A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAS DE REPRESENTAÇÃO QUE SERVEM PARA DESCREVER AS ESTRUTURAS DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM UM BD. Modelos de Dados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAS DE REPRESENTAÇÃO QUE SERVEM PARA DESCREVER AS ESTRUTURAS DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM UM BD. Modelos de Dados."— Transcrição da apresentação:

1 FORMAS DE REPRESENTAÇÃO QUE SERVEM PARA DESCREVER AS ESTRUTURAS DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM UM BD. Modelos de Dados

2 As Três Abordagens Clássicas O usuário vê o banco de dados segundo um modelo de visões; O modelo de visões e o modelo conceitual são bastante semelhantes, as vezes idênticos; Portanto os conceitos aplicados aqui servem tanto para o nível conceitual quanto para o de visões; Abordagem Hierárquica; Abordagem em Rede Abordagem Relacional;

3 A Abordagem Hierárquica Esta seção e as seguintes são baseadas em um banco de dados contendo as entidades: Filial, Departamento e Funcionário. Na abordagem hierárquica, como o próprio nome já diz, os dados são organizados de acordo com níveis hierárquicos preestabelecidos; Os primeiros bancos de dados estão baseados nesta abordagem. Segundo Date, um banco de dados hierárquico, compõe-se de um conjunto ordenado de árvores – mais precisamente, de um conjunto ordenado de ocorrências múltiplas de um tipo único de árvore.

4 A Abordagem Hierárquica Na abordagem hierárquica, podemos ver o banco de dados como um único arquivo organizado em níveis. O nível superior que contém a filial é chamado de raiz. Qualquer acesso ao banco de dados deve ser feito a partir dele; Em geral, a raiz pode ter qualquer quantidade de dependentes, e estes, qualquer quantidade de dependentes de nível mais baixo

5 Exemplo de um Modelo Hierárquico

6

7

8

9

10 A Abordagem em Rede No modelo em rede as informações são representadas por uma coleção de registros e o relacionamento entre elas é formado através de ligações (link); Extensão do modelo hierárquico; É uma relação membro-proprietário, na qual um membro pode ter muitos proprietários.

11 A Abordagem em Rede Em um BD estruturado como um modelo em rede há freqüentemente mais de um caminho para acessar um determinado elemento de dado. A principal diferença entre a abordagem hierárquica e a em rede é que um registro-filho tem exatamente um pai na abordagem hierárquica, enquanto na estrutura de rede um registro-filho pode ter qualquer número de pais.

12 A Abordagem em Rede

13 A Abordagem Relacional Um banco de dados relacional consiste em uma coleção de tabelas, cada uma designada por um nome único. Tabelas Uma tabela é uma representação bi-dimensional de dados composta de linhas e colunas; Uma tabela de alunos de uma escola é apresentada a seguir.

14 A Abordagem Relacional

15 Atributos ou Colunas Considerando a tabela Aluno; Ela tem três colunas Num_Matrícula, Nome_Aluno e Sexo_Aluno; A cada uma destas colunas damos o nome de atributo; Um nome de atributo deve ser único em uma tabela e dizer exatamente o tipo de informação que ele representa.

16 Atributos ou Colunas Regras: 1. Uma coluna (atributo) não segue um ordenamento especifico; 2. O valor de uma coluna não pode ser decomposto em mais de uma coluna; 3. Nome de uma coluna deve expressar exatamente o que armazena; 4. Deve-se utilizar prefixos padronizados, Cod-Dept, Nome-Funcionorio, Qtde-Estoque.

17 Linhas, Registros ou Tuplas A tabela Aluno possui cinco registros; Cada registro representa um relacionamento entre um conjunto de valores; A este relacionamento damos o nome de registro, linha ou ainda Tupla; Cada linha da tabela é única e possui um atributo identificador (Num_Matrícula); Este atributo identificador é chamado de chave primária.

18 Linhas, Registros ou Tuplas Regras: 1. Em uma tabela não devem existir linhas duplicadas; 2. As linhas de uma tabela não seguem uma ordem especifica.

19 Terminologias aplicadas a BD Terminologia Básica Campo: unidade básica de informação mínima com significado Registro:conjunto de campos Arquivo: conjunto de registros Banco de Dados (BD): conjunto de arquivos e as formas de manipulação Terminologia Relacional Campo:atributo Registro:tupla Arquivo:tabela ou relação Domínio:conteúdo da relação

20 Modelo Relacional É o padrão atual para a construção de ferramentas de BD Basicamente, um BD relacional é composto de tabelas ou relações Uma tabela é um conjunto não ordenado de linhas Cada linha é composta por uma série de valores de campo Cada campo é identificado por um nome de campo O conjunto de campos das linhas de uma tabela que possuem o mesmo nome formam uma coluna

21 Modelo Relacional - Composição de um Banco de Dados Relacional


Carregar ppt "FORMAS DE REPRESENTAÇÃO QUE SERVEM PARA DESCREVER AS ESTRUTURAS DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM UM BD. Modelos de Dados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google