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ROBÓTICA PEDAGÓGICA DE BAIXO CUSTO COM ClASSMATE João Vilhete V. d'Abreu NIED/UNICAMP Bruno Leal Bastos Fernando Ortolano Henrique.

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1 ROBÓTICA PEDAGÓGICA DE BAIXO CUSTO COM ClASSMATE João Vilhete V. d'Abreu NIED/UNICAMP jvilhete@unicamp.br Bruno Leal Bastos Fernando Ortolano Henrique V. Souza Josué J. G. Ramos – CTI/MCT

2 RBPC Robótica Pedagógica de Baixo Custo –RBPC Uma iniciativa conjunta de pesquisadores do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer CTI/MCT e do Núcleo de Informática Aplicada à Educação – NIED/UNICAMP

3 Objetivo da RBPC Desenvolver ações de pesquisa que têm como finalidade o uso materiais alternativos, recursos de hardware e de software livre como forma de se viabilizar projetos educacionais na área de Robótica Pedagógica – RP.

4 Projeto Robótica Pedagógica de Baixo Custo com Classmate (UCA) e Scratch

5 Scratch uma linguagem de programação multimídia

6 Scratch, uma linguagem de programação multimídia Lançado pelo MIT Media Lab o Scratch é uma linguagem de programação multimídia que permite a crianças, jovens e adultos criarem e compartilharem jogos, arte interativa, estorinhas e muito mais; O Scratch pode ser baixado gratuitamente da Internet no site http://scratch.mit.edu/ e está disponível em várias línguas, inclusive em português.

7 Scratch, uma linguagem de programação multimídia

8 Scratch, uma linguagem de programação multimídia

9 Scratch, uma linguagem de programação multimídia Uma forma de se programar no Scratch consiste em encaixar blocos para criar histórias, jogos e animações

10 Programando no Scratch

11 Editor de Pintura Scratch

12 Classmate e Scratch

13 Exemplo de Programa Monitor: visualização das entradas/sensores Liga o motorAtiva Sensor

14 Ambiente Classmate e Scratch Ubuntu verão 9.10 (sistema operacional) Programação Scratch (ambiente) Placa Arduino (Interface Eletrônica)

15 Descrição A utilização do conjunto Scratch Arduino possibilita controle, via Classmate, de motores atuadores, sensores e luzes, dos mais variados tipos, possibilitando o desenvolvimento de atividades de Robótica Pedagógica.


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