A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOLOGIA A Terra: um planeta em transformação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOLOGIA A Terra: um planeta em transformação"— Transcrição da apresentação:

1 GEOLOGIA A Terra: um planeta em transformação
Apostila 6V Módulo 04 v.1 Módulo 05 e 07 v.2 Apostila 4V Módulos 2, 3 e 4 PROF. AILTON ASSIS 2015

2 Big Bang – 13 ou 14 bilhões de anos
O PLANETA TERRA Big Bang – 13 ou 14 bilhões de anos Terra - 4,6 bilhões de anos: a Terra formou-se pela aglutinação a partir de uma nebulosa de gás e poeira em lenta rotação. A Terra era uma massa incandescente, mas, à medida que foi resfriando, vapores e gases constituíram a atmosfera e depois aos oceanos primitivos. Ao longo dos 4,6 bilhões de anos a Terra vem passando por constantes mudanças provocadas por dois sistemas térmicos: um interno (o calor gerado no núcleo) e outro externo (energia solar)

3

4

5

6 O que compõe a Terra? Os elementos químicos mais abundantes do planeta são bastante restritos, a saber: ferro, oxigênio, silício, magnésio, níquel, enxofre, cálcio e alumínio. Estes oito elementos, juntos, compõem cerca de 90% da massa do nosso planeta.

7 IDADE DA TERRA - Geocronologia
A idade da Terra é de 4,6 bilhões de anos . A chave desse cálculo foi encontrada medindo a quantidade de urânio e de chumbo nas rochas mais antigas do planeta. – DATAÇÃO ABSOLUTA Radioatividade emitida pelo núcleo de certos elementos - datação radiométrica – baseada no decaimento radioativo , o qual envolve uma constante chamada meia-vida, que é o tempo decorrido para que metade da massa do elemento-pai se transforme no elemento-filho

8

9 ESCALA GEOLÓGICA DO TEMPO
É possível dividir a  história da Terra em diversos períodos geológicos, distintos entre si, montando, assim, uma Escala Geológica de Tempo. Nessa Escala representamos a passagem do tempo no sentido de baixo para cima, ficando na parte de baixo o representante mais velho.

10 PRÉ –CAMBRIANO

11

12 Minerais Substâncias sólidas, inorgânicas, cristalinas, de origem natural e composição química definida.

13 Magmáticas ou ígneas- consolidação/cristalização do magma. Dois tipos:
ROCHAS As rochas são agregados naturais de um ou mais minerais.O granito, por exemplo, é formado por quartzo, feldspato e mica. Magmáticas ou ígneas- consolidação/cristalização do magma. Dois tipos: Intrusivas (plutônicas, cristalinas)– no interior da crosta., resfriamento lento. Ex.: granito, turmalina, gabro. Extrusivas(vulcânicas) – resfriamento do magma em superfície .Ex.: basalto, pedra-pome, obsidiana.

14 Sedimentares – formadas a partir de sedimentos transportados pela água ou pelo vento, os quais sofrem diagênese (litificação). Três tipos: Detríticas ou clásticas – agregado de fragmentos de rochas. Ex.: arenito, argilito. Químicas- formadas a partir da precipitação de substâncias dissolvidas Orgânicas – formadas a partir de sedimentos de origem biológica. Ex.: carvão mineral, calcário

15 Metamórficas – são rochas formadas a partir do metamorfismo que outras rochas (magmática, sedimentar ou metamórfica) sofrem em determinadas condições de altas temperaturas e pressão.

16

17 CICLO DAS ROCHAS


Carregar ppt "GEOLOGIA A Terra: um planeta em transformação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google