Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Escola Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
Sequência didática
2
Tema - Lixo químico Descarte de pilhas e baterias
Conteúdo abordado Tabela periódica (Identificação dos elementos na tabela periódica)
3
Introdução No cotidiano são usado constantemente as pilhas e baterias, porém, poucas pessoas preocupam em fazer o descarte de forma correta. Algumas pilhas e baterias são compostas por metais pesados, entre eles, Chumbo, cádmio, mercúrio, além de manganês, cobre, níquel, cromo e zinco.
4
Objetivos - Identificar a composição das pilhas e baterias;
-Relacionar os elementos químicos presentes nas pilhas e baterias e os danos causados ao meio ambiente e a saúde; -
5
1ª etapa Conversa com os alunos na sala de aula sobre o uso de pilhas e baterias e a forma de descarte na comunidade em que os mesmos residem . Sondagem sobre o que acontecem com as pilhas no solo ; Levantamento de informações sobre o tema pesquisado.
6
Pesquisa sobre a composição das pilhas e baterias, identificação dos elementos na tabela periódica (símbolo, número atômico, número de massa, família e período) . Aula com utilização do laboratório de informática para identificar os danos causados ao meio ambiente por cada elemento químico que compõem a pilha e bateria.
7
Elementos utilizados para evitar a corrosão;
A composição das pilhas alcalinas; A composição das baterias recarregáveis; Danos a saúde provocados pelas pilhas; Identificar através de pesquisa como é feito o descarte de pilhas e baterias no bairro Nova Esperança;
8
2ª etapa Entrevista aos moradores de diferentes status para descobrir como eles descartam as pilhas e baterias que utilizam. Pesquisa de campo para identificar se os moradores conhecem um ponto de coleta de pilhas e baterias;
9
3ª etapa Consolidado da pesquisa, elaboração de gráficos e análise dos dados obtidos; Construir em sala de aula coletor de pilhas e baterias e colocar os mesmos em pontos estratégicos na comunidade. Apresentação dos dados aos demais alunos;
10
4ª etapa Fazer um trabalho de conscientização na comunidade sobre a importância de fazer o descarte do lixo químico de forma correta. Instalar coletor de pilhas e baterias na escola.
11
Avaliação - A capacidade de trabalhar em equipe;
- A disciplina na execução de tarefa; - A capacidade de reunir, participar e elaborar estratégia para informar a comunidade; -
12
Conscientização na comunidade
Resultados Recolheram : 302 pilhas e 121 baterias que foram entregues ao viveiro municipal;
13
Idade dos Entrevistados
14
Escolaridade dos Entrevistados
15
Como é feito o descarte de pilhas e baterias
16
Sabe como o descarte de pilhas e baterias afetam o meio ambiente
17
Conhece lugar de descarte
* Shopping do Vale Banco Santander no Horto
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.