A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO

2 CIÊNCIA E CONHECIMENTO
O que é conhecer? É uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido (Cervo,2005).

3 CIÊNCIA E CONHECIMENTO
É todo um conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação.

4 CIÊNCIA E CONHECIMENTO
possuem: -Objetivo: leis gerais -Função: aperfeiçoamento -Objeto: material e formal

5 Tipos de Conhecimento Conhecimento Científico Conhecimento Filosófico
Conhecimento Popular Conhecimento Religioso

6 Conhecimento Popular “é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos” (Cervo,2005).

7 Características do Conhecimento Popular
-Assistemático: a organização das experiências não visa a uma sistematização das idéias, nem na forma de adquiri-las nem na tentativa de valida-las. -Acrítico: a pretensão de que esses conhecimentos sejam verdadeiros ou não, não se manifesta de uma forma crítica.

8 Características do Conhecimento Popular
-Superficial: conforma-se com a aparência. “porque o vi”, “porque o senti”. -Sensitivo: referente a vivências, estados de ânimo, emoções da vida. -Subjetivo: O próprio sujeito organiza suas experiências e conhecimentos.

9 Conhecimento Científico (características)
-Real: lida com “toda forma de existência que se manifesta de algum modo”. -Contingente: proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência e não apenas pela razão. -Sistemático: saber ordenado logicamente.

10 Conhecimento Científico (características)
-Verificável: as afirmações que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência. -Falível: não é definitivo (aproximadamente exato).

11 Conhecimento Filosófico (características)
“as hipóteses filosóficas baseiam-se na experiência, portanto, este conhecimento emerge da experiência e não da experimentação” (Trujillo, 1974:12)‏

12 Conhecimento Filosófico (características)
-Valorativo: “as hipóteses filosóficas baseiam-se na experiência” -Não Verificável: os enunciados das hipóteses filosóficas, não podem ser confirmados nem refutados. -Racional: conjunto de enunciados logicamente correlacionados.

13 Conhecimento Filosófico (características)
-Sistemático: seus enunciados visam a uma representação coerente da realidade estudada, numa tentativa de apreendê-la em sua totalidade. -Infalível e exato: seus postulados não são submetidos ao decisivo teste da observação.

14 Conhecimento Religioso (características)‏
-Valorativo: apóia-se em doutrinas que contém proposições sagradas. -Inspiracional: reveladas pelo sobrenatural -Infalíveis: pelo motivo anterior

15 Conhecimento Religioso (características)‏
-Sistemático: origem, significado, finalidade e destino -Não verificável: implícita uma atitude de fé perante o conhecimento revelado

16 Correlação entre conhecimento popular e conhecimento Científico
-“Um mesmo objeto ou fenômeno – planta, mineral, comunidade, etc., pode ser matéria de observação tanto para o cientista quanto para o homem comum, o que diferencia os tipos de conhecimento é a forma de observação”.

17 Correlação entre conhecimento popular e conhecimento Científico
-O “bom senso” quanto a ciência, almejam ser racionais. - Tanto o “bom senso” quanto a ciência aspiram a objetividade.

18 Correlação entre conhecimento popular e conhecimento Científico
Todas as formas de conhecimento podem coexistir na mesma pessoa: um cientista, voltado, por exemplo, ao estudo da física, pode ser crente praticante de determinada religião, estar filiado a um sistema filosófico e, em muito aspectos de sua vida cotidiana, agir segundo conhecimentos provenientes do senso comum.

19 Observações Uma forma de conhecimento não é superior a outra
O que é Conhecimento Científico Conhecimento produzido pelos cientistas (tautología)‏ Cientísta, o que é? “indivíduo que busca gerar conhecimento novo por meio de um método específico: METODO CIENTÍFICO”

20


Carregar ppt "AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google