A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de Computadores Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho E-mail: cynaracarvalho@yahoo.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de Computadores Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho E-mail: cynaracarvalho@yahoo.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de Computadores Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho

2 Introdução São classificados em dois grandes grupos:
•Sistemas analógicos Computador analógico: trata-se de uma classe de computadores que resolve problemas referentes a condições físicas, por meio de quantidades mecânicas ou elétricas. Ex.: tem emprego principalmente em laboratórios de pesquisa e para aplicações científicas e tecnológicas. •Sistemas digitais Computado digital: trata-se de um dispositivo projetado para executar sequencias de operações aritméticas e lógicas. (dígitos binários) Ex.: tem emprego mais generalizado em bancos, comércio, indústria e empresas de modo geral. Bit = menor unidade de informação (“binary digit”) byte = 8 bits 0 = apagado/desligado/desativado/ não/falso KB = 1024 bytes 1 =aceso/ligado/ativado/sim/verdadeiro

3

4 Introdução Quanto a característica de operação: •Analógicos •Digitais Quanto a característica de utilização: •Científicos •Comerciais Quanto a característica de construção: •1ªGeração •2ªGeração •3ªGeração •4ªGeração •5ªGeração

5 Introdução Existem vários tipos de computadores, desde os de mão até os que ocupam andares inteiros. Quanto a capacidade de processamento, podem realizar milhões e até trilhões de instruções por segundo. Os computadores podem ser classificados como: Supercomputadores Mainframes Minicomputadores Computadores Pessoais Notebooks Palmtops

6 Supercomputadores O primeiro supercomputador foi projetado por Seymour Cray, na década de 60, para a empresa Control Data. Supercomputadores são computadores formados por um conjunto de gabinetes interligados ocupando grandes áreas, eles atingem as maiores velocidades de processamento. Além disso, processam enormes quantidades de dados ao mesmo tempo. Para conseguir estes desempenhos eles usam as seguintes estratégias: Utilizam vários processadores que trabalham ao mesmo tempo. Utilizam toda sua capacidade de processamento para executar poucos programas, mas a velocidade altíssimas. Concentram todo poder em poucas tarefas.

7 Onde encontrar Supercomputadores
Grandes Centros de Pesquisa para: Previsão do Tempo Animação Gráfica (Cinema) Investigação Energia Nuclear Simulações de exploração de petróleo

8 Problemas dos Supercomputadores
Elevado aquecimento devido ao número de processadores operando ao mesmo tempo e em altíssimas velocidades. Os dados não podem ser transmitidos entre as partes componentes do supercomputador a velocidade superior à velocidade da luz, o que limita a velocidade global do supercomputador. Supercomputadores geram e consomem enormes quantidades de dados em um curto espaço de tempo e todos esses dados devem estar corretos, pois erros causariam problemas nos resultados finais do processamento. Isso gera a necessidade de processos de certificação da correção dos dados que serão processados.

9 Supercomputadores x Computador
Um exemplo de estudo realizado por um supercomputador foi o levantamento da poluição atmosférica na cidade de Los Angeles. Para criar uma simulação precisa, foram necessárias mais de 500 mil variáveis (relevo, temperatura, etc.), o que levaria aproximadamente 45 horas de processamento em um computador de menor porte. O supercomputador usado apresentou os resultados em meia hora.

10 Supercomputadores

11 Mainframes Os Mainframes também são computadores de grande porte (ocupam espaços menores que os supercomputadores). Que permitem o processamento de grandes quantidades de dados e possuem vários processadores operando ao mesmo tempo. A principal diferença entre o mainframe e o supercomputador é que o mainframe é usado para processar dados de várias aplicações de usuários ao mesmo tempo (podendo chegar a milhares de usuários simultâneos). São mais fáceis de programar que os supercomputadores e são utilizados na sua maioria para aplicações comerciais. São conhecidos hoje em dia como Servidores, pois eles atuam em uma rede como o computador que controla recursos dos demais computadores dessa rede.

12 Onde encontrar Mainframes
Empresas que necessitem que muitos usuários utilizem muitos programas diferentes, processem grandes quantidades de dados. Ex: Bancos.

13 Mainframes

14 Minicomputadores A história dos minicomputadores teve início em 1959, com o lançamento do PDP-1 da Digital. O Minicomputador é um computador utilizado como servidor de rede que permite o acesso de vários usuários ao mesmo tempo, mas em quantidade inferior a permitida pelos mainframes. Por isso ele é utilizado em nível departamental. A IBM e a HP são alguns dos fabricantes desse tipo de computador.

15 Minicomputadores

16 Microcomputadores A história dos microcomputadores teve início em 1977, com o lançamento de computadores que eram vendidos como produtos ao consumidor, para uso pessoal. As empresas que lançaram modelos na época foram Apple, Radio Shack e Commodore. Atualmente microcomputador é sinônimo de computador pessoal. O Microcomputador é de pequeno porte, normalmente utilizado sobre a mesa de trabalho, é relativamente barato e projetado para uso individual. Esses computadores foram os responsáveis pela grande evolução da computação no dia a dia das pessoas, pois permite acesso ao processamento de dados, mesmo que o usuário não tenha nenhuma formação específica na área de computação. O microcomputador popularizou a informática.

17 Microcomputadores

18 Notebooks ou Laptops A história dos notebooks começa em 1983 com o lançamento do Model 100 Micro Executive Workstation pela Radio Shack, foi o primeiro computador portátil (pesava 5,5 kg). Os Notebooks ou Laptops são computadores que apresentam capacidade de processamento e funcionamento idêntico aos microcomputadores, mas montados em gabinetes menores e muito mais leves, que integram todos os componentes em um único gabinete o que os tornam portáteis e elevam seus preços. Esse nome notebook dá-se devido a sua aparência com um livro, com um gabinete dobrável.

19 Notebooks ou Laptops

20 Palmtops ou Handhelds Os Palmtops ou Handhelds são computadores portáteis, pequenos o bastante para serem segurados em uma mão e operados com a outra. Normalmente possuem uma tela de cristal líquido colorida para apresentação de dados, na qual utilizando uma caneta especial os usuários podem inserir dados.

21 Palmtops ou Handhelds

22 Tablet Os primeiros dispositivos deste tipo que chegaram ao mercado foram chamados Tablet PCs. Estes dispositivos eram operados com o toque de uma caneta especial e utilizavam os mesmos Sistemas Operacionais presentes nos PCs convencionais, às vezes levemente adaptados para o uso com telas sensíveis ao toque. Um Tablet, é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos. Apresenta uma tela sensível ao toque (touchscreen) que é o dispositivo de entrada principal. A ponta dos dedos ou uma caneta aciona suas funcionalidades. É um novo conceito: não deve ser igualado a um computador completo ou um smartphone, embora possua funcionalidades de ambos.

23 Tablet

24 Mesa digitalizadora Computador com sensores que detectam interferências como toque, movimento, pressão ou calor.


Carregar ppt "Tipos de Computadores Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho E-mail: cynaracarvalho@yahoo.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google