A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MINISTÉRIO PÚBLICO. O MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO É COMPOSTO Ministério Público Federal; Ministério Público do Trabalho; Ministério Público Militar; Ministério.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MINISTÉRIO PÚBLICO. O MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO É COMPOSTO Ministério Público Federal; Ministério Público do Trabalho; Ministério Público Militar; Ministério."— Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO PÚBLICO

2 O MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO É COMPOSTO Ministério Público Federal; Ministério Público do Trabalho; Ministério Público Militar; Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Os Ministérios Públicos dos Estados (MPE).

3 MINISTÉRIO PÚBLICO Cada ramo do MPU, na respectiva área de atuação, defende os interesses da sociedade e zela pelo respeito à lei sociedade e zela pelo respeito à lei. A organização, as atribuições e o estatuto do Ministério Público da União divergem do Ministério Público dos Estados. Enquanto o MPU é regido pela Lei Complementar nº 75/1993, o MPE rege-se pela Lei nº 8.625/1993.

4 O QUE O MPU FAZ? a) defesa da ordem jurídica, ou seja, o Ministério Público deve zelar pela observância e pelo cumprimento da lei. FISCAL DA LEI, atividade interveniente. b) defesa do patrimônio nacional, do patrimônio público e social, do patrimônio cultural, do meio ambiente, dos direitos e interesses da coletividade, especialmente das comunidades indígenas, da família, da criança, do adolescente e do idoso. DEFENSOR DO POVO. c) defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

5 O QUE O MPU FAZ? d) controle externo da atividade policial. Trata-se da investigação de crimes, da requisição de instauração de inquéritos policiais, da promoção pela responsabilização dos culpados, do combate à tortura e aos meios ilícitos de provas, entre outras possibilidades de atuação. Os membros do MPU têm liberdade de ação tanto para pedir a absolvição do réu quanto para acusá-lo.

6 MINISTÉRIO PÚBLICO INSTRUMENTOS DE ATUAÇÃO DO MPU (alguns exemplos) a) promover ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade; d) promover mandado de injunção; c) impetrar habeas corpus e mandado de segurança; b) promover representação para intervenção federal nos Estados e Distrito Federal;

7 MINISTÉRIO PÚBLICO e) promover inquérito civil e ação civil pública para proteger: direitos constitucionais; patrimônio público e social; meio ambiente; patrimônio cultural; interesses individuais indisponíveis, homogêneos e sociais, difusos e coletivos.

8 MINISTÉRIO PÚBLICO f) promover ação penal pública; h) expedir notificações ou requisições (de informações, de documentos, de diligências investigatórias, de instauração de inquérito policial à autoridade policial). g) expedir recomendações, visando à melhoria dos serviços públicos e de relevância pública;

9 GARANTIAS DOS MEMBROS DO MPU Irredutibilidade de vencimentos. Foro especial; Independência funcional (liberdade no exercício das funções); Inamovibilidade (impossibilidade de remover compulsoriamente o titular de seu cargo, exceto por motivo de interesse público) Vitaliciedade;

10 VEDAÇÕES AOS MEMBROS DO MPU Atividade político-partidária. Participação em sociedade comercial; Exercício da advocacia; Recebimento de honorários ou custas;

11 MINISTÉRIO PÚBLICO O procurador-geral da República é o chefe do Ministério Público da União e do Ministério Público Federal; Nomeado pelo presidente da República, após aprovação do Senado Federal, cabe a ele, dentre outras atribuições nomear o procurador-geral do Trabalho, o procurador-geral da Justiça Militar e dar posse ao procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

12 MINISTÉRIO PÚBLICO DOS ESTADOS O Ministério Público define-se como órgão constitucional autônomo, inserido entre as funções essenciais à prestação jurisdicional, incumbido de zelar pela defesa da ordem jurídica, dos interesses sociais e individuais indisponíveis e do próprio regime democrático;

13 MINISTÉRIO PÚBLICO DOS ESTADOS Para exercer essas relevantes funções públicas, os membros da Instituição gozam de prerrogativas de independência funcional equiparadas às dos membros da magistratura. A Instituição goza de autonomia administrativa e funcional, exercendo a iniciativa privativa dos projetos de lei sobre a definição dos direitos, deveres, prerrogativas e subsídios de seus membros e dos vencimentos do seu pessoal de apoio.

14 MINISTÉRIO PÚBLICO DOS ESTADOS No Estado da Bahia, o Ministério Público é chefiado pelo Procurador Geral de Justiça, escolhido pelo Governador do Estado dentre os integrantes de lista tríplice formada pelo voto de todos os Procuradores e Promotores de Justiça do Estado.


Carregar ppt "MINISTÉRIO PÚBLICO. O MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO É COMPOSTO Ministério Público Federal; Ministério Público do Trabalho; Ministério Público Militar; Ministério."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google