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TAI TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL

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Apresentação em tema: "TAI TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 TAI TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL

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3 TAI – TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL
Todos sabemos que a ICAO é o organismo que disciplina a aviação civil internacionalmente e que a língua oficial na aviação é a Língua Inglesa ou aquela do país sobrevoado e que “quase” todos os países filiados seguem as regras ICAO.

4 TAI – TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL
Sabemos também que os EUA seguem regras próprias ditadas pela FAA (Federal Aviation Administration), mas poucos sabem que cada país pode ter algumas regras particulares que diferem daquelas da ICAO e, consequentemente das nossas, mesmo em países vizinhos da América do Sul.

5 TAI – TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL
Voando nos Estados Unidos se você colocar o código 2000 no transponder, usar o ajuste padrão Hpa e referir-se à FL-Flight Level (Nível de Voo) quando voando abaixo do FL 180 (18 mil pés) em Espaço Aéreo que adota as regras da FAA, estará pondo em risco a segurança de voo pois nesses espaços o voo visual é autorizado até o FL 180, o altímetro deverá ser ajustado com o QNH e o código transponder deverá ser 1200 até ser orientado por um órgão ATC a mudá-lo. 

6 TAI – TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL
Os órgãos de controle: Clearence Delivery (Autorização de Tráfego), Ground Control (Controle de Solo), TWR (Torre de Controle), Departure Control (Controle de Saída), Approach (Controle de Aproximação). Center (Centro)

7 TAI – TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL
Piloto brasileiro que cruzou toda a Terminal de Miami respondendo apenas “Roger, Roger” para as instruções do controlador de voo que tentava desesperadamente fazê-lo desviar dos aeroportos de Opa Loka, Pompano, Fort Lauderdale Executive, Fort Lauderdale International e Miami International , cujas ATZ-Zonas de Tráfego foram invadidas sem nenhuma autorização. Só não aconteceu um acidente mais sério porque o Controle de Miami desviou todas as aeronaves do caminho do brasileiro “safo”.

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9 TAI – TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL
As categorias e tipos de espaço aéreo são determinadas pela:

10 FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA)
As categorias e tipos de espaço aéreo são determinadas pela: 1 - complexidade ou densidade do movimento de aeronaves;

11 FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA)
As categorias e tipos de espaço aéreo são determinadas pela: 1 - complexidade ou densidade do movimento de aeronaves; 2 - a natureza das operações conduzidas dentro do espaço aéreo;

12 FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA)
As categorias e tipos de espaço aéreo são determinadas pela: 1 - complexidade ou densidade do movimento de aeronaves; 2 - a natureza das operações conduzidas dentro do espaço aéreo; 3 - o nível de segurança exigido;

13 FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA)
As categorias e tipos de espaço aéreo são determinadas pela: 1 - complexidade ou densidade do movimento de aeronaves; 2 - a natureza das operações conduzidas dentro do espaço aéreo; 3 - o nível de segurança exigido; 4 – o interesse público e nacional.

14 Categorias de espaço aéreo ou áreas de espaço aéreo:
FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA) Categorias de espaço aéreo ou áreas de espaço aéreo:

15 Categorias de espaço aéreo ou áreas de espaço aéreo:
FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA) Categorias de espaço aéreo ou áreas de espaço aéreo: • regulado • não regulado

16 Categorias de espaço aéreo ou áreas de espaço aéreo:
FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA) Categorias de espaço aéreo ou áreas de espaço aéreo: Subdivide em:

17 Categorias de espaço aéreo ou áreas de espaço aéreo:
FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA) Categorias de espaço aéreo ou áreas de espaço aéreo: • controlados; • não controlados; • de uso especial; • e outros tipos de áreas de espaço aéreo.

18 FAA – ESPAÇOS AÉREOS CONTROLADOS
• Class A • Class B • Class C • Class D • Class E

19 FAA – ESPAÇOS AÉREOS NÃO CONTROLADOS
• Class G

20 FAA - ESPAÇO AÉREO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO

21 FAA – ESPAÇOS AÉREOS DE USO ESPECIAL
• Prohibited areas • Restricted areas • Warning areas • Military operation areas (MOAs) • Alert areas • Controlled firing areas (CFAs)

22 FAA – ESPAÇOS AÉREOS DE USO ESPECIAL
• Alert areas – Designadas nas cartas aeronáuticas com uma letra “A” seguida do número da área, por exemplo: A-211 - São áreas que podem conter um elevado volume de pilotos em treinamento ou um tipo incomum de atividade aérea

23 FAA – ESPAÇOS AÉREOS DE USO ESPECIAL
• Controlled firing areas (CFAs) São área não designadas em cartas. O voo não é controlado, porem, caso haja uma aeronave em aproximação ou movimentação com ATC radar esta aeronave terá preferência.

