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Operações de sortimento SAP Best Practices for Retail (Brasil)

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Apresentação em tema: "Operações de sortimento SAP Best Practices for Retail (Brasil)"— Transcrição da apresentação:

1 Operações de sortimento SAP Best Practices for Retail (Brasil)

2 Visão geral do cenário 1 Objetivo e benefícios: Objetivo Benefícios
O objetivo da estruturação de sortimentos é definir sortimentos, decidir quais artigos serão catalogados e para quais lojas e quais quantidades serão atribuídas às lojas individuais. Os sortimentos são objetos separados no SAP Retail, usados para a administração de sortimentos. A atribuição de artigos aos sortimentos determina quais sortimentos, e consequentemente, quais artigos uma loja pode comprar e vender. Os artigos podem ser atribuídos aos sortimentos automaticamente durante a atualização de artigos ou sortimentos, como resultado das regras de verificação. Alternativamente, os artigos podem ser atribuídos manualmente a módulos layout de sortimento que são, então, atribuídos aos sortimentos. Em ambos os casos, o sistema gera automaticamente condições de catalogação para cada combinação válida de artigo e sortimento. Benefícios O planejamento do sortimento oferece processos de planejamento efetivos a toda a organização. E vai além das quatro principais áreas – planejamento estratégico, de localização, de mercadorias e de sortimento – para vincular ao planejamento de remarcação para baixo, à otimização de prateleiras, ao gerenciamento de estilo, a compras e à funcionalidade de alocação. Conectando esses processos de planejamento e execução, você estará posicionado, de forma ideal, para maximizar os lucros e se adaptar rapidamente às condições do mercado em mudança.

3 Visão geral do cenário 2 Objetivo e benefícios:
Principais fluxos do processo abordados Definição de expositores Definir um sortimento geral (e módulo layout) Criar uma versão do módulo layout e atribuir um expositor a ele Atribuir artigos à versão do módulo layout Atribuir usuários de sortimento ao sortimento (módulo layout) Liberar a versão de módulo de layout e criar condições de catalogação Mais recursos de workbench do layout Eliminar condições de catalogação de layout

4 Visão geral do cenário 3 Aplicações SAP obrigatórias: Obrigatório
SAP enhancement package 3 para SAP ERP 6.0 Funções da empresa envolvidas nos fluxos do processo Planejador do sortimento de retail

5 Diagrama do fluxo do processo
Planejador do sortimento de retail 4.1 Definir expositores 4.2 Criar um sortimento geral 4.3 Criar um layout Modular a versão e atribuir um expositor 4.4 Atribuir artigos à versão do módulo layout 4.5 Atribuir usuários de sortimento ao sortimento (módulo layout) 4.8 Eliminar condições de catalogação de layout 4.7 Mais recursos de workbench do layout 4.6 Liberar a versão do módulo layout e criar condições de catalogação

6 Estruturação/catalogação de sortimentos
Artigo Catalogação Módulo de sortimento A Sortimento Módulo de sortimento B Condições de catalogação

7 Estruturação de sortimentos com o sortimento geral
Usuário do sortimento Artigo Catalogação N:M Módulo de sortimento A Cliente Cliente Sortimento Módulo de sortimento B M:1 CD Condições de catalogação Ponto de referência CD Filial Loja

8 Estruturação de sortimentos com um ponto-modelo
Usuário do sortimento Artigo Catalogação Módulo de sortimento A Cliente Cliente Sortimento Módulo de sortimento B M:1 CD 1:M Condições de catalogação Ponto de referência CD Filial Loja

9 Modelo de dados de catalogação (atribuição 1:1)
WRF1 Dados do centro WRS1 Dados do sortimento WRSZ Usuário do sortimento Ponto Sortimento WRF6 Ponto/Grp. merc. WRS6 Cat.merc.sortimento

10 Modelo de dados de catalogação (atribuição N:M)
Ponto WRF1 Dados do centro WRS1 Dados do sortimento WREFA atribuir centro para REFSITE WRSZ Usuário do sortimento Sortimento WRS6 Cat.merc.sortimento WRF6 Ponto/Grp. merc.

