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CONHECENDO E REGISTRANDO O PATRIMÔNIO CULTURAL RURAL PAULISTA - UFSCAR Profa. Dra. Rosângela Custodio Cortez Thomaz 22/10/2015.

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1 CONHECENDO E REGISTRANDO O PATRIMÔNIO CULTURAL RURAL PAULISTA - UFSCAR Profa. Dra. Rosângela Custodio Cortez Thomaz 22/10/2015

2 MATERIAL PRODUZIDO PELO GEPTER/UNESP Cartilha 1 – TURISMO CULTURAL RURAL – CONCEITO E CONTEXTUALIZAÇÃO; Cartilha 2 – TURISMO CULTURAL RURAL – INVENTÁRIO E ROTEIRIZAÇÃO; Cartilha 3 – TURISMO CULTURAL RURAL – ACESSIBILIDADE; Manual – TURISMO CULTURAL RURAL – PLANO DE NEGÓCIO; Manual – TURISMO CULTURAL RURAL – MARKETING TURISTICO.

3 TURISMO É o resultado da soma de relações e serviços gerados pelo deslocamento e pela permanência de pessoas fora do seu local de domicílio.

4 Compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura.. TURISMO CULTURAL

5 TURISMO NO MEIO RURAL Ele consiste em atividades de lazer realizadas no meio rural e que abrangem várias modalidades definidas com base em seus elementos de oferta: turismo rural, turismo ecológico ou ecoturismo, turismo de aventura, turismo esportivo, turismo de negócios, turismo jovem, turismo social, turismo de saúde e turismo cultural. (ZIMMERMANN, 1998, p. 32)

6 As atividades turísticas no meio rural Elas são constituídas pela oferta de serviços, equipamentos e produtos turísticos de: Hospedagem; Alimentação; Operação e agenciamento; Transporte de visitantes;

7 ATIVIDADES/TURISMO/MEIO RURAL Venda de produtos artesanais na propriedade ou em pontos de venda; Recepção à visitação em propriedades rurais; Recreação, entretenimento e atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural; Eventos; Cultura; Guias/condutores de visitantes.

8 MOTIVOS DE DESLOCAMNTO E ESCOLHA DO DESTINO TURÍSTICO Pessoais; Familiares; Sociais; Organizacionais. A escolha do destino a se deslocar é definida em função dos diversos desejos e necessidades que as pessoas experimentam.

9 Necessidades e benefícios que definem os motivos do deslocamento NECESSIDADES: Fisiológicas Integridade física Relacionamento interpessoal Relacionamento social Necessidades ligadas à identidade MOTIVOS: Visita aos parentes e amigos Compra de produtos Prática de esportes Festas religiosas Descanso, paz e tranqüilidade Contato com a natureza Lazer e aventura Fugir da rotina Volta às origens Novas amizades Confraternizar-se Aconchego

10 Perfil do turista do segmento O consumidor de Turismo Rural tende a buscar a aproximação com ambientes naturais e com a ruralidade – a paisagem deve representar um indicador de que ele está fora do seu ambiente de rotina, não se tratando simplesmente de uma viagem, mas sim uma experiência diferente e autêntica. Conhecer o perfil do consumidor é imprescindível para a oferta de produtos que atendam às suas expectativas, tornando mais eficientes as ações de estruturação, promoção, divulgação e comercialização.

11 De modo geral, os turistas desse segmento apresentam algumas características inter-relacionadas, que podem ser destacadas a seguir: São moradores de grandes centros urbanos; Possuem entre 20 e 55 anos; São casais com filhos e/ou amigos; Possuem ensino médio e/ou superior completos; Deslocam-se em automóveis particulares, em um raio aproximado de até 150 km do núcleo emissor/urbano;

12 Algumas possibilidades oferecidas pelo Turismo Rural, as quais devem ser convertidas em vantagens práticas: a) Pode se desenvolver em áreas que não disponham, necessariamente, de paisagens com recursos turísticos extraordinários; b) Necessita de reduzidos volumes de investimentos em relação a outros segmentos c) Propriedades rurais geralmente estão localizadas próximas aos núcleos Emissores

13 Interrelações entre os diversos atores e setores dos destinos de Turismo Rural.

14 Existem no Brasil várias entidades que agregam proprietários rurais ou agricultores que trabalham com o segmento. Em âmbito nacional, cita-se a Associação Brasileira de Turismo Rural (ABRATURR), que possui cadeira no Conselho Nacional de Turismo. Há também entidades estaduais (e distritais), regionais e municipais, que variam de amplitude, forma de constituição e de função.

15 Envolvimento da comunidade local Uma experiência verdadeira de Turismo Rural envolve, necessariamente, a comunidade como protagonista do desenvolvimento local.

16 Alguns exemplos do que pode ser objetivamente feito para que os efeitos da sazonalidade sejam minimizados são: a) Desenvolvimento de atividades pedagógicas para grupos de estudantes durante a semana nos períodos letivos, colônia de férias etc. b) Realização de atividades de lazer e entretenimento para públicos específicos, como o da melhor idade, o infantil ou o de pessoas com deficiência. c) Promoção de eventos, leilões, competições esportivas e outras. d) Aluguel do espaço para realização de reuniões empresariais, confraternizações, eventos culturais etc. e) Estabelecimento de parcerias com operadoras, propiciando novos fluxos.

17 ALGUNS DADOS SOBRE O TURSMO RURAL PAULISTA

18 A Formação do Povo Paulista Em cada região do Estado de São Paulo, destacam-se particularidades, em razão da história de seu povoamento; por isso, caracterizam regionalmente e/ou localmente a sua cultura. O processo de ocupação do território paulista pode ser resumido em vários ciclos que marcaram a história de São Paulo: início da colonização, das bandeiras e monções, do tropeirismo, do café e da indústria e o MST.

19 A Associação das Fazendas Históricas Paulistas A Associação Fazendas Históricas Paulistas reúne propriedades históricas dos séculos XVIII, XIX, e início do século XX que trabalham com turismo no espaço rural. Algumas destas propriedades oferecem hospedagem com boas comidas típicas. Outras oferecem cavalgadas, trilhas na mata atlântica, observação de aves, pequenos museus e atividades da vida na fazenda. Há também as que trabalham com turismo pedagógico, agroturismo, eventos, etc.

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23 PARA PROXIMA AULA: SEMINÁRIO Trabalho em Grupo: 38 alunos (dez grupos de 3 pessoas e dois grupos de 4 pessoas) Entrega e apresentação de seminário: Início das apresentações em 29-10-15 (sorteio dos grupos na aula de 22/10/2015) Nota a ser atribuída: de 0 a 4,0 (sendo 2,0 pelo trabalho escrito e 2,0 pela apresentação do seminário e recursos utilizados) Neste trabalho deverão ser apresentadas as diferentes categorias de turismo no meio rural do Estado brasileiro estipulado e suas características gerais; mostrando algumas experiências de sucesso do turismo neste meio rural. Utilizar como base o texto: Diagnostico de turismo rural en el Brasil – Un concepto en construcción (IICA, 2009).

24 OBRIGADA! ROCORTEZ@ROSANA.UNESP.BR


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