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1 Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Desempenho da AGB Retenção e atração de talentos Alavancagem de Recursos de outras fontes de captação.

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1 1 Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Desempenho da AGB Retenção e atração de talentos Alavancagem de Recursos de outras fontes de captação e de parcerias Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Certificações de Qualidade Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores Desempenho dos Comitês de Bacia Hidrográfica

2 Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência ;* aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia.

3 Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação

4 Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores Normalizar Pactuar as ações interdependentes Detalhar os processo destacando os pontos de interdependência Identificar os processos críticos de interdependência entre a Agência e os Órgãos Gestores e Comitê complexidade *pleno entendimento que leva a simplificação *realizar avaliações e monitoramento frequentes complexidade Elaborar a agenda de atividades anuais dos CBHs resistência dos atores Estabelecer a integração entre os líderes da AGB e OGRHs Realizar oficinas para qualificação das equipes técnicas

5 Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Elaborar plano de comunicação e divulgação Agir com transparência Possuir um acervo técnico Atuar efetivamente dentro de sua competência Atuar proativamente na bacia receio de ferir competência e papeis definir claramente os papeis/normativas equipe exigua investimento em capacitação e em um plano de carreira Inércia inicial, capacidade técnica estruturação técnica e física morosidade na produção da informação capacitação e tecnologia falta da implementação do plano de comunicação * capacitação * busca da Informação *articulação com as diversas mídias *articulação com os atores estratégicos da bacia *estabelecer forma de contatos institucionais. *produzir material institucional de divulgação “portfólio” Ser conhecido e reconhecido Associar à entidade de referência e reputação

6 Identificação dos stakeholders ter apoio do sistema Valorizar a certificação *não reconhecer o valor da certificação. * falta de comprometimento dos Stakeholders *capacitar *mobilizar e divulgar Contratar empresa de implantação Capacitar para certificação *resistência ao modelo de gestão *não ter motivação e valor econômico elevado Descrever as rotinas gerenciais Descrever as rotinas operacionais desconhecimento do processo seminários/ treinamento com consultoria especializada Implantar auditoria interna Certificações de Qualidade contratar empresa certificadora disponibilidade de recursos humanos resistência ao repasse do capital intelectual disponibilidade de recursos financeiros alavancagem de novos recursos

7 Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *definição clara dos papeis; *definição da pauta. *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH

8 Definição dos papeis falta de planejamento Elaborar planejamento Plano de cargos e salários adequado do perfil à atividade implementação efetiva com remuneração atrativa demonstrar a importância do trabalho e resultados Reconhecimento profissional Clima organizacional existência de ambiente competitivo *dinâmicas de recursos humanos Infraestrutura adequada dimensão e complexidade da ação frente a demanda buscar sinergias, alinhamento dos procedimentos Apresentar bons resultados / comunicar Referenciabilidade / reputação percepção / conhecimento da AGB (inclusive nome) plano de comunicação marketing e revisão de nome / logomarca Estabelecer novos desafios ComplexidadeProgramas de capacitação Retenção e atração de talentos

9 Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

10 Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência ;* aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

11 Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência ;* aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

12 Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência ;* aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

13 Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência ;* aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

14 Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência ;* aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

15 Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência ;* aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

16 Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência ;* aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

17 Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência ;* aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

18 Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência ;* aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

19 Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência. *aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

20 Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência. *aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

21 Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

22 Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

23 Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

24 Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

25 Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

26 Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

27 Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

28 Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

29 Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

30 Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

31 Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

32 Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

33 Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

34 Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

35 Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

36 Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

37 Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

38 Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores

39 Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores Normalizar Pactuar as ações interdependentes Detalhar os processo destacando os pontos de interdependência Identificar os processos críticos de interdependência entre a Agência e os Órgãos Gestores e Comitê complexidade *pleno entendimento que leva a simplificação *realizar avaliações e monitoramento frequentes complexidade Elaborar a agenda de atividades anuais dos CBHs resistência dos atores Estabelecer a integração entre os líderes da AGB e OGRHs Realizar oficinas para qualificação das equipes técnicas Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores

40 Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores Normalizar Pactuar as ações interdependentes Detalhar os processo destacando os pontos de interdependência Identificar os processos críticos de interdependência entre a Agência e os Órgãos Gestores e Comitê complexidade *pleno entendimento que leva a simplificação *realizar avaliações e monitoramento frequentes complexidade Elaborar a agenda de atividades anuais dos CBHs resistência dos atores Estabelecer a integração entre os líderes da AGB e OGRHs Realizar oficinas para qualificação das equipes técnicas Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores

41 Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores Normalizar Pactuar as ações interdependentes Detalhar os processo destacando os pontos de interdependência Identificar os processos críticos de interdependência entre a Agência e os Órgãos Gestores e Comitê complexidade *pleno entendimento que leva a simplificação *realizar avaliações e monitoramento frequentes complexidade Elaborar a agenda de atividades anuais dos CBHs resistência dos atores Estabelecer a integração entre os líderes da AGB e OGRHs Realizar oficinas para qualificação das equipes técnicas Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores

