A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem e Comunicação Empresarial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem e Comunicação Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem e Comunicação Empresarial
01 de setembro de 2009

2 Funções da linguagem Função Emotiva ou Expressiva Centrada no emissor
Reflete sua visão própria de mundo, suas emoções, sentimentos e estados subjetivos Personalidade e juízo de valor do emissor são nítidas Interjeições, exclamações, reticências Ex.: Nós o amamos muito, Kaká!! Ai, quem me dera...

3 Funções da linguagem Função Conativa ou Apelativa Centrada no receptor
Visa modificar ideias, opiniões Mensagens contêm ordens, apelos, tentativas de convencimento ou sedução Uso do imperativo, vocativo e tom persuasivo Frequente na propaganda Ex.: "Compre aqui...” Fica quieto, rapaz!

4 Funções da linguagem Função Fática Centrada no canal
Abre, fecha ou testa o canal de comunicação Ex.: Alô? Está me ouvindo? Oi. Tudo bem?

5 Funções da linguagem

6 Funções da linguagem Função Metalingüística
Visa explicar, esclarecer o código utilizado Quando a linguagem fala por si própria Ex.: Escrevo porque gosto de escrever. Ao passar as idéias para o papel, sinto-me realizada... Making of de um filme Dicionário, gramática

7 Funções da linguagem Função Poética Centrada na mensagem
Busca construí-la de forma original, criativa, inovadora Forma tão importante quanto o conteúdo Não é exclusividade da poesia ou do texto literário Ex.: O grande barato de se comprar um carro novo é não pagar caro por ele.

8 Funções da linguagem Função Referencial
Centrada no contexto da comunicação Visa essencialmente informar, sem juízo de valor Ex.: O que temos para almoçar hoje? Filé com fritas.

9 Poética x Conativa Qual a diferença entre o uso da função poética e da função conativa na publicidade? Beba Coca-cola O primeiro sutiã a gente nunca esquece Só amanhã, no Magazine Luiza! Bradesco – Completo

10 Função referencial no dia-a-dia profissional
É a mais utilizada Necessidade de precisão e objetividade das informações Quanto menos ruídos, mais bem-sucedido será o processo Exige precisão vocabular Evite palavras-ônibus (coisa, “bagulho”, treco)

11 Como tornar a linguagem mais compreensível
Frases curtas Voz ativa Ex.: Foram realizadas pesquisas... A empresa Araponga realizou pesquisas...

12 Como tornar a linguagem mais compreensível
Vocabulário – evitar o uso de palavras técnicas e abstratas Palavras abstratas Palavras que encerram juízo de valor Palavras amplas de referencial impreciso Felicidade Liberdade Errado Bom Mau Certo Agradável Reacionário Comunista Esquerda Direita Neoliberal

13 Como tornar a linguagem mais compreensível
Generalização – evitar, pois torna o texto comum, impreciso, confuso. Ex.: Leite faz mal às crianças. Leite contaminado por radiação faz mal às crianças. Leite contaminado por radiação provoca diarréia nas crianças.

14 Como tornar a linguagem mais compreensível
Ex.: Prédio feio Prédio abandonado, sujo Prédio com rachaduras na estrutura, desabamento da cobertura, abandonado

15 Como tornar a linguagem mais compreensível
Economia verbal – determinar previamente o objetivo da mensagem, organizar o pensamento


Carregar ppt "Linguagem e Comunicação Empresarial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google