A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL – SÃO JOAQUIM GERÊNCIA DE TURISMO, CULTURA E ESPORTE – GETCE 1º FESTIVAL REGIONAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL – SÃO JOAQUIM GERÊNCIA DE TURISMO, CULTURA E ESPORTE – GETCE 1º FESTIVAL REGIONAL."— Transcrição da apresentação:

1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL – SÃO JOAQUIM GERÊNCIA DE TURISMO, CULTURA E ESPORTE – GETCE 1º FESTIVAL REGIONAL DE GASTRONOMIA PROJETO CULTURAL“MAÇÃ EM FOCO” 1º FESTIVAL REGIONAL DE GASTRONOMIA PROJETO CULTURAL“MAÇÃ EM FOCO”

2 LO CAL DE REALIZAÇÃO DO EVENTO : CTG Minuano Catarinense - Parque Geraldo José Coral – Rua Urubici s/n – São Joaquim - SC 1.3- DATA DE REALIZAÇÃO: DATA: 23 DE JUNHO DE 2010 HORÁRIO: 18 horas 1.4- COORDENAÇÃO DO EVENTO: Gerência Regional de Turismo, Esporte e Cultura LO CAL DE REALIZAÇÃO DO EVENTO : CTG Minuano Catarinense - Parque Geraldo José Coral – Rua Urubici s/n – São Joaquim - SC 1.3- DATA DE REALIZAÇÃO: DATA: 23 DE JUNHO DE 2010 HORÁRIO: 18 horas 1.4- COORDENAÇÃO DO EVENTO: Gerência Regional de Turismo, Esporte e Cultura

3 1.5- ÓRGÃO EXECUTOR: SDR de São Joaquim- Gerência de Turismo, Cultura e Esporte, Trade turístico, Trade gastronômico, AMAP (Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina), ASSEA ( Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense), EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, 9º SENAFRUT (Seminário Nacional de Fruticultura de Clima Temperado).

4 JUSTIFICATIVA: A maçã é a principal fonte econômica da região serrana e todos os municípios a produzem O hábito cultural de consumí-la, apenas de forma “in natura”, é atualmente a maior fonte de consumo do produtor e do consumidor da serra catarinense. O mercado atual da maçã é muito exigente; muitos fruticultores enfrentam dificuldades para vender sua produção, principalmente da categoria comercial (CAT 3).Os frutos que são atingidos por intempéries, são rejeitados pelas processadoras, perdem o valor de comercialização e também o espaço no mercado. A maçã é a principal fonte econômica da região serrana e todos os municípios a produzem O hábito cultural de consumí-la, apenas de forma “in natura”, é atualmente a maior fonte de consumo do produtor e do consumidor da serra catarinense. O mercado atual da maçã é muito exigente; muitos fruticultores enfrentam dificuldades para vender sua produção, principalmente da categoria comercial (CAT 3).Os frutos que são atingidos por intempéries, são rejeitados pelas processadoras, perdem o valor de comercialização e também o espaço no mercado.

5 Todos estes fatores, podem ser transformados, a partir do enorme potencial gastronômico, que é bastante carente na região, em termos de diversificação de menus, ampliação de ofertas de novos cardápios, especificamente criando e profissionalizando o trade turístico e gastronômico para oferecer de forma permanente pratos à base de maçã, onde o sabor, a textura e colorido desta fruta sejam evidenciados. O destaque gastronômico de valorização da maçã, desde os pratos mais simples, culinária típica, até

6 a mais alta gastronomia, que gere a transformação cultural de produtores de maçãs para consumidores, criadores e elaboradores de pratos, destacando e explorando combinações,,harmonizações, aromas e sabores com o doce sabor do pecado.Agregar novos valores, empreender no segmento turístico, resgatar e difundir a cultura da saborosa culinária serrana, divulgando a maçã produzida em altitudes superiores à 1000 metros acima do nível do mar, com temperaturas negativas, garantindo um sabor inigualável e exclusivo das frutas produzidas na Serra Catarinense.

7 OBJETIVO GERAL Valorizar e resgatar a cultura gastronômica tendo como prato principal a Maçã.

8 O 1 º Festival Regional de Gastronomia – Projeto Cultural Maçã em Foco,juntamente com o 9º SENAFRUT, buscam essencialmente garantir, qualificar e fomentar a expansão do mercado da Maçã com atualização tecnológica e diversificar a gastronomia regional, com vistas ao fortalecimento de dois esteios de nossa economia: a FRUTICULTURA E O TURISMO !

9 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Difundir a cultura gastronômica, valorizando a maçã, fruto que move a economia da Serra Catarinense. Valorizar a produção do setor gastronômico, focando a maçã como sabor principal. Divulgar receitas que valorizem a maçã. Difundir a cultura gastronômica, valorizando a maçã, fruto que move a economia da Serra Catarinense. Valorizar a produção do setor gastronômico, focando a maçã como sabor principal. Divulgar receitas que valorizem a maçã.

10 Inserir este evento nas festividades tradicionais da região, como a Festa Nacional da Maçã, Festa da Hortaliça, Festa do Churrasco, Festa do Vime, Expobom e Festival de Inverno. Motivar a criação de concursos, mostras e demais eventos gastronômicos que valorizem a maçã como culinária regional. Inserir este evento nas festividades tradicionais da região, como a Festa Nacional da Maçã, Festa da Hortaliça, Festa do Churrasco, Festa do Vime, Expobom e Festival de Inverno. Motivar a criação de concursos, mostras e demais eventos gastronômicos que valorizem a maçã como culinária regional.


Carregar ppt "ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL – SÃO JOAQUIM GERÊNCIA DE TURISMO, CULTURA E ESPORTE – GETCE 1º FESTIVAL REGIONAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google