A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A tectônica das placas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A tectônica das placas."— Transcrição da apresentação:

1 A tectônica das placas

2 A tectônica das placas Crosta(ou Litosfera): Constituída por camada rochosa sólida da superfície da Terra. É recoberta por uma camada de água(hidrosfera). Está envolvida pela camada gasosa da atmosfera . Possui uma espessura de aproximadamente 160Km nas áreas montanhosas e 15Km no fundo dos oceanos.

3 A tectônica das placas Placas Tectônicas: Blocos rochosos rígidos limitados por zonas. A Terra Possui 08 placas principais e algumas secundárias. - Suas fronteiras formam as faixas de instabilidade geológica(atividade sísmica e vulcânica)

4 A tectônica das placas

5 A tectônica das placas Orogênese: É o processo que conduz à formação de cadeias montanhosas. São de formações rápidas da Crosta terrestre geradas pela acomodação das placas tectônicas(terremotos e erupções). - As cadeias montanhosas resultam dos entrechoques de placas que se movimentam horizontalmente em direção opostas.

6 A tectônica das placas Podem mergulhar causando soerguimento das massas rochosas(Andes, montanhas rochosas em geral), em torno de 5 milhões de anos. A Cordilheira dos Andes assinala a faixa de contato entre e placa Sul-americana e a placa de Nazca que ao mergulhar rumo ao magma, soergueu o sistema montanhoso.

7 A tectônica das placas Orogênese
Cordilheira dos Andes

8 A tectônica das placas Dorsal Meso-Atlânica: Formado pelo magma através de falhamentos na Crosta. A placa Sul-Americana desloca-se aproximadamente 2cm/ano para o ocidente.

9 A tectônica das placas - Epirogênese: É o movimento vertical lento, quase imperceptível e de longa duração que provoca rebaixamento de blocos rochosos. - Avanços dos mares sobre o continente(transgressão marinha) - Recuo das águas oceânicas(regressão marinha)

10 A tectônica das placas Epirogênese

11 A tectônica das placas Isostasia: É o estado de equilíbrio entre os blocos rochosos da litosfera e o substrato magmático. Pode ser também blocos de gelo sobre a água. Quanto mais espessas, mais emergem ou seja, maior é o bloco, maior é sua raiz.

12 A tectônica das placas O processo de desintegração radiativa dos elementos permitiu a datação das rochas: Os registros fósseis analisados pelos novos métodos de datação, classificaram a história geológica do planeta sendo que: Pré-Cambriano: aglomerados rochosos(4bilhões de anos). Paleozóica: Primeiras bacias sedimentares.

13 A tectônica das placas Cenozóica: Dobramentos modernos, montanhas.
Devoniano: Transgressões marinhas. O território brasileiro abrange uma parte do escudo das Guianas e quase todo o escudo brasileiro(bacia sedimentar da Amazônia, do Paraná e Meio-Norte)

14 A Placa Sul-Americana O Brasil apresenta apenas tectonismo “epirogenético”, não estando sujeito totalmente à terremotos ou vulcanismo. FIM


Carregar ppt "A tectônica das placas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google