A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO UNIDADE II – REVISÃO DE LITERATURA Prof. Ms. Saulo Rodrigues de Carvalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO UNIDADE II – REVISÃO DE LITERATURA Prof. Ms. Saulo Rodrigues de Carvalho."— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO UNIDADE II – REVISÃO DE LITERATURA Prof. Ms. Saulo Rodrigues de Carvalho

2 ELABORANDO A REDAÇÃO A redação do trabalho científico consiste na expressão, por escrito, dos resultados da investigação. Deve ser desenvolvida de forma clara e objetiva.

3 O trabalho científico usa linguagem técnica(acadêmica e didática), cuja finalidade é transmitir conhecimento. (MARCONI e LAKATOS, 2007. p.252) Requer linguagem perfeita em relação as regras gramaticais. Evitar a linguagem coloquial e também o vacabulario pomposo. Preferível o caráter impessoal da escrita. Linguagem Científica

4 a)Saber o que vai escrever, para quê ou quem; b)Escrever sobre o que conhece; c)Concatenar as idéias e informar de maneira lógica; d)Respeitar as regras gramaticais; Regras para a redação

5 e) Evitar argumentação demasiadamente abstrata; f) Usar vocabulário técnico quando estritamente necessário; g) Evitar a repetição de detalhes supérfluos; h) Manter a unidade e o equilíbrio das partes; i) Rever o que escreveu. (Ibidem) DESENVOLVIMENTO

6 1)Clareza e objetividade 2)Linguagem direta, precisa e acessível; 3)Frases curtas e concisas; 4)Simplicidade, evitando-se estilo prolixo, retórico ou confuso. Estilo

7 Recomendações Nunca copie material de terceiros sem referenciar. Evite o uso de artigos publicados em revistas e jornais de divulgação comercial. Use livros acadêmicos de pesquisa. Evite livros de “bolso”, edições resumidas e livros de circulação restrita, como apostilas e cadernos formativos.

8 Escreva de forma objetiva. Evite períodos longos; Evite afirmações pessoais, superlativos e informalidades; Não ofereça referências falsas Não inventar referências bibliográficas

9 Citações Básica (Autor e ano): referência as idéias do autor no parágrafo. Ex: De outro modo, elas constituem os “technopols” do neoliberalismo, isto é, ferramentas que realizam tanto o controle administrativo, quanto o controle ideológico do Estado, instituindo, nas escolas, de tal forma o “princípio da competição” como instrumento regulador da qualidade do sistema escolar (Gentile, 1998) Citação Ipsis littris (Autor, ano e página): Tal qual o autor escreveu. Ex: Duarte (2004) afirma: “O fetichismo da mercadoria não é um fetiche religioso, mas sim um fetiche que contém uma naturalização de algo que é social. Um produto das relações humanas é visto pelos próprios seres humanos como se fosse comandado por forças da natureza, como se tivesse vida própria. Trata-se do que poderia ser chamado de fetiche secularizado. A secularização dos fetiches é um fenômeno da sociedade capitalista”. (p.11)

10 Citações completas de Referencias (Autor, título, cidade, editora, ano) EX: PESSOTTI, Isaías. Deficiência Mental: da superstição à ciência. São Paulo: T. A. Queiroz/Ed. USP, 1984. ( O título da obra pode ter destaque em negrito ou em itálico) IDEM: mesmo autor, edição, mesmo ano. IBIDEM: mesmo autor, edição, ano, mesma página. APUD: citação da citação Ex: Diz Lênin (apud Duarte 2006): “ O conhecimento é o processo pelo qual o pensamento se aproxima infinita e eternamente do objeto. O reflexo da Natureza no pensamento humano deve ser compreendido não de maneira “morta”, não “abstratamente”, não sem movimento, não sem contradição, mas sim no processo eterno do movimento, do nascimento das contradições e sua resolução” (p.617) Palavras ou expressões em latim, devem ser escritas em itálico, não necessita de aspas. Ex: sine qua non, ad hoc, core, status quo.


Carregar ppt "SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO UNIDADE II – REVISÃO DE LITERATURA Prof. Ms. Saulo Rodrigues de Carvalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google