A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS"— Transcrição da apresentação:

1 ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Iara Claudionor Mariana

2 APRESENTAÇÃO A participação social da Psicologia possibilitou práticas voltadas para o fortalecimento de populações vulneráveis. Como resultado houve uma ampliação da concepção Social e governamental acerca das contribuições da Psicologia para as Políticas Públicas, além da geração de novas referências para o exercício da profissão de Psicologia no interior da sociedade (CFP,2005).

3 CREPOP Portanto, o Sistema Conselhos criou o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP. Conceito principal – produção de informação qualificada . Ampliar a capacitação dos Psicólogos na compreensão das políticas públicas. Compreensão teórico-técnica do processo de elaboração, planejamento, execução das políticas públicas nas diversas áreas.

4 CREPOP A partir da delimitação anterior, apresenta-se Referências Técnicas para Atuação do Psicólogo no Centro de Referência em Assistência Social - CRAS. As ações do CREPOP são de referências para a prática profissional, elaborando diretrizes para os Psicólogos no Brasil. Está organizado em três diretrizes concebidas nacionalmente (aberta a especificidades regionais).

5 DIRETRIZES 1ª constitui-se no subprojeto “o CREPOP como recurso de gestão” – que opera como catalizador das ações políticas dos conselhos. 2ª Define o subprojeto de “Pesquisa Permanente em Políticas Públicas”, que visa à localização e manutenção de um processamento constante dos dados e informações relativas aos psicólogos e as políticas públicas brasileiras.

6 DIRETRIZES 3ª Define o subprojeto de “investigação da Prática Profissional” – que busca apreender o núcleo e o campo da prática profissional dos psicólogos nas áreas específicas das políticas públicas.

7 Psicologia e Assistência Social
Garantia de Direitos Sociais pelos princípios da Impessoalidade, Universalidade, Economia e Racionalidade. O indivíduo, em interação constante com seu contexto Social (familiar, comunitário), é o eixo da produção e utilização do conhecimento psicológico numa prática comprometida com o desenvolvimento, a justiça e a equidade social.

8 Alterar o lugar do sujeito
Alterar o lugar do sujeito. Romper com os processos de Exclusão Construtor de seu próprio direito. Construção de novos Significados. Re – significar a compreensão sobre como a vulnerabilidade social é produzida. Humanizar as Políticas Públicas. Cidadãos pensados como sujeitos que têm sentimentos. Modos próprios de interagir com o mundo.

9 Potencialização de recursos psicossociais individuais e coletivos.
Dimensão Subjetiva executada em Políticas Públicas. Fazê-lo reconhecer sua identidade e seu poder pessoal. Potencialização de recursos psicossociais individuais e coletivos. As atividades no CRAS estão voltadas para o alívio imediato da pobreza. Os Psicólogos no CRAS devem promover e fortalecer vínculos sócio-afetivos. Promover progressivamente a independência e autonomia.

10 Práticas do Psicólogo no CRAS Princípios:
Atuar em consonância com as diretrizes e objetivos da PNAS e da Proteção Social Básica (PSB), Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, Atuar de forma integrada com o contexto local, Atuar baseado na leitura da comunidade, Atuar para identificar e potencializar os recursos psicossociais, Atuar a partir do diálogo entre saber popular e científico, Atuar para favorecer processos e sespaços de participação social, Manter-se em permanente processo de formação profissional, Atuar com prioridade de atendimento aos casos de maior vulnerabilidade. Atuar para além dos settings convencionais,

11 Atuação do Psicólogo no CRAS
O CRAS é responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica e de Assistência Social ás Famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Com seguintes Serviços: 1 - Serviços: socioeducativos-geracionais, intergeracionais e com famílias; sócio-comunitário; reabilitação na comunidade, 2- Benefícios: transferência de renda (bolsa-família e outros); Benefícios de Prestação continuada , etc, 3- Programas e Projetos: capacitação e promoção da inserção produtiva; promoção da inclusão produtiva para beneficiários do Programa Bolsa Família, etc. A atuação do Psicólogo deve se apoiar em investigação sobre essas situações no território de abrangência do CRAS.

12 ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO Temos, aqui, a necessidade de mudanças nos referenciais teórico-metodológicos, na fundamentação dos programas, projetos, serviços e benefícios que devem se dar em nova ótica, investindo-se no potencial humano.


Carregar ppt "ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google