A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS GRUPO DE ESTUDOS DE FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLOGIA E DESPORTIVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS GRUPO DE ESTUDOS DE FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLOGIA E DESPORTIVA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS GRUPO DE ESTUDOS DE FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLOGIA E DESPORTIVA FISIOTERAPIA PREVENTIVA NA PRÁTICA ESPECÍFICA EM FISIOTERAPIA DESPORTIVA Profª. Ms. Berlis R. S. Menossi Monitores: Alexandre Franco Aryane Machado Felipe Bernardelli Rafaella Bernardelli

2 ORIENTAÇÕES Os atletas deverão estar com roupas adequadas: uniforme do time, meião e tênis.

3 AQUECIMENTO O trote será realizado ao redor da quadra durante 10 minutos.

4 REEQUILÍBRIO ARTICULAR
Isquiotibiais X Quadríceps: Para cada série de quadríceps trabalhar 2 séries de isquiotibiais. Tibial Anterior X Tríceps Sural: Para cada série de tríceps sural trabalhar 2 séries de tibial anterior.

5 REEQUILÍBRIO ARTICULAR
Quadríceps e gastrocnêmio (1x20): Atleta apóia um dos pés no step e o outro no chão, com a tração máxima do extensor elástico a frente do atleta, fixado ao redor do joelho da perna apoiada no step; O atleta sobe no step com a perna a ser trabalhada, realizando extensão de joelho e plantiflexão do tornozelo contra resistência do extensor elástico. Exercício realizado em duplas.

6 REEQUILÍBRIO ARTICULAR
Ísquios Tibiais (2x20): Com o extensor ao redor do tornozelo, na perna a ser trabalhada, com tração máxima a frente do atleta; O atleta realiza flexão de joelho em CCA.

7 REEQULÍBRIO ARTICULAR
Tibial Anterior (2x20): Atleta sentado, com os MMII estendidos, coluna ereta, com os braços atrás dos glúteos; Atleta faz o movimento de dorsiflexão contra resistência do extensor elástico para flexão plantar.

8 REEQUILÍBRIO ARTICULAR
Serrátil Anterior (2x20”): Atleta em pé, em frente à parede, com flexão de 90º de ombro com os cotovelos estendidos e as mãos apoiadas na parede. O atleta faz força tentando empurrar a parede.

9 REEQUILÍBRIO ARTICULAR
Rombóides (2x20): Atleta sentado, coluna ereta, MMII estendido em abdução; Atleta realiza exercício de W.O com resistência anterior do extensor elástico.

10 REEQUILÍBRIO ARTICULAR
Rotadores Internos de Ombros (1x20): Atleta em pé, ombro em 90° de plano frontal; Atleta realiza rotação interna de ombro contra resistência do extensor elástico.

11 REEQUILÍBRIO ARTICULAR
Rotadores Externos de Ombros (3x20): Atleta em pé, ombro em 90° de pano frontal; Atleta realiza rotação externa de ombro contra resistência do extensor elástico.

12 PROPRIOCEPÇÃO ORIENTAÇÕES:
As estações devem ser numeradas e montadas em círculo. O fisioterapeuta deve ficar no centro dando os comandos e auxiliando na execução das atividades.

13 PROPRIOCEPÇÃO Primeira Estação:
Atleta na cama elástica com apoio unipodal, com os olhos fechados deve manter o equilíbrio. 2 minutos, 1 minuto cada membro.

14 PROPRIOCEPÇÃO Segunda Estação:
A cada três saltos na cama elástica o atleta chuta a bola que será lançada pelo terapeuta alternando os membros; 2 minutos.

15 PROPRIOCEPÇÃO Terceira Estação:
Atleta no balancim com apoio unipodal, com os olhos fechados tenta manter o equilÍbrio. 2 minutos, 1 minuto cada membro. Obs: Caso o atleta não consiga realizar com os olhos fechados , pode mantê-los abertos.

16 PROPRIOCEPÇÃO Quarta Estação:
Atleta equilibra-se sobre o disco proprioceptivo; 2 minutos.

17 PROPRIOCEPÇÃO Quinta Estação: Atleta equilibra-se sobre a prancha;
2 minutos.

18 PROPRIOCEPÇÃO Sexta Estação:
Atleta realiza deslocamento anterior, posterior e lateral direito e esquerdo em volta dos cones; 2 minutos.

19 PROPRIOCEPÇÃO Sétima Estação:
Atleta dá impulso sobre o step cabeceando a bola que é lançada pelo terapeuta aterrissando sobre colchonete com ambos os pés (amortecendo a queda); 2 minutos. Obs: O atleta deve alternar o membro com que realizará o impulso no step.

20 PROPRIOCEPÇÃO Oitava Estação: Atleta equilibra-se sobre a gangorra;
2 minutos.

21 PROPRIOCEPÇÃO Nona Estação:
Acompanhando uma linha reta, atleta realiza deslocamento anterior sobre as pontas dos pés e deslocamento posterior sobre os calcanhares; 2 minutos.

22 PROPRIOCEPÇÃO Décima Estação:
Acompanhando uma linha reta, atleta realiza deslocamento anterior sobre a borda lateral dos pés (eversão) e deslocamento posterior sobre a borda medial dos pés (inversão); 2 minutos.

23 REEDUCAÇÃO POSTURAL - CORE
Exercícios de estabilização do core (30 segundos de contração para 1 minuto de descanso): Atleta realiza ponte anterior, posterior, lateral direita e lateral esquerda associada a contração do períneo e transverso; Realiza 2 vezes em cada posição.

