A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS GRUPO DE ESTUDOS DE FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLOGIA E DESPORTIVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS GRUPO DE ESTUDOS DE FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLOGIA E DESPORTIVA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS
GRUPO DE ESTUDOS DE FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLOGIA E DESPORTIVA

2

3 O GRUPO Formado em março de 2007;
Idealizado pela coordenadora, Professora de Educação Física e Fisioterapeuta Ms. Berlis Ribeiro dos Santos Menossi; Registrado pelo CNPq Conta com apoio do Diretor do CCS Prof Rinaldo e Coordenador de Fisio Prof Fábio.

4 OBJETIVO GERAL Aprimorar o ensino, a pesquisa e a extensão com espírito científico, buscando a promoção da saúde, prevenção e tratamento de toda população possível que apresente problemas ortopédicos, traumatológicos e desportivos também em pré ou pós operatório.

5 LINHAS DE PESQUISA Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva; Fisioterapia Preventiva.

6 INTEGRANTES Atualmente conta com a participação de 14 estudantes do Centro de Ciências da Saúde da UENP; Anualmente há uma seleção dividida em 3 etapas para novos integrantes capacitados...

7 INTEGRANTES Alunos do 3º ano de Fisioterapia:
Alexandre Franco de Camargo Penteado; André Luiz Marcon; Aryane Flauzino Machado; Caroline Mendes de Almeida; Felipe Bernardelli Marques (3º ano de Educação Física); Rafaella Stradiotto Bernardelli;

8 INTEGRANTES Alunos do 4º ano de Fisioterapia: Aline Guzella Tokarski;
Marina Nogueira Buzalaf; Camila de Oliveira Silva; Guilherme Delsasso Lavorato; Thales de Souza Soto.

9 INTEGRANTES Conta também com a participação de recém-formados:
Jarbas Melo Filho (Fisioterapia 2008); Juliano Vallim (Educação Física 2006 e Fisioterapia 2008); Natália Paludo Silveira (Fisioterapia 2009 e 3º ano de Educação Física).

10 STATUS DO GRUPO Certificado pela instituição;
Registrado no CNPq – Diretório dos Grupos de Pesquisas no Brasil, em 15 de abril de 2008.

11 PARCERIAS Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes;
CISNORP; Clube Atlético Desportivo de Jacarezinho. Universidade Sem Fronteiras – SETI ESTADO DO PARANÁ.

12 OBJETIVO GERAL Aprofundar conhecimentos científicos em relação à Fisioterapia Traumatológica, Ortopédica e Desportiva

13 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Realizar estudos bibliográficos baseado em evidências; Aprofundar estudos e apresentar palestras em relação a cinesiologia, biomecânica e biomecânica do esporte, mecanismo de lesão, tratamento e prevenção; Estudar e aplicar avaliações fisioterápicas; Realizar levantamento de dados através de avaliações em pesquisas de campo transversais e longitudinais

14 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Redigir pesquisas; Elencar protocolos de tratamento baseado em evidências; Elaborar e aplicar protocolos de fisioterapia preventiva; Tratar pacientes que sejam encaminhados a Clínica de Fisioterapia do CCS e/ou Grupo de Estudos conjunto com o PEF; Registrar todos os dados para futuras pesquisas; Realizar iniciação e pesquisas científicas.

15 METODOLOGIA OPERACIONAL DO GRUPO
Fundamentação Teórica: Encontro semanal; Leitura e Discussão Aprofundada de Referencial Teórico; Capacitação dos Acadêmicos; Realização de Avaliações; Aplicação de Protocolos: Intervenção Preventiva; Intervenção de Reabilitação; Levantamento, Análise e Discussão dos Resultados; Publicação de Trabalhos em eventos, congressos e periódicos.

16 RESULTADOS ALCANÇADOS E EM ANDAMENTO
Aplicação e publicação de alguns projetos de pesquisa já em andamento ou finalizados: Estabilização Funcional Lombo-Pélvica; Treinamento de Propriocepção; Reeducação Postural; Reequilíbrio Articular.

17 RESULTADOS ALCANÇADOS E EM ANDAMENTO
Desde 2007 até a presente data, foram realizados: Cerca de 430 atendimentos de avaliação e prevenção de lesões desportivas; Cerca de 200 atendimentos de reabilitação.

18 OS ATENDIMENTOS Em 2007, os atendimentos foram destinados aos atletas das Escolinhas Municipais Desportivas de Jacarezinho, nas modalidades de futsal e futebol masculinhos, vôlei masculino e feminino, e basquete masculino.

