A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”"— Transcrição da apresentação:

1 II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens” SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA PIBID/UNIUBE Coordenador de Área – Silas Queiroz de Souza

2 ESCOLAS PARTICIPANTES
Escola Municipal Rural Celina Soares de Paiva Professora Supervisora: Neiva Virgínia de Carvalho Escola Estadual Professora Corina de Oliveira Professor Supervisor: Marcelo Cordeiro de Rezende

3 OBJETIVOS 1) Promover a inserção dos alunos do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade de Uberaba na realidade de uma escola pública, oportunizando o desenvolvimento de saberes necessários à sua formação; 2) Desenvolver atividades interdisciplinares com o intuito de discussão dos conteúdos e desenvolvimento de ações significativas; 3) Subsidiar o trabalho dos professores de Educação Física da escola, com o apoio dos alunos bolsistas no desenvolvimento de atividades inovadoras; 4) Estreitar a relação entre os saberes desenvolvidos na Universidade e os saberes produzidos cotidianamente na Escola.

4 PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
Abordagem Cultural para a Educação Física Escolar “Promover mudanças na dinâmica sociocultural da Educação Física escolar é contrapor-se a conceitos, valores, crenças e tradições, há muito arraigados à prática dessa disciplina.” “Considerar que este componente é o responsável pela transmissão e reconstrução das manifestações corporais a partir da sua historicidade, ou seja, o estudo e a compreensão de diversos elementos filosóficos, políticos, religiosos, sociais e pedagógicos que se constituíram ao longo da sua história, para que possam ser superados, configurando uma perspectiva cultural sobre a linguagem corporal, isto é, a cultura corporal.” (NEIRA E NUNES, 2006)

5 AÇÕES PREVISTAS 1) Realizar reunião para apresentação e discussão da proposta do subprojeto com a participação dos alunos-bolsistas, professores supervisores e o coordenador da área; 2) Visitar a escola para elaboração de um diagnóstico da realidade e das necessidades da instituição, tais como, a estrutura e o funcionamento, o trabalho docente e o cotidiano escolar; 3) Analisar os documentos da escola, tais como, o Projeto Pedagógico da Escola, Planejamento de Ensino do componente curricular Educação Física, entre outros; 4) Realizar reuniões semanais entre os alunos-bolsistas, professores supervisores e o coordenador de área para o estudo dos referenciais teórico- metodológicos que orientarão a proposta do subprojeto, bem como, para planejamento das atividades a serem desenvolvidas na escola;

6 5) Proporcionar aos alunos-bolsistas o acompanhamento da rotina escolar e da prática pedagógica através da observação do trabalho docente, da análise dos documentos escolares bem como o planejamento de ensino da professora regente; 6) Produzir materiais didáticos para serem utilizados nas atividades de intervenção nas aulas Educação Física; 7) Orientar os bolsistas quanto à necessidade do registro em diário de campo das atividades desenvolvidas na escola para apresentação e discussão nos encontros semanais; 8) Organizar seminários na Universidade de Uberaba para a socialização dos resultados obtidos no PIBID/Educação Física, oportunizando aos alunos que não fizerem parte do grupo bolsista, o conhecimento do impacto das ações desenvolvidas no âmbito do PIBID; 9) Organizar atividades formativas com os integrantes do subprojeto, tais como: palestras, oficinas, mini-cursos, entre outras, ministradas por professores convidados;

7 10) Organizar eventos na escola com o intuito de aproximar as famílias dos escolares ao ambiente escolar, melhorando a relação família-escola e aproximando a escola à realidade dos alunos; 11) Produzir trabalhos para serem submetidos e apresentados em eventos regionais e nacionais da área pedagógica, socializando e discutindo os resultados obtidos nas intervenções; 12) Avaliar, a cada ano de realização do subprojeto, os resultados e os impactos do subprojeto para a formação dos bolsistas de iniciação à docência, dos professores supervisores, bem como, para a escola e os alunos da Educação Básica, com vistas ao replanejamento das ações; 13) Elaborar os relatórios parciais, semestralmente, e final, ao término do período de execução do subprojeto.

8 RESULTADOS PRETENDIDOS
Melhorar significativamente os processos formativos de discentes do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade de Uberaba; Promover o maior comprometimento com a melhoria da qualidade da educação básica; Aprimorar as ações pedagógicas pautadas em um rigoroso aprofundamento teórico e prático sobre a área da Educação Física Escolar e da educação em geral; Participar de experiências educativas significativas e contextualizadas, articuladas com a realidade dos alunos, identificando eventuais problemas presentes no processo ensino-aprendizagem e construindo metodologias participativas com vistas à sua superação; Contribuir para o aperfeiçoamento do conhecimento sobre distintos recursos, estratégias e conteúdos para a educação física escolar;

9 Despertar maior interesse dos alunos das escolas participantes pela vivência das distintas manifestações da cultura corporal; Envolver os bolsistas em atividades de pesquisa acerca da atividade docente, num contínuo processo de formação; Promover o diálogo com os outros subprojetos da instituição e com os demais componentes curriculares da escola, no sentido de contribuir para uma educação interdisciplinar; Contribuir para o incremento e para a reflexão sobre a formação inicial de professores no curso de Licenciatura Plena em Educação Física da UNIUBE, fomentando maior integração da educação superior com a educação básica; Contribuir para a reflexão e melhoria das ações docentes na escola e para a melhora nos resultados das avaliações externas e a consequente elevação de seu IDEB.


Carregar ppt "II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google