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SAP Best Practices Baseline Package V1.603 para Portugal Novidades

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Apresentação em tema: "SAP Best Practices Baseline Package V1.603 para Portugal Novidades"— Transcrição da apresentação:

1 SAP Best Practices Baseline Package V1.603 para Portugal Novidades

2 Síntese das novidades Novos subconjuntos auto-suficientes da solução Autarkic Escopo dos cenários predefinidos Os 100 principais relatórios do SAP ERP Descrições de dados mestre SAP Smart Forms predefinido Impressão de código de barras Nova ferramenta de instalação: Solution Builder do SAP Best Practices

3 SAP Best Practices Baseline Package: novos subconjuntos auto-suficientes da solução Autarkic
O SAP Best Practices Baseline Package compreende vários cenários predefinidos que abrangem todas as principais áreas empresariais (Ext. Accounting, Controlling, Sales, Production, Procurement, Service). Durante a instalação, você pode optar por: o pacote completo (todos os cenários) ou um subconjunto do pacote completo (cenários selecionados). Como um recurso novo, a SAP definiu três subconjuntos auto-suficientes Autarkic: cada um deles representa uma proposta de solução completa totalmente integrada. Cada subconjunto se concentra em uma área diferente: Manufacturing, Trade and Service. Os subconjuntos contêm apenas os cenários geralmente necessários à respectiva área. Esses subconjuntos também são descritos como “Escopos de nível de entrada”. “Escopos de nível de entrada” podem ser combinados uns com os outros e ampliados com outros cenários do SAP Best Practices Baseline Package.

4 SAP Best Practices Baseline Package Escopo dos cenários predefinidos
O SAP Best Practices Baseline Package compreende mais de 90 cenários predefinidos: Accounting Controlling Cenário Contabilidade financeira externa Razão Contabilidade de fornecedores/Contabilidade de clientes Contabilidade de clientes Contabilidade de fornecedores Administração de caixa Administração de imobilizados Contabilidade do imobilizado (inclusive a aquisição de imobilizado sem compra de logística e o encerramento do período na contabilidade do imobilizado) Aquisição do imobilizado por capitalização direta (compra de logística integrada) Aquisição do imobilizados para imobilizados de criação Partições e segmentos online Reporting do segmento Análise de custos de vendas Partição online Cenário Planejamento anual/Previsão Planejamento de receita SOP por transferência de planejamento de longo prazo para LIS/PIS/Capacidade Planejamento de preços do material comprado Planejamento de centros de custo de fabricação Planejamento geral de centros de custo Previsão do faturamento previsto trimestral com CO-PA Cálculo de custos do produto Cálculo de custos standard Contabilidade de custos indiretos - Real Cálculo de custos de referência e de simulação Ordens internas Planejamento de ordem de pesquisa e desenvolvimento Ordem interna para marketing e outros planejamentos de custos indiretos Encerramento do período Contabilidade financeira de encerramento do período Atividades de encerramento do período Avaliação de estoque para encerramento do exercício Centro “geral” de encerramento do período

5 SAP Best Practices Baseline Package Escopo dos cenários predefinidos
Sales and Distribution Materials Management Cenário Order to cash Fornecimento direto a terceiros com aviso de entrega Administração de créditos Processamento da ordem do cliente: venda no depósito Fornecimento gratuito Devoluções e reclamações Cotação Processamento da ordem do cliente potencial Fornecimento direto a terceiros sem aviso de entrega Item comprado Processamento de notas de crédito Administração de estoques em consignação do cliente Processamento de embalagens retornáveis Processamento interempresarial da ordem do cliente* Processamento da ordem do cliente com adiantamento de cliente Preparativos para o encerramento SD Processamento da nota de débito Cenário Ciclo integrado de compras Cotação de suprimento Compras de bens de consumo Suprimento sem QM Administração de estoque: retrabalho, refugo, bloqueio Contrato de suprimento Transferência de estoque com entrega Transferência de estoque sem entrega Devolução ao fornecedor Inventário físico/contagem do inventário e ajuste Subcontratação MM Suprimento e consumo de estoque em consignação Suprimento de self-service (Ciclo integrado de compras) Suprimento interno: transferência de estoque interempresarial*

6 SAP Best Practices Baseline Package Escopo dos cenários predefinidos
Production Planning & Control Logistics General / PLM / QM Cenário Previsão para estoque Planejamento de logística Produção para estoque – Manufatura discreta Produção para estoque – Indústria de processo Produção sob encomenda com configuração de variantes Produção sob encomenda sem configuração de variantes Produção repetitiva Subcontratação PP (Processamento externo) Processamento posterior (Material manufaturado do estoque) Processamento posterior (Material em processo) Cenário Logística geral Administração de lotes Administração de números de série (como parte integrada dos cenários selecionados) Retirada do lote Administração de qualidade Administração de qualidade para suprimento com avaliação de fornecedores PLM SAD facilitado (como parte integrada dos cenários selecionados) Desenvolvimento de produtos internos (com PS/ECM)

