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Profa Cléo Coutinho PSICOLOGIA JURÍDICA. Agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.2 O QUE É PSICOLOGIA?

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1 Profa Cléo Coutinho PSICOLOGIA JURÍDICA

2 Agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.2 O QUE É PSICOLOGIA?

3 Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e animal e os processo mentais (razão, sentimentos, pensamentos, atitudes). O corpo e a mente são estudados pela psicologia de forma integrada e não separadamente. 3 PSICOLOGIA

4 O psicólogo (profissional da área de psicologia) busca compreender o comportamento e o pensamento das pessoas que possuem algum tipo de problema ou distúrbio psicológico. Para tanto, este profissional utiliza métodos e processos comparativos e analíticos. O objetivo final é a saúde mental do indivíduo para que este possa ter uma boa qualidade de vida. A resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, família e consigo mesmo (com seus pensamentos, desejos e sentimentos). 4 PSICOLOGIA

5 Em linhas gerais a Psicologia é uma ciência que visa compreender as emoções, a forma de pensar e o comportamento do ser humano. Embora existam diversas áreas e linhas de atuação, a Psicologia busca o conhecimento e o desenvolvimento humano individualmente ou em grupo. 5 PSICOLOGIA

6 SENSO COMUM CIÊNCIA PSICOLOGIA 6

7 O senso comum é um saber que nasce da experiência quotidiana, da vida que os homens levam em sociedade. Saber informal, que se adquire de uma forma natural (espontâneo), através do nosso contato com os outros, com as situações e com os objetos que nos rodeiam. 7 SENSO COMUM

8 Caráter empírico – é um saber que deriva diretamente da experiência quotidiana, não necessitando, por isso de uma elaboração racional dos dados recolhidos através dessa experiência. Caráter acrítico – é um conhecimento passivo, em que o indivíduo não se interroga sobre os dados da experiência, nem se preocupa com a possibilidade de existirem erros no seu conhecimento da realidade. Caráter assistemático – não é estruturado racionalmente, tanto ao nível da sua aquisição, como ao nível da sua construção, não existe um plano ou um projeto racional que lhe dê coerência. 8 AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO SENSO COMUM

9 Caráter ametódico – não tem método, ou seja, é um saber que não segue nenhum conjunto de regras formais. Os indivíduos adquirem-no sem esforço e sem estudo. É um saber que nasce da sedimentação casual da experiência captada ao nível da experiência quotidiana (por isso se diz que o senso comum é sincrético). Caráter coletivo – é um saber partilhado pelos membros de uma comunidade, permitindo que os indivíduos possam cooperar nas tarefas essenciais à vida social. Caráter subjetivo – cada indivíduo vê o mundo à sua maneira, formando as suas opiniões, sem a preocupação de as testar ou de as fundamentar num exame isento e crítico da realidade. 9 AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO SENSO COMUM

10 Caráter superficial – não aprofunda o seu conhecimento da realidade, fica-se pela superfície, não procurando descobrir as causas dos acontecimentos, ou seja, a sua razão de ser que, por sua vez, permitiria explicá-los racionalmente. Caráter prático e utilitário – nasce da prática quotidiana e está totalmente orientado para o desempenho das tarefas da vida quotidiana, por isso as informações que o compõem são o mais simples e diretas possível. 10 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO SENSO COMUM

11 Além de sua produção característica (no dia-a-dia) o senso comum apropria-se também dos conhecimentos produzidos pelas outras áreas de conhecimento: Ciência Religião Filosofia Artes etc, misturando e reciclando os saberes especializados e os reduz a um tipo de teoria simplificada – visão de mundo. Representações Sociais Agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.11 SENSO COMUM

12 Agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.12 SENSO COMUM

13 O senso comum, na produção desse tipo de conhecimento, percorre um caminho que vai do hábito à tradição, a qual, quando instalada, passa de geração para geração. 4 de agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.13 SENSO COMUM

14 4 de agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.14 PSICOLOGIA DO SENSO COMUM

15 “AS PESSOAS, EM GERAL, TÊM A SUA PSICOLOGIA.” (BOCK, FURTADO E TEIXEIRA,1999) TENTATIVA DE EXPLICAR O COMPORTAMENTO ALHEIO E, ÀS VEZES, O PRÓPRIO COMPORTAMENTO. “PSICOLOGISMO” OU PSICOLOGIA DO SENSO COMUM É REALIZADA DE MODO ALEATÓRIO, DISTANCIADO DO UNIVERSO DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA. 24 de maio de 2016 Tema da Apresentação15 PSICOLOGIA DO SENSO COMUM

16 Usamos o termo psicologia no nosso cotidiano, com vários sentidos. 4 de agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.16 PSICOLOGIA DO SENSO COMUM

17 4 de agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.17 PSICOLOGIA DO SENSO COMUM

18 Exemplo: Quando falamos do poder de persuasão, do poder de sedução, ou de compreensão de alguém, ou da capacidade que algumas pessoas têm de escutar os outros e até mesmo dar conselhos. 4 de agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.18 PSICOLOGIA DO SENSO COMUM

19 A palavra persuadir vem do latim “Persuadere”, que significa aconselhar ou “levar a uma opinião”. Já o termo “convencer”, é derivado da palavra vencer, o que nos leva a concluir que a pessoa convencida foi antes de tudo “vencida” por uma argumentação. 4 de agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.19 PERSUASÃO