42 Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores Normalizar Pactuar as ações interdependentes Detalhar os processo destacando os pontos de interdependência Identificar os processos críticos de interdependência entre a Agência e os Órgãos Gestores e Comitê complexidade *pleno entendimento que leva a simplificação *realizar avaliações e monitoramento frequentes complexidade Elaborar a agenda de atividades anuais dos CBHs resistência dos atores Estabelecer a integração entre os líderes da AGB e OGRHs Realizar oficinas para qualificação das equipes técnicas Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores

43 Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores Normalizar Pactuar as ações interdependentes Detalhar os processo destacando os pontos de interdependência Identificar os processos críticos de interdependência entre a Agência e os Órgãos Gestores e Comitê complexidade *pleno entendimento que leva a simplificação *realizar avaliações e monitoramento frequentes complexidade Elaborar a agenda de atividades anuais dos CBHs resistência dos atores Estabelecer a integração entre os líderes da AGB e OGRHs Realizar oficinas para qualificação das equipes técnicas Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores

44 Referenciabilidade/ Reputação/ Imagem

45 Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Elaborar plano de comunicação e divulgação Agir com transparência Possuir um acervo técnico Atuar efetivamente dentro de sua competência Atuar proativamente na bacia receio de ferir competência e papeis definir claramente os papeis/normativas equipe exigua investimento em capacitação e em um plano de carreira Inércia inicial, capacidade técnica estruturação técnica e física morosidade na produção da informação capacitação e tecnologia falta da implementação do plano de comunicação * capacitação * busca da Informação *articulação com as diversas mídias *articulação com os atores estratégicos da bacia *estabelecer forma de contatos institucionais. *produzir material institucional de divulgação “portfólio” Ser conhecido e reconhecido Associar à entidade de referência e reputação Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Referenciabilidade/ Reputação/Imagem

46 Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Elaborar plano de comunicação e divulgação Agir com transparência Possuir um acervo técnico Atuar efetivamente dentro de sua competência Atuar proativamente na bacia receio de ferir competência e papeis definir claramente os papeis/normativas equipe exigua investimento em capacitação e em um plano de carreira Inércia inicial, capacidade técnica estruturação técnica e física morosidade na produção da informação capacitação e tecnologia falta da implementação do plano de comunicação * capacitação * busca da Informação *articulação com as diversas mídias *articulação com os atores estratégicos da bacia *estabelecer forma de contatos institucionais. *produzir material institucional de divulgação “portifólio” Ser conhecido e reconhecido Associar à entidade de referência e reputação Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Referenciabilidade/ Reputação/Imagem

47 Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Elaborar plano de comunicação e divulgação Agir com transparência Possuir um acervo técnico Atuar efetivamente dentro de sua competência Atuar proativamente na bacia receio de ferir competência e papeis definir claramente os papeis/normativas equipe exigua investimento em capacitação e em um plano de carreira Inércia inicial, capacidade técnica estruturação técnica e física morosidade na produção da informação capacitação e tecnologia falta da implementação do plano de comunicação * capacitação * busca da Informação *articulação com as diversas mídias *articulação com os atores estratégicos da bacia *estabelecer forma de contatos institucionais. *produzir material institucional de divulgação “portifólio” Ser conhecido e reconhecido Associar à entidade de referência e reputação Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Referenciabilidade/ Reputação/Imagem

48 Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Elaborar plano de comunicação e divulgação Agir com transparência Possuir um acervo técnico Atuar efetivamente dentro de sua competência Atuar proativamente na bacia receio de ferir competência e papeis definir claramente os papeis/normativas equipe exigua investimento em capacitação e em um plano de carreira Inércia inicial, capacidade técnica estruturação técnica e física morosidade na produção da informação capacitação e tecnologia falta da implementação do plano de comunicação * capacitação * busca da Informação *articulação com as diversas mídias *articulação com os atores estratégicos da bacia *estabelecer forma de contatos institucionais. *produzir material institucional de divulgação “portifólio” Ser conhecido e reconhecido Associar à entidade de referência e reputação Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Referenciabilidade/ Reputação/Imagem

49 Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Elaborar plano de comunicação e divulgação Agir com transparência Possuir um acervo técnico Atuar efetivamente dentro de sua competência Atuar proativamente na bacia receio de ferir competência e papeis definir claramente os papeis/normativas equipe exigua investimento em capacitação e em um plano de carreira Inércia inicial, capacidade técnica estruturação técnica e física morosidade na produção da informação capacitação e tecnologia falta da implementação do plano de comunicação * capacitação * busca da Informação *articulação com as diversas mídias *articulação com os atores estratégicos da bacia *estabelecer forma de contatos institucionais. *produzir material institucional de divulgação “portifólio” Ser conhecido e reconhecido Associar à entidade de referência e reputação Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Referenciabilidade/ Reputação/Imagem