7 SAP Best Practices Baseline Package Escopo dos cenários predefinidos
Services Reports Cenário Serviços Administração de viagens Atualização interna Consultoria pontual com faturamento a preço fixo Contrato de venda com preço fixo e faturamento T&M Projeto com preço fixo e faturamento T&M Projeto interno Serviço com faturamento baseado em Tempo e Material Contrato de serviços com faturamento periódico Serviço com faturamento a preço fixo Processamento da ordem do cliente com adiantamento de cliente Projetos de encerramento do período Suprimento externo de terceiros Serviços de suprimento externo Serviços planejados Reparo do terminal Cenário Sistema de relatórios Relatórios do SAP ERP para contabilidade Relatórios do SAP ERP para logística

8 SAP Best Practices Baseline Package Os 100 principais relatórios do SAP ERP
O SAP Best Practices Baseline Package fornece informações sobre diversos relatórios na área contábil e de logística que podem ser usados para monitorar e controlar os processos da empresa. Ao todo, existem 100 relatórios listados (Os 100 principais relatórios do SAP Best Practices). O SAP Best Practices Baseline Package abrange: Um procedimento do processo empresarial que tem como foco relatórios importantes a serem usados na área de Contabilidade e Um procedimento do processo empresarial que destaca relatórios significativos na área de Logística. Além disso, em todos os cenários, com os procedimentos do processo empresarial, você obtém diretamente as informações sobre “Os 100 principais relatórios” mais apropriados para serem usados em um determinado cenário. Se forem necessários relatórios baseados no SAP Business Information Warehouse (SAP BI) , a solução baseada no SAP Best Practices Baseline Package poderá ser facilmente ampliada com outra funcionalidade de relatório do SAP BI. Nesse caso, implante apenas o SAP Best Practices for Business Intelligence que fornece vários relatórios, os quais permitem a análise dos dados a partir de aplicativos SAP operacionais e outros aplicativos empresariais e fontes de dados externas como bancos de dados, serviços online e Internet. Informações detalhadas sobre o SAP Best Practices for Business Intelligence podem ser encontradas em

9 SAP Best Practices Baseline Package Os 100 principais relatórios do SAP ERP
Relatórios de logística Relatórios de logística Administração e suprimento de materiais Análise geral: pedidos Análise geral: contratos e programas de remessas Análise geral: cotação Lista de notificações Análise do valor do pedido Pedido por material Pedido por fornecedor Pedido pelo número do documento Análise do grupo de compras Liberar documentos de compras Atribuir e processar requisições de compras Lista de necessidades de armazenamento Monitorização do estoque de subcontratação para fornecedor Análise do fornecedor Ativação em massa de modificações planejadas para fornecedor Lista de documentos de material Exibir estoques em depósito do material Documentos contábeis para material Documentos de material com motivo do movimento Análise do lote Síntese de disponibilidades Análise do centro Análise do material Consignação e liquidação pipeline Conversão coletiva Vendas e distribuição Lista de ordens do cliente Seleção da ordem do cliente Analisar ordens do cliente Partidas individuais de custos reais para documentos de vendas Listar documentos de faturamento Liberar documentos de faturamento para contabilidade Documentos de vendas incompletos Documentos de vendas bloqueados para entrega Documentos SD incompletos Requisição de compra por classificação contábil Pedidos por classificação contábil Lista de cotações Cotações a serem expiradas Cotações expiradas Cotações concluídas Clientes com dados de crédito em falta Notas de crédito Licença: documentos atribuídos Verificação do mestre de clientes relativo ao controle legal Ordens em atraso Monitor do suporte de vendas Devoluções

10 SAP Best Practices Baseline Package Os 100 principais relatórios do SAP ERP
Relatórios de logística Relatórios de contabilidade Serviço Notas de serviço Ordens de serviço e manutenção Lista de equipamentos Análise de custos Síntese de datas Produção Sistema de informações de ordens de produção Sistema info de peças em falta Planejamento da capacidade Planejamento de capacidade a longo prazo Planejamento a longo prazo: lista MRP Alterar plano Avaliação de planejamento de grupo de produtos Seleção: Plano/Real/Variação Custos/Receitas/Gastos/Recibos Real/Plano/Variação absoluta/Variação % Relatório sobre o andamento da ordem Exibir confirmação da ordem de produção Relatórios gerais Lista MRP Exibição de listas de requisições de compra Visão geral de estoques Monitor de entregas Razão Documentos de lançamento periódico Extratos de conta do Razão Balanço financeiro Balanço financeiro: Comparação real/Atual Diário compacto do documento Diário de partidas individuais Declaração recapitulativa Declaração prévia do IVA Plano de contas Imobilizado Imobilizado por centro de custo Imobilizado por classe do imobilizado Inventários Movimentos do imobilizado Aquisições do imobilizado Baixas do ativo imobilizado Contabilidade de classes de custo Documentos de contabilidade de custos: custos reais Ordens internas: relatórios de dados mestre Sistema de informações Custos/Receitas/Gastos/Recibos Real/Custos/Receitas

