A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 7. RENASCIMENTO CULTURAL OU RENASCENÇA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 7. RENASCIMENTO CULTURAL OU RENASCENÇA"— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 7. RENASCIMENTO CULTURAL OU RENASCENÇA

2

3 Definição: movimento cultural, artístico e científico ocorrido na Europa durante a transição entre as idades Média e Moderna. Rompeu com o padrão de pensamento vigente no mundo medieval, introduzindo a cultura laica (não religiosa). Quando: entre os séculos XIV e XVI; Onde: Itália (principal), Inglaterra, França, Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda/Bélgica (Países Baixos);

4 Renascimento, Renascença ou Renascentismo é o termo utilizado para identificar o período da História Europeia, durante os séculos XIV, XV e XVI. Em oposição à cultura feudal, o Renascimento foi um movimento cultural que expressou a mentalidade burguesa. Imagem: Estátua de Baco, feita por Michelangelo / Fotografia por Attilios / Disponibilizada por Tetraktys / Domínio Público Denomina-se “Renascimento” devido à redescoberta e à revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, base para as transformações do período em direção a um ideal humanista e naturalista.

5

6

7 PENSAMENTO RENASCENTISTA
Diferenças entre o pensamento medieval e o renascentista: PENSAMENTO MEDIEVAL PENSAMENTO RENASCENTISTA Teocentrismo Antropocentrismo Verdade = Bíblia Verdade = experimentação, observação Vida material sem importância Vida terrena e material também é importante Conformismo Crença no progresso Natureza = fonte do pecado Natureza = beleza, onde o homem se insere Ascetismo = doutrina de pensamento ou de fé que considera a ascese, isto é, a disciplina e autocontrole estritos do corpo e do espírito, um caminho imprescindível em direção a Deus, à verdade ou à virtude Hedonismo = cirenaísmo, dedicação ao prazer dos sentidos, fundamento de todos os prazeres espirituais Dogmatismo Fé diferente da razão

8 ANALOGIA ENTRE O HOMEM MEDIEVAL E O RENASCENTISTA: (MODERNO)
Enquanto o homem medieval era temente a Deus, envolvido na cristandade e acomodado às restrições/obrigações servis, o homem moderno tornou-se crítico, individualista, envolvido no espírito de competição capitalista.

9 FATORES: A expansão marítima e o renascimento comercial;
Influência da civilização bizantina; A retomada dos estudos das civilizações clássicas(greco-romana),graças à preservação pelos mosteiros medievais; A ascensão socioeconômica da burguesia; A invenção da imprensa; A prática do mecenato; ...

10 Vincent de Beauvais escrevendo em seu escritório, em ilustração do século XV. Até a invenção da imprensa, os livros, copiados manualmente, tinham circulação muito restrita.

11 Gravura do século XVI representando gráficos trabalhando em uma oficina que contava com os equipamentos tipográficos inventados por Gutemberg.

12 MECENATO termo que indica o incentivo e o patrocínio de artistas e de literatos e, mais amplamente, de atividades artísticas e culturais. Mecenas: burguesia, princípes e até Papas financiavam e protegiam as artes e os artistas; entre as famílias mais ricas de Florença, contavam-se os Médicis, que acabaram por controlar o governo da cidade e tornaram-se mecenas generosos. Imagem: Cosmo de Médici, um dos mais importantes mecenas do Renascimento. / Pintura de Pontormo ( / Disponibilizada por Eloquence / Domínio Público

13

14 Fundamentos: Antropocentrismo Racionalismo Humanismo e individualismo
Do grego anthropos “humano” e kentro “centro”, ou seja, o Homem no centro das atenções. Antropocentrismo Racionalismo Humanismo e individualismo Esta doutrina afirma que existe uma causa inteligível em tudo, mesmo que não possa ser demonstrada de fato, como a origem do Universo. individualismo em oposição ao teocentrismo e às concepções da filosofia escolástica. Esta nova concepção expressou-se nas Artes Plásticas e na Literatura e fez desenvolver o estudo da Medicina, da Física, entre outras Imagem: Homem vitruviano / Leonardo da Vinci (1452 – 1519) / Disponibilizada por Lviatour / Domínio Público

15 Humanismo: volta aos valores da Antiguidade Clássica
O Nascimento de Vênus Imagem: O nascimento de Vênus, / Sandro Botticelli (1445–1510) / Disponibilizado por Eloquence / Domínio Público.

