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UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE GRUPO DE ESTUDOS DE FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLOGIA E DESPORTIVA RELAÇÃO.

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1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE GRUPO DE ESTUDOS DE FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLOGIA E DESPORTIVA RELAÇÃO ENTRE A INTENSIDADE DA DOR COM O AFASTAMENTO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE JACAREZINHO DURANTE O ANO DE 2008 ALMEIDA, Caroline M. de, MACHADO, Aryane F., MARCON, André L., TACAO, Guilherme Y., ANDRADE, Marcos R. G. de, GODOY, Poliana V., SILVEIRA, Natália P., GOTTSCHALL, Marcos H. Orientadora: Berlis R. S. Menossi. UENP, Jacarezinho - PR, Brasil, 2009. E-mail: grupoestudos_uenp@yahoogrupos.com.br OBJETIVO Verificar a relação entre intensidade da dor com afastamento de professores do Ensino Fundamental de Jacarezinho durante o ano de 2008. DELINEAMENTO Estudo de campo transversal, verificando através de questionário se existe significância entre os itens já citados. SUJEITOS Constituiu-se em 139 professores do Ensino Fundamental de Jacarezinho, sendo 137 do sexo feminino e 2 do sexo masculino. MÉTODOS Foram submetidos inicialmente à 15 questões do Questionário para Estratificação da Atividade Física Habitual (Baeke, 2004). Após, responderam 9 perguntas sobre a dor e sua intensidade em cada segmento do corpo, e mais 9 perguntas referentes ao afastamento dos mesmos de seus encargos referente ao ano de 2008 (Kuorinka, 1987). A análise estatística foi descritiva, e pelo Teste de correlação linear de Pearson para verificar a relação entre afastamento e intensidade de dor, e suas respectivas significâncias, considerando p<0,05, no programa estatístico SPSS. RESULTADOS Cerca de 80% dos avaliados relataram algum tipo de dor e destes, 20% já foram alguma vez afastados do emprego. Dentre os que tinham dor, 8% relataram intensidade 4; 34% intensidade 3; 38% intensidade 2 e 17% intensidade 1. Os segmentos mais acometidos foram: 49% joelhos e pernas; 45% coluna lombar; 44% ombros; 41% coluna cervical e coluna torácica; 37% punhos e mãos; 17% quadril e 12% cotovelo. Correlações significativas foram observadas entre afastamento e intensidade da dor para coluna lombar (r=0,74; p=0,03), coluna cervical e ombros (r=0,68; p=0,04). Representação gráfica da intensidade de dor em relação ao afastamento do trabalho habitual dos mesmos. Representação gráfica dos segmentos mais acometidos nos professores durante suas atividades diárias. DISCUSSÃO Segundo a avaliação realizada frente aos professores do Ensino Fundamental I de Jacarezinho durante o ano de 2008 foi comprovado que houve significância apenas para coluna cervical, coluna lombar e ombro, seguindo a relação entre intensidade da dor e afastamento. Acredita-se que a atividade funcional dos professores venha a interferir no desempenho e na integridade das articulações. Assim, torna-se necessário que haja uma intervenção fisioterápica tanto de magnitude preventiva quanto na reabilitação de lesões já ocorridas, para que ocorra uma harmonia nas atividades diárias desses professores. CONCLUSÃO Observou-se relação entre intensidade da dor e índice de afastamento para algumas articulações, podendo justificar uma intervenção fisioterápica preventiva e de reabilitação imediata na rede pública escolar. Palavras-chave: questionários, afastamento, professores do fundamental. II Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumato-Ortopédica


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