a finitude ou não da vida.


Carregar ppt "Objetivo, Definições, Significado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google