19 OS ATENDIMENTOS Em 2008, os atendimentos foram destinados aos atletas das Escolinhas Municipais Desportivas de Jacarezinho, nas mesmas modalidades de 2007; Atletas de ballet de Ourinhos; Atletas de futebol profissional do Clube Atlético Desportivo de Jacarezinho. Em 2009, foram atendidos os mesmo clubes.

20 REPERCUSSÕES DOS TRABALHOS DO GRUPO
Publicações em 2007: 11 7 publicações no Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumato-Ortopédica 4 publicações no V Congresso de Educação Física e Fisioterapia de Jacarezinho

21 REPERCUSSÕES DOS TRABALHOS DO GRUPO
Publicações em 2008: 12 5 publicações internacionais no FIEP BULLETIN; 2 publicações no Simpósio Internacional de Ciências do Esporte; 4 publicações no VI Congresso de Educação Física e Fisioterapia de Jacarezinho; 1 publicação no IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor;

22 REPERCUSSÕES DOS TRABALHOS DO GRUPO
Publicações em 2009: 16 4 publicações internacionais no FIEP BULLETIN; 1 publicação no SELAFISCS; 6 publicações no Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumato-Ortopédica; 5 publicações no VII Congresso de Educação Física e Fisioterapia de Jacarezinho

23 REPERCUSSÕES DOS TRABALHOS DO GRUPO
Publicações em 2010: janeiro 5 5 publicações internacionais no FIEP BULLETIN.

24 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS
ESTABILIZAÇÃO DO CORE COMO UM PROGRAMA DE FISIOTERAPIA DESPORTIVA PARA PREVENÇÃO E MELHORA DE PERFORMANCE EM ATLETAS DE FUTSAL. ACADÊMICA: CAMILA DE OLIVEIRA SILVA ORIENTADORA: BERLIS RIBEIRO DOS SANTOS MENOSSI

25 INTRODUÇÃO O complexo do CORE tem sido descrito como um conjunto de 29 músculos que trabalham de uma forma coordenada visando a estabilidade lombo-pélvica (FREDERICSON, 2005). Um CORE fraco é problema fundamental de movimentos ineficazes, o que predispõe à ocorrência de lesões. Por outro lado, um CORE com bom controle, força e resistência proporciona uma base estável para que o corpo consiga realizar qualquer tipo de movimento de uma forma equilibrada, coordenada e com uma melhor funcionalidade. Isso tudo pode contribuir para um melhor rendimento dos mais diversos gestos esportivos (RICHARDSON, 1999).

26 OBJETIVO Geral Verificar a influência da aplicação de um Programa de fisioterapia desportiva preventiva baseado na estabilização do CORE na prevenção de lesões e melhora de performance em atletas jovens de futebol, futsal, basquete e voleibol no município de Jacarezinho.

27 OBJETIVOS Específicos
Pesquisar e compreender a técnica de estabilização do CORE, assim como, anatomia, cinesiologia, ação dos principais músculos estabilizadores, e sua aplicação no meio esportivo; Elaborar e realizar uma bateria de testes específicos e gerais para avaliação e reavaliação do sistema de estabilização e das capacidades físicas condicionantes; Elaborar e aplicar um programa de fisioterapia desportiva preventiva baseado no treinamento da estabilização do CORE em jovens atletas de futsal; Analisar os resultados do programa a ser aplicado.

28 PESQUISA DE CAMPO Será realizada uma pesquisa qualiquantitativa através da aplicação de um programa de fisioterapia desportiva preventiva baseado no treinamento da estabilização do CORE com atletas de 14, 15, 16 e 17 anos de idade, mediante autorização e assinatura do termo de consentimento.

29 APLICAÇÃO DO PROGRAMA Os atletas serão divididos em 2 grupos aleatoriamente: um grupo controle, e um grupo que será submetido ao Programa de estabilização do CORE. O programa terá a duração completa de 80 sessões, que serão realizadas 2 vezes por semana, antes do horário de treinamento. As 80 sessões serão divididas em três estágios de aplicação. A sessão terá duração de 30 à 45 minutos, onde será fracionado em aquecimento, execução e finalização.

30 APLICAÇÃO DO PROGRAMA Conscientização de contração da musculatura profunda, serão realizadas 20 sessões. Fonte: Própria

31 APLICAÇÃO DO PROGRAMA 2. Otimização da musculatura dinâmica, serão realizadas 30 sessões. Fonte: Própria

32 APLICAÇÃO DO PROGRAMA 3. Estabilização com exercícios funcionais serão realizadas 30 sessões. Fonte: Própria

33


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS GRUPO DE ESTUDOS DE FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLOGIA E DESPORTIVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google