16 “O homem é a medida de todas as coisas”
Tratava-se na verdade de valorizar as pessoas em si, encontrar nelas as qualidades e as virtudes negadas pelo pensamento católico medieval. Imagem: Homem vitruviano / Leonardo da Vinci (1452 – 1519) / Disponibilizada por Lviatour / Domínio Público Ideal de universalidade: Os renascentistas acreditavam que uma pessoa poderia vir a aprender e saber tudo o que se conhecia.

17 A nova maneira de representar o mundo
Na pintura medieval, as figuras são estáticas de expressões invariáveis, fixas em um fundo chapado. Já a pintura renascentista busca representar objetos, pessoas e paisagens como eram de fato no mundo real. Entre as características, cria-se a ilusão de profundidade na tela, além de movimento. Imagem: Anunciação / Sandro Botticelli (1445 – 1510) / Disponibilizada por Eloquence / Domínio Público. Imagem: Anunciação - datada do ano de 1020 / Autoria do Mestre de Hitda-Evangeliars / disponibilizada por Eloquence / Domínio Público.

18

19 FLORENÇA: capital das artes
O renascimento começou em Florença; quando poetas, pintores, escultores e arquitetos criaram, entre os séculos XIII e XV, uma quantidade infinita de obras de arte. Imagem: Florença, Ponte Vecchio, Italia / Fotografia e disponibilização por Idéfix / GNU Free Documentation License

20 ITÁLIA – BERÇO DO RENASCIMENTO

21 FATORES DO PIONEIRISMO ITALIANO NO RENASCIMENTO:
Desenvolvimento comercial de suas cidades; Mecenato (burguesia incentivadora e protetora das artes); Abrigo dos sábios e artistas bizantinos, com a queda de Constantinopla; Sede do Império Romano. No centro da figura, o atento Maximiliano Sforza, filho de importante família de Milão, rodeado de colegas desinteressados na aula.

22

23

24 Lourenço de Médici Nicolau Maquiavel, autor de O príncipe Mona Lisa, de Leonardo da Vinci

25 MIGUEL ÂNGELO O grandioso esquema compositivo para o teto da capela Sistina estabelece uma narrativa do velho testamento, desde o Gênesis ao Dilúvio, a que se juntou, na parede do altar, uma enorme composição plena de dramatismo, interpretando o Julgamento Final ( ). Imagem: Visão parcial do teto da Capela Sistina / Michelangelo. / Fotografia e Disponibilização por Jean-Christophe BENOIST / GNU Free Documentation License

26 Michelangelo trabalhou durante quatro anos na pintura do teto da Capela Sistina, no Vaticano, onde concebeu e realizou grande número de cenas do Antigo Testamento. A cena mais representativa é a da criação do homem, em que Deus estende a mão para tocar a de Adão.

27 A ARTE DE MICHELÂNGELO A CRIAÇÃO DE ADÃO PIETÁ DAVI MOISÉS

28 Na famosa Pietá Michelangelo representou Cristo morto no colo de Maria
Na famosa Pietá Michelangelo representou Cristo morto no colo de Maria. Expressa o infinito amor da mãe pelo filho.

29 Sandro Botticcelli, ao desenhar este belo Nascimento de Vênus, inspirou-se na mitologia clássica greco-romana; ele queria reconciliar o pensamento cristão com o pensamento pagão da Antiguidade.

30 SÃO FRANCISCO PREGANDO AOS PÁSSAROS
A OBRA DE GIOTTO LAMENTO ANTE CRISTO MORTO SÃO FRANCISCO PREGANDO AOS PÁSSAROS

31 Leonardo da Vinci Foi um dos mais notáveis pintores do Renascimento e possivelmente seu maior gênio; destacou-se como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico; conhecido principalmente como pintor, duas de suas principais obras são Monalisa e A Última Ceia. Imagem: Self-portrait of Leonardo da Vinci / Leonardo da Vinci ( ) / Giz vermelho / Disponiblizada por Amandajm / Domínio Público.