11 Nova catalogação via modificação de dados mestre
Selecionar intervalo de sortimentos Selecionar área de modificação de dados mestre Selecionar data, opções de catalogação e método de catalogação para cada área de modificação Ler os documentos modificados comparando aos critérios de seleção Artigos afetados são catalogados/ desativados Executar

12 Síntese – Integração de artigos básicos
BW Planej.estratégico Planej.loja Planej.mercadorias Planej.capacidade Clustering de loja Definição do sortimento Planej.estrat.sortimento Atribuições de sortimentos/lojas Workbench layout Planejamento e controle operacional sortimento Subcontratados Redução de preço Planej.preço WB Dados mestre Pedido ERP Reabastecimento

13 Estruturação básica de sortimentos – Processo integrado
Planejamento básico de sortimento BW ERP2005 Criação de sortimentos planejados, etc. (processo de entrada, acionado pelo processo de liberação no BW) Atualização da capacidade (interna) de expositores atribuídos (se necessário) Atribuição de artigos a versões do módulo layout Atualização dos dados de posicionamento Verificação de capacidade (interna) Atualização de código para PCOS Otimização de prateleira Liberação de uma versão do módulo layout (status) Dados mestre Reabastecimento PCOS

14 Estruturação básica de sortimentos – Processo ad hoc
ERP2005 Criação de sortimentos Criação de versões do módulo layout (com a atribuição de expositores) Atualização da capacidade (interna) de expositores atribuídos (se necessário) Planejamento da capacidade necessária para verificação de capacidade Atribuição de artigos a versões do módulo layout Atualização dos dados de posicionamento Verificação de capacidade (interna) Atualização de código para PCOS Otimização de prateleira Atribuição de sortimentos a lojas inclusive verificação de capacidade (externa) Liberação de uma versão do módulo layout (status) Dados mestre Reabastecimento PCOS

15 Expositores: objeto de dados mestre
Número, descrição Tipo de expositor (por exemplo, mostruário em movimento, pirâmide, mesa, multivario) Imagem, estrutura Altura, largura, profundidade Função: Utilizar no BW/BPS (planej.capacidade) Utilizar para atribuição de artigo no módulo layout (capacidade interna)

16 Legenda Símbolo Descrição Comentários da utilização Símbolo Descrição
Faixa: identifica uma função do usuário, como revisor de faturas ou representante de vendas. Esta faixa também pode identificar uma unidade organizacional ou grupo de empresas, em vez de uma função específica. Os outros símbolos de fluxo do processo nesta tabela aparecem nestas linhas. Você tem tantas linhas quantas forem necessárias para cobrir todas as funções no cenário. A faixa de função contém tarefas comuns àquela função. Eventos externos: contém eventos que começam ou terminam o cenário, ou influenciam o curso de eventos do cenário. Linha de fluxo (sólida): a linha indica a seqüência normal de etapas e direção do fluxo no cenário. Linha de fluxo (pontilhada): a linha indica o fluxo de tarefas utilizadas com pouca freqüência ou tarefas condicionais em um cenário. A linha também pode levar a documentos envolvidos no fluxo do processo. Conecta duas tarefas em um processo de cenário ou um evento sem etapas Atividade comercial/evento: identifica uma ação que leva para dentro ou para fora do cenário, ou um processo externo que ocorre durante o cenário Não corresponde a uma etapa da tarefa no documento Processo da unidade: identifica uma tarefa que é abordada etapa a etapa no cenário Corresponde a uma etapa da tarefa no documento Referência a processo: se o cenário fizer referência a um outro cenário no total, coloque o número e nome do cenário aqui. Referência a sub-processo: se o cenário fizer referência a um outro cenário em parte, coloque aqui o número e o nome do cenário bem como os números das etapas daquele cenário Decisão do processo: identifica um ponto de decisão/ramificação, significando uma escolha a ser feita pelo usuário final. As linhas representam escolhas diferentes que surgem de partes diferentes do losango. Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa no documento; reflete uma escolha a ser feita após a execução da etapa Símbolo Descrição Comentários da utilização Para o próximo/Do próximo diagrama: leva à página seguinte/anterior do diagrama O fluxograma continua na página seguinte/anterior Impressão/documento: identifica um documento, relatório ou formulário impresso Não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; é utilizado para refletir um documento gerado por uma etapa da tarefa; essa forma não tem nenhuma linha de fluxo de saída Dados reais financeiros: indica um documento de lançamento financeiro Planejamento do orçamento: indica um documento de planejamento do orçamento Processo manual: cobre uma tarefa que é feita manualmente Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; utilizado para refletir uma tarefa que é executada manualmente, como descarregar um caminhão em um depósito, que afeta o fluxo do processo. Versão/dados existentes: este bloco cobre dados que são alimentados de um processo externo Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; essa forma reflete os dados provenientes de uma fonte externa; esta etapa não tem linhas de fluxo de entrada Decisão aprovar/reprovar do sistema: este bloco cobre uma decisão automática feita pelo software Em geral, não corresponde uma etapa da tarefa no documento; é utilizado para refletir uma decisão automática feita pelo sistema após a execução de uma etapa. Conexão do diagrama <Função> Impressão/ documento Externo ao sistema da SAP Dados reais financeiros Planejamento do orçamento Atividade comercial/ evento Processo da unidade Processo manual Referência a processo Versão/ dados existentes Referência a sub-processo Decisão de aprovar/ reprovar do sistema Decisão do processo

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