11 Relatórios de contabilidade
SAP Best Practices Baseline Package Os 100 principais relatórios do SAP ERP Relatórios de contabilidade Contabilidade de centros de custo Centros de custo: Real/Plano/Variação Intervalo: centros de custo Intervalo: classes de custo Centros de custo: síntese de planejamento Intervalo: Real/Orçamento/Compromissos Ordens internas Ordens: partidas individuais reais Ordens: partidas individuais de compromisso Lista: ordens Ordens: Real/Plano/Variação Ordem: síntese de planejamento Listar Orçamento/Real/Compromissos Demonstração de resultados Executar relatório

12 SAP Best Practices Baseline Package Descrições de dados mestre
O SAP Best Practices Baseline fornece valores standard para diferentes escopos de nível de entrada, como Services, Trade ou Manufacturing. Esses valores propostos permitem que você teste os processos empresariais sem precisar criar seus próprios dados mestre. Se você deseja testar processos empresariais com valores personalizados para dados organizacionais ou material específico, é necessário criá-los no sistema SAP ERP. Para ajudá-lo a criar seus próprios dados mestre, o SAP Best Practices fornece instruções passo a passo que mostram exatamente o que você precisa saber para instalar dados mestre para um objetivo específico. Para obter uma visão geral das descrições de dados mestre fornecidas com o SAP Best Practices Baseline Package consulte os próximos slides.

13 SAP Best Practices Baseline Package Descrições de dados mestre
Descrições para criação de dados mestre genéricos BPP Área Criar contas e grupos de contas Financials Criar imobilizados Atualização de segmentos e centros de lucro Atualização de áreas funcionais Criar centros de custo e grupos de centros de custo Controlling Atualizar hierarquia de centros de custo Criar classe de custo e grupo de classes de custo Criar coletor de custos Atualizar ciclos de rateio Criar custo standard para material individual Criar tipo de atividade/grupos Criar ordem interna Internal Orders Atualizar avaliação de fornecedores Vendor Criar mestre de fornecedores Criar registro info para compras Purchasing Criar lista de opções de fornecimento Criar contrato de compra Criar mestre de clientes Customer Criar condição de preço de venda BPP Área Atualizar capacidade Production Criar centro de trabalho Atualizar hierarquia de centros de trabalho Criar recursos para indústria de processo Criar grupo de produtos Criar matéria-prima (ROH) Material Creation Criar produto semi-acabado (HALB) Criar produto comercializável (HAWA) Criar produto acabado (FERT) (não configurável) Criar produto acabado (FERT) (configurável) Criar variante do material configurável Criar número da modificação Criar versão de produção Atualizar extensão do centro do material Extensions Atualizar extensão do depósito do material Criar número de série/equipamento Atualizar extensão da organização de vendas do material Criar lista técnica Bill of Materials Atualizar lista técnica - Link para material configurável

14 SAP Best Practices Baseline Package Descrições de dados mestre
Descrições para criação de dados mestre genéricos BPP Área Criar roteamento Routing & Master Recipe Criar lista de tarefas standard Atualizar programação do material por roteamento Criar receita mestre Anexar roteamento de variantes do material ao roteamento do material pai Criar perfil de configuração Variant Configuration Criar classificação de variante Carregar dependências da lista técnica Criar plano de estrutura de projeto standard (PEP) Projects Systems Criar rede standard Alocar material à rede standard Criar condições de saída SD Sales and Distribution Criar condições de imposto SD Criar registro info para determinação do material Criar registro info para determinação de bonificação em mercadoria BPP Área Atualizar catálogos - Criar grupos de códigos e códigos QM Atualizar catálogos - Criar conjuntos selecionados e codes do conjunto selecionado Criar característica mestre de controle Atualizar especificação do material Criar classificação de lotes Logistics General Atualizar extensões de mestre de materiais Extensions Criar empregado Human Capital Management Criar representante de vendas Criar lista de tarefas Plant Maintenance Criar mestre de serviços Criar produto dos serviços Customer Service Criar garantia Criar peça de reposição (DIEN) Material Creation