32 OBRAS DE LEONARDO DA VINCI
GIOCONDA (MONA LISA) SANTA CEIA

33 Ao morrer, com aproximadamente 67 anos, Leonardo da Vinci deixou cerca de
quatro mil páginas, com desenhos, anotações, projetos de máquinas e tratados científicos. Entre seus projetos, encontramos máquinas voadoras, máquinas de guerra (capazes de lançar bombas à distância), máquinas têxteis, esboços precisos de músculos, de nervos e do cérebro humano. Ao lado, uma das páginas deixadas por Da Vinci, na qual se pode ver o projeto de um laminador movido por roda hidráulica.

34

35 A EXPANSÃO DO RENASCIMENTO CULTURAL PELA EUROPA:
Thomas Morus: Utopia Inglaterra William Shakespeare: Romeu e Julieta, Hamlet, Otelo As obras de Shakespeare estão ainda hoje presentes no teatro e no cinema. França Michel de Montaigne: “Ensaios críticos” François Rabelais: “Gargântua e Pantagruel” Espanha El Greco: O enterro do conde de Orgaz Miguel de Cervantes: Dom Quixote

36 ALBRECHT DÜRER AUTO-RETRATO VISTA DE TOLEDO SOB A TEMPESTADE
O RENASCIMENTO FORA DA ITÁLIA EL GRECO ALBRECHT DÜRER AUTO-RETRATO O ENTERRO DO CONDE ORGAZ VISTA DE TOLEDO SOB A TEMPESTADE

37 O RENASCIMENTO FORA DA ITÁLIA
História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural O RENASCIMENTO FORA DA ITÁLIA HIERONYMUS BOSCH PIETER BRUEGHEL BANQUETE DE NÚPCIAS Imagem: O Jardim das Delícias / Hieronymus Bosch( ) / Disponibilizada por Dcoetzee / Domínio Público. Imagem: Banquete de Núpcias / Pieter Brueghel (1526/ ) / Disponibilizada por BetacommandBot / Domínio Público.

38 Sancho Pança e Dom Quixote. ( Azulejos em La Mancha, Espanha)
Países Baixos – Erasmo de Hoterdã: Elogio da Loucura Portugal – Luis de Camões – Os Lusíadas

39

40

41 O Renascimento Científico:
NICOLAU COPÉRNICO: teoria heliocêntrica; JONHAN KEPLER: órbitas elípticas dos planetas; GALILEU GALILEI: confirmação da teoria heliocêntrica; ANDRÉ VESÁLIO: “pai” da moderna anatomia; MIGUEL SERVET e WILLIAM HARVEY: mecanismo de circulação sangüínea; GIORDANO BRUNO: afirmou que o universo não era estático e a Terra não era o centro dele. Foi queimado na fogueira a mando da Inquisição. RENÉ DESCARTES, antropocentrismo, cogito ergo sum (penso, logo existo)

42 A revolução científica do Renascimento trazia revelações no campo da medicina que contrariavam dogmas da época. Vessálio, o pai da moderna anatomia, comprovou que o homem possui o mesmo número de costelas que a mulher. Harvey demonstrou que o sangue não circula em uma única direção.

43

44 Diagrama do sistema heliocêntrico de Copérnico, com a Terra e os planetas em órbita em torno do Sol; De revolutionibus (1543).

45 O físico e astrônomo italiano Galileu afirmava que a Terra girava ao redor do Sol, diferentemente das crenças da Igreja Católica, pois esta afirmava que a Terra era o centro do Universo. Galileu negou-se a retratar-se, apesar das ordens de Roma, e foi sentenciado à prisão perpétua.


Carregar ppt "CAPÍTULO 7. RENASCIMENTO CULTURAL OU RENASCENÇA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google