20 A persuasão é a capacidade de fazer alguém agir, usando algum tipo de comunicação. A persuasão apela para a vontade e para as emoções das pessoas, enquanto que o convencimento apela à inteligência e à razão. 4 de agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.20 PERSUASÃO

21 Ciência: atividade eminentemente reflexiva, que procura compreender, elucidar e alterar o cotidiano, a partir de estudos sistemáticos. “Compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade” (Bock,2002, p. 19). 4 de agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.21 CIÊNCIA

22 Possui um caráter de continuidade: um novo conhecimento é sempre produzido a partir de outro anterior = Processo. Aspira a objetividade – deve ser passível de verificação e isenta de emoção para ser válida. Assim, as características do conhecimento científico são: Objeto Específico Linguagem rigorosa Métodos e técnicas específicas, Processo cumulativo de conhecimento e objetividade. 4 de agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.22 CIÊNCIA

23 A ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor, ou seja, a ciência afasta-se da realidade, transformando- a em objeto de investigação – o que permite a construção do conhecimento científico sobre o real. NEWTON 24 de maio de 2016 Tema da Apresentação23 CIÊNCIA

24 O saber pode assim ser transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido. 24 de maio de 2016 Tema da Apresentação24 CIÊNCIA

25 Nega-se, reafirma-se, descobrem-se novos aspectos, e assim a ciência avança. Nesse sentido, a ciência caracteriza-se como um processo. 24 de maio de 2016 Tema da Apresentação25 CIÊNCIA

26 24 de maio de 2016 Tema da Apresentação26 Letra grega ("psi"), símbolo da Psicologia. PSICOLOGIA

27 A psicologia (do grego Ψυχολογία; ψυχή) psique, "alma", e (λογία) logos, "palavra", "razão", "estudo”. É a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano e animal (para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada). 24 de maio de 2016 Tema da Apresentação27 PSICOLOGIAPSICOLOGIA

28 Em sua concepção moderna, a Psicologia tem por objeto algo que pode ser verificado e tanto quanto possível, quantificado. É claro que não podemos observar e medir a mente de uma pessoa ou de um animal. Podemos, entretanto, observar o que eles fazem em resposta às condições internas e externas do seu organismo. Ex. estresse. Sendo assim, podemos observar, medir ou quantificar seu comportamento. 24 de maio de 2016 Tema da Apresentação28 PSICOLOGIAPSICOLOGIA

29 24 de maio de 2016 Tema da Apresentação29 PSICOLOGIAPSICOLOGIA

30 Estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência. 24 de maio de 2016 Tema da Apresentação30 PSICOLOGIAPSICOLOGIA

31 OBJETOS DE ESTUDO DA PSICOLOGIA. 4 de agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.31 No sentido mais amplo, o objeto de estudo da Psicologia é o SER HUMANO.

32 A Psicologia é caracterizada pela diversidade de objetos de estudo (comportamento, personalidade, inconsciente, consciência, sentimentos, cognição etc). Esta diversidade de objetos se deve a duas razões: 1.Ser uma campo de conhecimento muito recente – final do séc. XIX. 4 de agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.32

33 2.O fato do cientista (pesquisador) se confundir com o objeto pesquisado. Dependendo do tipo de concepção de homem adotado pelo pesquisador se configurará um tipo de objeto que combine com ela. Exemplo: Psicanalista: visão idealista de homem. Objeto = inconsciente Comportamentalista: visão realista de homem. Objeto = comportamento observável. Assim, não existe uma Psicologia, mas Ciências Psicológicas 4 de agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.33

34 OS FENÔMENOS PSICOLÓGICOS 4 de agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.34

35 A Psicologia contribui com o estudo dos fenômenos psicológicos para a compreensão da totalidade da vida humana. 4 de agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.35 A MATÉRIA-PRIMA DA PSICOLOGIA é a vida dos seres humanos.

36 Os fenômenos psicológicos referem-se a processos que acontecem em nosso mundo interno e que são construídos durante a nossa vida. São processos contínuos, que nos permitem pensar e sentir o mundo, nos comportamos das mais diferentes formas, nos adaptarmos à realidade e transformá-la. Esses processos constituem a nossa subjetividade. 4 de agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.36

37 A subjetividade não é inata, ela é construída aos poucos no mundo social e cultural,num determinado momento histórico. A subjetividade também é responsável pela transformação da realidade social. “Criando e transformando o mundo (externo), o homem constrói e transforma a si próprio” (Bock, 2002, p. 23). Movimento e transformação = características do Humano A Subjetividade como Objeto de Estudo da Psicologia 4 de agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.37

38 O homem em todas as suas expressões, as visíveis (nosso comportamento) e as invisíveis (nossos sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas (porque somos todos assim). “O importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam”. (Guimarães Rosa) SUBJETIVIDADE 24 de maio de 2016 Tema da Apresentação38

39 A teoria da escolha advoga que todos podem assumir o controle da própria vida, mesmo que as escolhas anteriores tenham sido absolutamente equivocadas. Obrigada!! 24 de maio de 2016 Tema da Apresentação39


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