A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro

2 Pessoas que, vivendo em situação de extrema vulnerabilidade e exclusão, e que fizeram da rua sua casa, nela refazem suas relações familiares e nela procuram seu sustento. (Jorge Muñoz)

3 OBJETIVOS.Conhecer as informações e os dados existentes sobre a população que está vivendo nas ruas, em cada região metropolitana contemplada pelo projeto Fundo Global..Conhecer as ações e programas desenvolvidos pelas diferentes instituições..Trazer aos participantes informações sobre o contexto, as políticas públicas e experiências de trabalho desenvolvidas com esta população..Levantar as ações existentes para a prevenção e assistência da TB e do HIV nas regiões metropolitanas..Promover uma reflexão sobre as normas técnicas e programáticas existentes e sua aplicabilidade junto a esta população..Levantar as principais dificuldades para se trabalhar com esta população e definir propostas de atuação, destacando aquelas relacionadas ao controle da TB.

4 METODOLOGIA Em todas as etapas os participantes foram convidados a se debruçarem sobre a realidade em que se encontram e se inserem, ampliarem o olhar através do conhecimento de outras partes desta realidade e voltarem para seu próprio contexto. Além da análise da realidade, as atividades foram planejadas para favorecer o diálogo entre os participantes e, a partir daí, a construção de propostas ou indicativos para elaboração de um plano de ação.

5 A ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL Diagnóstico: resposta ao questionário, montagem e visita aos painéis. Exposições e debates: referências históricas, informações e dados existentes ou ausentes sobre esta população Mesa Redonda: Princípios e diretrizes do SUS e SUAS e a população de rua. Trabalho em grupos regionais (norte, nordeste, sul, sudeste): painéis sobre os trabalhos desenvolvidos e as principais dificuldades enfrentadas. Conferência: A Tísica e a Rua com tuberculose, vivendo em situação de rua. Os grupos regionais refletiram sobre as inadequações encontradas nos serviços ligados ao SUS e SUAS. Três experiências municipais de sucesso relacionadas à população em situação de rua foram apresentadas

6 ESTABELECIMENTO DE PRIORIDADES E PROPOSTAS DE AÇÃO Os grupos das quatro grandes regiões se reuniram para listar os problemas identificados durante os dois dias da oficina, estabelecer prioridades e propor ações de enfrentamento dos mesmos.

7 Eixos comuns. Apropriaçao do estudo nacional realizado pelo MDS (contagem). Estudo/perfil epidemiológico de TB – AIDS na população em situação de rua. Capacitação de profissionais envolvidos tanto da Assistência Social, Saúde e OSC (acolhimento-TB-HIV) em relação à população de rua e à TB-HIV Definir estratégia para promoção da articulação intersetorialidade (para a construção de políticas públicas que garantam a eficácia da prevenção, diagnóstico e tratamento da população de rua – incluindo ações de habitação e geração de renda) e da integração entre programas de DST/AIDS, TB, PSF, Hepatites e Assistência Social. Fortalecimento dos movimentos de pessoas que estão vivendo nas ruas.


Carregar ppt "Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google