A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SÍNDROME do CHAPELEIRO MALUCO Coordenação: Prof. MSc

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SÍNDROME do CHAPELEIRO MALUCO Coordenação: Prof. MSc"— Transcrição da apresentação:

1 SÍNDROME do CHAPELEIRO MALUCO Coordenação: Prof. MSc
SÍNDROME do CHAPELEIRO MALUCO Coordenação: Prof. MSc. Manoel Pedro Côrtes

2 Consumo Responsável e o Meio Ambiente
SEJA QUAL FOR : A PILHA OU BATERIA , DESCARTE-AS CORRETAMENTE

3 TIPOS DE PILHAS E SEUS PROBLEMAS
PILHA SECA COMUM OU ALCALINA PILHA DE MERCÚRIO BATERIA DE NÍQUEL –CÁDMIO PILHA DE LÍTIO BATERIA DE AUTOMÓVEIS

4 PILHA SECA COMUM OU ALCALINA
Pilha mais comum no mercado.Usada em rádios,controles remotos,etc... Não há legislação que impeça o descarte deste tipo de pilha no lixo comum. Composta principalmente por dióxido de manganês,cloreto de amônio e cloreto de zinco. Em elevadas concentrações,o manganês pode causar disfunção cerebral,problemas hepáticos,renais,respiratórios,além de ser teratogênico

5 Doença do Chapeleiro Maluco

6 Pilha de Mercúrio Usada em relógios e instrumentos de surdez.De acordo com a legislação deve ser coletada,não podendo ser adicionada ao lixo comum. Composta de zinco(agente redutor) e óxido de mercúrio. O mercúrio causa sérios problemas neurológicos(Doença do Chapeleiro Maluco).Além disso,o mercúrio,afeta gravemente os rins,podem causar cegueira e também problemas respiratórios. Este metal é classificado como possível agente cancerígeno e teratogênico.

7 Pilha de Níquel - Cádmio
Bateria recarregável usada em telefones sem fio,celulares,máquinas digitais,etc...Não pode ser adicionada ao lixo comum de acordo com a legislação brasileira.Composta por cádmio e dióxido de níquel. O cádmio é absorvido no lugar do cálcio,impedindo a formação de ossos,provocando a quebra dos mesmos.Além disto,disfunções digestivas também estão relacionadas com este metal.O níquel,em grandes quantidades,traz problemas respiratórios,cancerígenos e de pele.

8 Pilha de Lítio Usada em: Computadores,notebooks,marca- passos,entre outros,pois possuem baixa densidade(peso”) e longa durabilidade. Desta forma é um modelo de bateria que vem sendo cada vez mais vendido.de acordo com a legislação,esta pilha pode ser adicionada ao lixo comum,o que é um problema,uma vez que o lítio,apesar de trazer menores impactos ambientais,em grandes quantidades traz problemas aos humanos(problemas respiratórios,renais e neurológicos)

9 Bateria de Automóveis As baterias de automóveis possuem dois componentes de alta periculosidade, o ácido sulfúrico e um metal pesado, o chumbo.Por isso a legislação não permite o descarte deste tipo de bateria em lixões,ou junto com o lixo comum. O ácido sulfúrico,quando em contato com as águas dos rios ou lençóis subterrâneos,pode matar os peixes ,poluir a água tornando -a imprópria para o consumo. O chumbo é altamente tóxico,podendo trazer a anemia,disfunção renal,dores abdominais,convulsões e até paralisia.Se inalado,pode ser acumulado nos alvéolos,causando morte pulmonar.

10 O Cotidiano e o Meio Ambiente
CONCLUSÃO: Seja qual for a pilha ou bateria que for usar, Descarte-as corretamente. Texto em PPS; O Consumo Responsável: A Síndrome do Chapeleiro Maluco Por: Prof MSc. Manoel Pedro Côrtes Créditos: M.P.C./GIGEMP – RJ - BR Grupo Interdisciplinar de Gestão e Empreendimento – GIGEMP - RJ - BRASIL

11 GRUPO INTERDISCIPLINAR DE GESTÃO E EMPREENDIMENTO – GIGEMP – RJ -BRASIL


Carregar ppt "SÍNDROME do CHAPELEIRO MALUCO Coordenação: Prof. MSc"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google