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O caso da Travessia do Pantanal MT & MS

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Apresentação em tema: "O caso da Travessia do Pantanal MT & MS"— Transcrição da apresentação:

1 O caso da Travessia do Pantanal MT & MS
Planejamento do Turismo em Área Rural O caso da Travessia do Pantanal MT & MS

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3 CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO - P A N T A N A L
Pantanal Mato-grossense = Área de Km² Formação: Planaltos e elevações maiores, que abrangem a maior parte da Bacia; a Planície que é o Pantanal na sua posição central ; e as elevações residuais adjacentes a planície e suas depressões. A concentração de fauna é uma das maiores do planeta. Já catalogado: 650 espécies de Aves; 262 espécies de Peixes; 1.100 espécies de borboletas; 80 espécies de Mamíferos; 50 espécies de répteis; 1.700 espécies de Plantas.

4 Critérios utilizados para a seleção dos Municípios
O uso do ecossistema Pantanal como território básico; A inclusão de municípios com potencialidades turísticas, localizados dentro dos limites do bioma Pantanal; Inclusão de municípios que ampliassem a atratividade e competitividade dos produtos; Escolha dos municípios Pantaneiros nos quais existissem ações estruturastes para o turismo; 4

5 Mato Grosso Mato grosso do Sul
Recorte do Território Municípios \ Potencialidades Mato Grosso Cáceres – Turismo de Pesca Esportiva- Turismo Rural - Ecoturismo Poconé - Ecoturismo - Turismo Rural - Pesca Esportiva Mato grosso do Sul Corumbá – Turismo de Pesca Esportiva – Ecoturismo e Turismo Rural Miranda – Turismo Rural – Ecoturismo e Pesca Esportiva Porto Murtinho – Pesca Esportiva - Ecoturismo 5

6 MT Segmento do Ecoturismo – Estradas Parques

7 MT Segmento do Turismo Rural – Pousos Pantaneiros

8 MT Segmento da Pesca Esportiva – Cáceres e Poconé

9 MS Segmento do Ecoturismo – Estrada Parque

10 MS Segmento do Turismo Rural – Fazendas Pantaneiras

11 MS Segmento da Pesca Esportiva – Corumbá, Miranda e Porto Murtinho

12 Característica da Região – Mapa do Roteiro Integrado
Pt. Cercado E P Roteiro Integrado MS\MT\MS 6. Roteiros Regionais

13 1. Desafios Promoção e comercialização desintegrada no território Pantanal; Comercialização direta e individualizada; Imagem centrada no turismo de pesca; Oferta desorganizada e sem práticas comuns de mercado;

14 2. ESTRATÉGIAS ADOTADAS PARA MUDAR A SITUAÇÃO

15 PROBLEMA: Promoção e comercialização desintegrada do produto Pantanal
Aproximação comercial entre os operadores do território; Desenvolvimento de produtos integrados; Criação da marca Travessia do Pantanal; Criação do slogan “Dois estados um só destino” Produção de material promocional de forma integrada; Desenvolvimento de website

16 Marca e slogan

17 Material (pasta)

18 Material (pasta)

19 Material (pasta)

20 Diretório de roteiros – Salão do Turismo 2010

21 Diretório - roteiros

22 PROBLEMA: Comercialização direta e individualizada:
Sensibilização e capacitação de operadores e fornecedores através de diversas oficinas e cursos objetivando o entendimento da dinâmica de mercado e funcionamento da cadeia produtiva do turismo.

23 PROBLEMA: Imagem de Turismo de Pesca
Desenvolvimento de roteiros que valorizem a cultura pantaneira: Envolvendo a produção associada ao turismo Focando os aspectos rurais do Pantanal Focando os aspectos naturais do Pantanal Introduzindo atividades de aventura nos roteiros

24 Alguns roteiros criados:
- De Miranda a caminhos de Coimbra no rio Paraguai - Emoção e aventura no Pantanal do rio Miranda Um dia de peão nos caminhos pantaneiros Corumbá com navio Kalypso no coração do Pantanal Trieco: Aventura esportiva no Pantanal Cavalgada Pantaneira Comitiva Pantaneira Expedição onça Pousos Pantaneiros

25 PROBLEMA: Oferta desorganizada e sem práticas comuns de mercado
Organização da oferta através de roteiros atrativos e competitivos Criação e estabelecimento de critérios de comercialização Criação e estabelecimento de requisitos para agências e operadoras de turismo Criação e estabelecimento de requisitos para fornecedores

26 3. O PAPEL DO(S) DESTINO(S) INDUTOR(ES)
- Campo Grande e Cuiabá – portões de entrada e irradiadores de fluxo turístico para os demais destinos Cáceres e Corumbá são destinos turístico mais interiorizados no território e estimulam fluxo para os demais Estes destinos servem como padrão para a análise de produto, para todo o território do roteiro e como estimuladores de capacitação, melhorias, desenvolvimento do trade do turismo nos estados MT/ MS. A Travessia conta com 4 destinos indutores = indução de desenvolvimento e qualidade para o território geral deste produto

27 4. INDICADORES, METAS E RESULTADOS ALCANÇADOS
Mais de 160 empreendimentos envolvidos na Travessia do Pantanal Cinco operadores trabalhando, comercializando e provendo integradamente o produto Pantanal Formatação de 36 roteiros diferenciados, atrativos e competitivos Participação na ABAV/2009 com stand próprio Participação no Salão do Turismo/2010 com stand próprio Participação em mais de 15 feiras e eventos nacionais e internacionais

28 REGIÃO CENTRO OESTE - ROTA TRAVESSIA DO PANTANAL
Adonis Zimmermann Consultor Coordenador Rejane Pasquali Consultora de P. Associada 28

29 Daniel Fernando danielqzs@gmail.com (65) 8123-4587
Obrigado! Daniel Fernando (65)


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