A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E SCOLA M UNICIPAL T EREZINHA N ÍVIA DE O LIVEIRA L OPES Sequência didática Professor: José Carlos de Lima.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E SCOLA M UNICIPAL T EREZINHA N ÍVIA DE O LIVEIRA L OPES Sequência didática Professor: José Carlos de Lima."— Transcrição da apresentação:

1 E SCOLA M UNICIPAL T EREZINHA N ÍVIA DE O LIVEIRA L OPES Sequência didática Professor: José Carlos de Lima

2 T EMA Tratamento e o uso consciente da água

3 O BJETIVOS Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola. Colaborar para a preservação da água no meio- ambiente. Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral. Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.

4 1 ª ETAPA 1ª etapa - Sondagem com os alunos sobre o local onde é retirado à água que eles utilizam, se eles conhecem algum local no seu bairro que tem nascente, poço artesiano. Pedir para pesquisar sobre a importância das matas ciliares e as etapas de tratamento da água.

5 2 ª ETAPA Vídeo sobre o tratamento de água feito pela COPASA. Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas. Pesquisa sobre doenças relacionadas à água. 3ª etapa - Pedi aos alunos para elaborar junto com a sua família uma proposta para diminuir o consumo de água e de energia elétrica e que todas as pessoas da família assinassem aquela proposta ;

6 Pedi para que os alunos quando fosse tomar banho anotassem o tempo gasto e no outro dia iria abrir o registro e molhar (anotar o tempo gasto), depois abrir o registro novamente para acabar lavar e anotar o tempo gasto (Comparar e registrar a sua opinião sobre o que observou).

7 4 ª ETAPA Recolher a quantidade de água em um balde que cai com o chuveiro aberto durante um minuto e depois medir aproximadamente usando um litro descartável. Calcular de forma aproximada o consumo de água para que as pessoas de sua casa possam tomar banho durante um dia. Anotar o número no hidrômetro e no outro dia verificar qual o consumo de água e fazer uma estimativa do consumo mensal.

8 5 ª ETAPA Fotografar o bairro e identificar os pontos de contaminação da água por falta de esgoto; Pesquisar sobre as etapas de tratamento de esgoto;

9 AVALIAÇÃO - Comparar a conta de água do mês de maio com a conta do mês de junho e verificar se a sua estratégia foi correta. - Fotografar local no bairro local sem saneamento e pesquisar sobre as consequências para a poluição da água ; - Realizar uma ação para diminuir a poluição da água na região;

10


Carregar ppt "E SCOLA M UNICIPAL T EREZINHA N ÍVIA DE O LIVEIRA L OPES Sequência didática Professor: José Carlos de Lima."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google