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UFRJ – 28 de Setembro de 2006 A Atividade de Controle do Trafego Aéreo no Brasil: Uma Abordagem Ergonômica das Demandas e Perspectivas na Área de Treinamento.

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1 UFRJ – 28 de Setembro de 2006 A Atividade de Controle do Trafego Aéreo no Brasil: Uma Abordagem Ergonômica das Demandas e Perspectivas na Área de Treinamento

2 UFRJ – 28 de Setembro de 2006 Sumário O SISCEAB O SISCEAB A atividade do Controlador de Tráfego Aéreo A atividade do Controlador de Tráfego Aéreo Características do ambiente do CTA Características do ambiente do CTA Formação e Treinamento dos CTA no Brasil Formação e Treinamento dos CTA no Brasil Psicologia Cognitiva, Ergonomia e o CTA Psicologia Cognitiva, Ergonomia e o CTA Demandas/Possibilidades Demandas/Possibilidades

3 UFRJ – 28 de Setembro de 2006 SISCEAB Sistema de Controle do espaço Aéreo Brasileiro Sistema de Controle do espaço Aéreo Brasileiro DECEA – Departamento do Controle do Espaço Aéreo – Rio de Janeiro DECEA – Departamento do Controle do Espaço Aéreo – Rio de Janeiro Divisão do Espaço Aéreo Brasileiro Divisão do Espaço Aéreo Brasileiro Divisão do Espaço Aéreo Brasileiro Divisão do Espaço Aéreo Brasileiro

4 UFRJ – 28 de Setembro de 2006 A Atividade do CTA O CTA é responsável por manter a segurança das aeronaves evoluindo no espaço aéreo sob sua responsabilidade utilizando normas e ferramentas disponíveis para a execução de suas tarefas. O CTA é responsável por manter a segurança das aeronaves evoluindo no espaço aéreo sob sua responsabilidade utilizando normas e ferramentas disponíveis para a execução de suas tarefas. Exerce suas tarefas em Centros de Controle de Área, Controles de Aproximação e Torres de Controle de Aeródromo Exerce suas tarefas em Centros de Controle de Área, Controles de Aproximação e Torres de Controle de Aeródromo Exerce suas tarefas em Centros de Controle de Área, Controles de Aproximação e Torres de Controle de Aeródromo Exerce suas tarefas em Centros de Controle de Área, Controles de Aproximação e Torres de Controle de Aeródromo

5 UFRJ – 28 de Setembro de 2006 Característica do Ambiente do CTA Extremamente dinâmico Extremamente dinâmico Grande número de interações Grande número de interações Crescente presença de novas tecnologias Crescente presença de novas tecnologias Alto risco Alto risco Necessidade de raciocínio sob pressão Necessidade de raciocínio sob pressão Decisões em segundos Decisões em segundos

6 UFRJ – 28 de Setembro de 2006 Formação e Treinamento dos CTA no Brasil Realizado pelo DECEA através do Instituto de Controle do Espaço em São José dos Campos-SP ou da Escola de Especialistas de Aeronáutica em Guaratinguetá-SP Realizado pelo DECEA através do Instituto de Controle do Espaço em São José dos Campos-SP ou da Escola de Especialistas de Aeronáutica em Guaratinguetá-SP Utilização de simuladores Utilização de simuladores Forte influência behaviorista Forte influência behaviorista

7 UFRJ – 28 de Setembro de 2006 Psicologia Cognitiva, Ergonomia e o CTA A atividade do CTA é um campo muito rico para investigações no campo das ciências da cognição A atividade do CTA é um campo muito rico para investigações no campo das ciências da cognição Há áreas da Psicologia Cognitiva e Ergonomia que não foram exploradas no estudo da atividade do CTA Há áreas da Psicologia Cognitiva e Ergonomia que não foram exploradas no estudo da atividade do CTA Predomínio dos Fatores Humanos Predomínio dos Fatores Humanos

8 UFRJ – 28 de Setembro de 2006 Demandas/Possibilidades Explorações no âmbito da Psicologia e Ergonomia Cognitiva na atividade do CTA, tendo em vista o desenvolvimento de ferramentas que apóiem o trabalho dos operadores. Explorações no âmbito da Psicologia e Ergonomia Cognitiva na atividade do CTA, tendo em vista o desenvolvimento de ferramentas que apóiem o trabalho dos operadores.

9 UFRJ – 28 de Setembro de 2006 Demandas/Possibilidades Simuladores Simuladores Sistemas de integração de dispositivos Sistemas de integração de dispositivos Metodologias de treinamento Metodologias de treinamento


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