24 FAA – OUTROS ESPAÇOS AÉREOS
• Local airport advisory - the equivalent to our AFIS • Military training route (MTR) • Temporary flight restriction (TFR) • Parachute jump aircraft operations • Published VFR routes • Terminal radar service area (TRSA) • National security area (NSA)

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27 Dentro da magenta em degrade é E com base em 700 pés.
Quatro espaços aéreos representados Dentro da magenta em degrade é E com base em 700 pés. Azul em degrade é E com base em 1200 pés. Magenta tracejada, E com base no GND Azul tracejada, D com base no GND até o número (37 = 3700 pés, inclusive). Azul contínua é classe B. E magenta contínua, classe C

28 CLASSE C

29 FAA - ESPAÇO AÉREO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO
EXIGÊNCIAS IFR O FAR (Federal Aviation Regulations) especifica as exigências para pilotos e equipamentos da aeronave para voos IFR. Os pilotos devem lembrar que em adição às exigências de altitude ou nível de voo, o FAR inclui: permanecer pelo menos 1000 pés (2000 pés sobre terreno montanhoso) acima do mais alto obstáculo dentro de uma distância horizontal de 4 milhas náuticas do curso a ser voado.

30 FAA - ESPAÇO AÉREO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO
SISTEMAS DE AEROVIAS VOR (Very High Frequency Omnidirectional Range) e L/MF (Non Directional Beacon)

31 FAA - ESPAÇO AÉREO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO
Consiste de aerovias que se estendem normalmente de pés AGL a pés MSL exclusive. As aerovias deste sistema têm uma largura de 8 NM.

32 FAA - ESPAÇO AÉREO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO
Aerovias VOR (VOR AIRWAYS) Aerovias balizadas exclusivamente por estações VOR/VORTAC (VOR and TACAN ). Aparecem nas cartas de radio navegação publicadas pela JEPPESEN ou DOD-FLIP* ENROUTE LOW ALTITUDE CHARTS US na cor preta; *Department of Defense FLIP enroute publications São designadas pela letra "V" (Victor) seguida de um número.

33 FAA - ESPAÇO AÉREO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO
Aerovias VOR (VOR AIRWAYS)

34 FAA - ESPAÇO AÉREO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO
Aerovias VOR (VOR AIRWAYS) Aerovias de Baixa e Média Frequência (L/MF AIRWAYS)

35 FAA - ESPAÇO AÉREO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO
Aerovias VOR (VOR AIRWAYS) Aerovias de Baixa e Média Frequência (L/MF AIRWAYS) SISTEMA DE ROTAS DE JATO (JET ROUTE SYSTEM)

36 FAA - ESPAÇO AÉREO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO
Aerovias VOR (VOR AIRWAYS) Aerovias de Baixa e Média Frequência (L/MF AIRWAYS) SISTEMA DE ROTAS DE JATO (JET ROUTE SYSTEM) VOO ACIMA DO NÍVEL 450 Acima do FL livre seleção de rotas. Por esta razão, esta estrutura não possui aerovias pré-determinadas.

37 THE JAPANESE AIRSPACE CLASSIFICATION SYSTEM

38 Espaços Aéreos que não possuem rotas ATS definidas.
FRA - FREE ROUTE AIRPACE Espaços Aéreos que não possuem rotas ATS definidas.

39 Pode-se voar DCT entre pontos de entrada e saída.
FRA - FREE ROUTE AIRPACE Espaços Aéreos que não possuem rotas ATS definidas. Pode-se voar DCT entre pontos de entrada e saída.

40 FRA - FREE ROUTE AIRPACE
Portugal Hungria Irlanda Espanha Sérvia Montenegro Bósnia, além de alguns outros países

41 FRA - FREE ROUTE AIRPACE
Awy em Portugal só do FL195 ao FL245.

42 FRA - FREE ROUTE AIRPACE

43 ICAO's English Language Proficiency Requirements
ICAO Level 6 (Expert) will not be required to demonstrate English language proficiency in the future. ICAO Level 5 (Extended) will need to be retested every six years. ICAO Level 4 (Operational) will need to be retested every three years. ICAO Level 3 or below will need specific Aviation English language training to reach the minimum ICAO Operational Level.

44 ICAO's English Language Proficiency Requirements
Vocabulary Structure Pronunciation Fluency Comprehension Interactions

45 ICAO's English Language Proficiency Requirements
LEVEL 4

46 ICAO's English Language Proficiency Requirements
LEVEL 5

47 ICAO's English Language Proficiency Requirements
LEVEL 6


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