15 SAP Best Practices Baseline Package Smart Forms SAP predefinido
SAP Smart Forms é uma ferramenta de formulário de impressão poderosa e fácil de usar. Essa ferramenta permite a você criar e modificar facilmente formulários com uma ferramenta de design gráfico e fornece funcionalidade mais dinâmica e cores mais sólidas. É possível usar o Smart Forms pré-configurado fornecido com o SAP Best Practices Baseline Package nos respectivos cenários do SAP Best Practices. Dependendo dos requisitos, e com algumas pequenas adaptações, esse Smart Forms pré-configurado pode ser disponibilizado para utilização em sua empresa. Os cenários fornecidos com o SAP Best Practices Baseline Package utilizam Smart Forms da SAP sempre que possível. Em algumas regiões, os Smart Forms standard e pré- configurados não estão disponíveis; nesses casos, são utilizados os formulários SAPscript (formulários standard SAPscript, formulários pré-configurados SAPscript ). Para cada Smart Form SAP pré-configurado, é fornecida uma amostra de impressão (formato PDF) em inglês e português. Além disso, na lista de utilização de documentos você pode ver quais cenários empresariais utilizam Smart Forms. Você também obtém informações técnicas adicionais, por exemplo, modelos de formulários fornecidos, programas de impressão e subrotinas utilizadas.

16 SAP Best Practices Baseline Package Impressão de código de barras
Como novo recurso, o SAP Best Practices Baseline Package abrange impressão de códigos de barra. Os materiais de demonstração fornecidos com o SAP Best Practices são configurados para abranger códigos de barra. Se você decidir imprimir códigos de barra, terá de obedecer a informações importantes nos requisitos a serem preenchidos para impressão de códigos de barras e sobre as impressoras com suporte. Consulte a nota 5196 da SAP sobre detalhes importantes referentes a impressão de códigos de barra com SAPscript e a nota sobre detalhes importantes referentes a impressão de código de barra com formulários SAP Smart Forms.

17 Novas ferramentas de instalação Solution Builder do SAP Best Practices
é a ferramenta sucessora do Assistente de instalação do SAP Best Practices é tecnicamente compatível com o SAP Best Practices Deliveries (relacionadas a implementação técnica) fornece funcionalidade adicional para administração de soluções SAP e facilita os procedimentos do usuário final tem como foco as “Soluções” (pacotes do SAP Best Practices) oferece suporte a uma separação mais clara de tarefas relacionadas ao usuário final e ao desenvolvimento compreende funcionalidade estendida para desenvolvimento e implantação oferece suporte a escopo gráfico (consulte o próximo slide para obter detalhes)

18 Solution Builder do SAP Best Practices Escopo gráfico
Escopo gráfico baseado em modelos Modelos standard são fornecidos pelo SAP Best Practices (“Escopos de nível de entrada”) A solução pode ser facilmente aprimorada com modelos posteriores Baseada em escopo, uma nova solução (solução de cliente) é definida Os cenários de uma solução são dimensionados dinamicamente e ordenados em uma solução com aparência de mapa A cor de um cenário é determinada por sua atribuição a uma área de trabalho As áreas de trabalho são definidas no editor de área de trabalho. Aqui são definidos: cor, texto curto, longo e seqüência

19 Solution Builder: Componentes e funcionalidade básica
Administra soluções diferentes (Solution Editor) Mecanismo de escopo gráfico Composição/Personalização da estrutura organizacional Editor para áreas de aplicação + Atribuição Solution Builder Administra + monitora a implementação de uma solução (com base no cenário), acesso a logs Atribuição de building block, manutenção de informações no nível do cenário/exibição de edição do cenário(por exemplo, parâmetros de determinação de preços) Assistente de implementação Criação de building blocks Entrada de tipos de tarefa diferentes de atividades de implementação Manutenção de dados de instalação Building Block Builder

20 Navegação do Solution Builder alternando entre componentes
Assistente de implementação Building Block Builder

21 Solution Builder: limites de espectro do usuário definição e exemplo
"Usuário final com foco em vendas" "Usuário de desenvolvimento" … deseja … deseja …consultar os cenários …adaptar a solução utilizando interfaces fáceis e seguras …implementar uma solução fácil e de forma rápida …consultar os cenários …verificar a estrutura técnica de cenários e building blocks …desenvolver seus próprios building blocks …desenvolver os próprios cenários …desenvolver as próprias soluções combinando partes, por exemplo, fornecidas pelo SAP Best Practices com o próprio desenvolvimento …desenvolver de forma fácil e eficiente …usar o Solution Builder como uma ferramenta de implantação poderosa …não deseja …mergulhar em detalhes técnicos …lidar com a estrutura técnica de uma solução …ter entendimento de qualquer tecnologia de implementação (por exemplo, eCATTs, BC-Sets)

22 Solution Builder: ferramenta de navegação específica a grupo-alvo
"Usuário final com foco em vendas" "Usuário de desenvolvimento" Solution Builder Assistente de implementação Exibição da implementação Exibição de edição do cenário Building Block Builder Exibição da solução Exibição do cenário

23 Copyright 2009 SAP AG. All Rights Reserved
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