24 REEDUCAÇÃO POSTURAL - CORE
Primeira Fase: Conscientização e aprendizagem de contração de músculos profundos estabilizadores. Exercícios realizados: deitado em decúbito dorsal.

25 REEDUCAÇÃO POSTURAL - CORE
Primeira Fase: Conscientização e aprendizagem de contração de músculos profundos estabilizadores. Exercícios realizados: posição de 4 apoios.

26 REEDUCAÇÃO POSTURAL - CORE
Primeira Fase: Conscientização e aprendizagem de contração de músculos profundos estabilizadores. Exercícios realizados: posição sentada.

27 REEDUCAÇÃO POSTURAL - CORE
Segunda Fase: Exercícios estáticos Exercícios estáticos de solo associados à conscientização. Exercícios realizados: ponte posterior e evolução

28 REEDUCAÇÃO POSTURAL - CORE
Segunda Fase: Exercícios estáticos de solo associados à conscientização. Exercícios realizados: ponte anterior e evolução.

29 REEDUCAÇÃO POSTURAL - CORE
Segunda Fase: Exercícios estáticos de solo associados à conscientização. Exercícios realizados: ponte lateral com apoio de joelhos e evolução.

30 REEDUCAÇÃO POSTURAL - ALONGAMENTO
Alongamento do Músculo Tríceps Surral Posição inicial – em pé, com o joelho semi-fletido e o outro estendido. Execução – encosta-se a cabeça na parede, fletindo um pouco o tronco, uma perna fletida à frente e a outra estendida atrás com os calcanhares apoiados no chão. Posição final – com os calcanhares apoiados no chão mantém por 10”. (MENOSSI et al.,2007).

31 REEDUCAÇÃO POSTURAL - ALONGAMENTO
Alongamento do Músculo Quadríceps e Iliopsoas: Posição inicial – em pé, retroversão pélvica, joelho semi-fletido. Execução – segurando com uma das mãos na barra, puxa-se o joelho fletido para cima. Posição final – manter por 10“. (MENOSSI et al., 2007).

32 REEDUCAÇÃO POSTURAL - ALONGAMENTO
Alongamento dos Músculos Isquiotibiais: Posição Inicial – sentado, com as pernas estendidas, braços apoiados atrás com cotovelos estendidos ou mãos cruzadas na cabeça. Execução – flete o tronco ereto até o limite de alongamento do paciente. Posição Final – manter por 10’’. (MENOSSI et al., 2007).

33 REEDUCAÇÃO POSTURAL - ALONGAMENTO
Alongamento dos Músculos Adutores: Posição inicial – sentado, pernas abduzidas, mãos atrás da cabeça. Execução – com a retificação da cervical, desce o tronco no centro. Posição final – manter por 10”. (MENOSSI et al., 2007).

34 REEDUCAÇÃO POSTURAL - ALONGAMENTO
Alongamento do Músculo Glúteo Máximo: Posição inicial – decúbito dorsal, com as pernas estendidas. Execução – cruza uma perna sobre a outra e com o auxilio das duas mãos puxa-se a perna de baixo. Posição final – manter por 10”. (MENOSSI et al., 2007).

35 REEDUCAÇÃO POSTURAL - ALONGAMENTO
Alongamento do Músculo Grande Dorsal: Posição Inicial – em pé, joelhos semi-fletidos, pernas um pouco afastadas. Execução – flete o tronco, coloca as mãos afastadas na barra em relação ao ombro, cabeça encaixada. Posição Final – manter por 10’’. (MENOSSI et al., 2007).

36 REEDUCAÇÃO POSTURAL - ALONGAMENTO
Alongamento do Músculo Deltóide Posterior, Rombóides e Trapézio Médio: Posição Inicial – sentado, coluna ereta, pernas cruzadas e relaxadas. Execução – aduz o braço na diagonal forçando com a mão contralateral no cotovelo para dentro. Posição Final – força-se o braço para dentro, manter por 10’’. (MENOSSI et al., 2007).

37 REEDUCAÇÃO POSTURAL - ALONGAMENTO
Alongamento do Músculo Peitoral Maior: Posição Inicial – sentado, coluna ereta, pernas cruzadas e relaxadas. Execução – mãos atrás da cabeça, o terapeuta puxa os braços para trás. Posição Final – manter por 10’’. (MENOSSI et al., 2007).

38 REEDUCAÇÃO POSTURAL - ALONGAMENTO
Alongamento do Músculo Tríceps: Posição Inicial – sentado, coluna ereta, pernas cruzadas e relaxadas. Execução – passa uma mão atrás da cabeça pegando com a mão contralateral no cotovelo. Posição Final – puxa-se o cotovelo, manter por 10’’. (MENOSSI et al., 2007).

39 REEDUCAÇÃO POSTURAL - ALONGAMENTO
Alongamento do Músculo Oblíquo do Abdome: Posição Inicial – sentado, coluna ereta, pernas cruzadas e relaxadas. Execução – inclina o tronco para a lateral com um braço passando por cima da cabeça e o outro por baixo em lado contrário. Outros músculos alongados são o serrátil anterior, peitoral maior e grande dorsal. Posição Final – manter por 10’’. (MENOSSI et al., 2007).

40


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS GRUPO DE ESTUDOS DE FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLOGIA E DESPORTIVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google