50 Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Elaborar plano de comunicação e divulgação Agir com transparência Possuir um acervo técnico Atuar efetivamente dentro de sua competência Atuar proativamente na bacia receio de ferir competência e papeis definir claramente os papeis/normativas equipe exigua investimento em capacitação e em um plano de carreira Inércia inicial, capacidade técnica estruturação técnica e física morosidade na produção da informação capacitação e tecnologia falta da implementação do plano de comunicação * capacitação * busca da Informação *articulação com as diversas mídias *articulação com os atores estratégicos da bacia *estabelecer forma de contatos institucionais. *produzir material institucional de divulgação “portifólio” Ser conhecido e reconhecido Associar à entidade de referência e reputação Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Referenciabilidade/ Reputação/Imagem

51 Certificações de Qualidade

52 Identificação dos stakeholders ter apoio do sistema Valorizar a certificação *não reconhecer o valor da certificação. * falta de comprometimento dos Stakeholders *capacitar *mobilizar e divulgar Contratar empresa de implantação Capacitar para certificação *resistência ao modelo de gestão *não ter motivação e valor econômico elevado Descrever as rotinas gerenciais Descrever as rotinas operacionais desconhecimento do processo seminários/ treinamento com consultoria especializada Implantar auditoria interna Certificações de Qualidade contratar empresa certificadora disponibilidade de recursos humanos resistência ao repasse do capital intelectual disponibilidade de recursos financeiros alavancagem de novos recursos Certificações de Qualidade

53 Identificação dos stakeholders ter apoio do sistema Valorizar a certificação *não reconhecer o valor da certificação. * falta de comprometimento dos Stakeholders *capacitar *mobilizar e divulgar Contratar empresa de implantação Capacitar para certificação *resistência ao modelo de gestão *não ter motivação e valor econômico elevado Descrever as rotinas gerenciais Descrever as rotinas operacionais desconhecimento do processo seminários/ treinamento com consultoria especializada Implantar auditoria interna Certificações de Qualidade contratar empresa certificadora disponibilidade de recursos humanos resistência ao repasse do capital intelectual disponibilidade de recursos financeiros alavancagem de novos recursos Certificações de Qualidade

54 Identificação dos stakeholders ter apoio do sistema Valorizar a certificação *não reconhecer o valor da certificação. * falta de comprometimento dos Stakeholders *capacitar *mobilizar e divulgar Contratar empresa de implantação Capacitar para certificação *resistência ao modelo de gestão *não ter motivação e valor econômico elevado Descrever as rotinas gerenciais Descrever as rotinas operacionais desconhecimento do processo seminários/ treinamento com consultoria especializada Implantar auditoria interna Certificações de Qualidade contratar empresa certificadora disponibilidade de recursos humanos resistência ao repasse do capital intelectual disponibilidade de recursos financeiros alavancagem de novos recursos Certificações de Qualidade

55 Identificação dos stakeholders ter apoio do sistema Valorizar a certificação *não reconhecer o valor da certificação. * falta de comprometimento dos Stakeholders *capacitar *mobilizar e divulgar Contratar empresa de implantação Capacitar para certificação *resistência ao modelo de gestão *não ter motivação e valor econômico elevado Descrever as rotinas gerenciais Descrever as rotinas operacionais desconhecimento do processo seminários/ treinamento com consultoria especializada Implantar auditoria interna Certificações de Qualidade contratar empresa certificadora disponibilidade de recursos humanos resistência ao repasse do capital intelectual disponibilidade de recursos financeiros alavancagem de novos recursos Certificações de Qualidade

56 Identificação dos stakeholders ter apoio do sistema Valorizar a certificação *não reconhecer o valor da certificação. * falta de comprometimento dos Stakeholders *capacitar *mobilizar e divulgar Contratar empresa de implantação Capacitar para certificação *resistência ao modelo de gestão *não ter motivação e valor econômico elevado Descrever as rotinas gerenciais Descrever as rotinas operacionais desconhecimento do processo seminários/ treinamento com consultoria especializada Implantar auditoria interna Certificações de Qualidade contratar empresa certificadora disponibilidade de recursos humanos resistência ao repasse do capital intelectual disponibilidade de recursos financeiros alavancagem de novos recursos Certificações de Qualidade

57 Identificação dos stakeholders ter apoio do sistema Valorizar a certificação *não reconhecer o valor da certificação. * falta de comprometimento dos Stakeholders *capacitar *mobilizar e divulgar Contratar empresa de implantação Capacitar para certificação *resistência ao modelo de gestão *não ter motivação e valor econômico elevado Descrever as rotinas gerenciais Descrever as rotinas operacionais desconhecimento do processo seminários/ treinamento com consultoria especializada Implantar auditoria interna Certificações de Qualidade contratar empresa certificadora disponibilidade de recursos humanos resistência ao repasse do capital intelectual disponibilidade de recursos financeiros alavancagem de novos recursos Certificações de Qualidade

58 Identificação dos stakeholders ter apoio do sistema Valorizar a certificação *não reconhecer o valor da certificação. * falta de comprometimento dos Stakeholders *capacitar *mobilizar e divulgar Contratar empresa de implantação Capacitar para certificação *resistência ao modelo de gestão *não ter motivação e valor econômico elevado Descrever as rotinas gerenciais Descrever as rotinas operacionais desconhecimento do processo seminários/ treinamento com consultoria especializada Implantar auditoria interna Certificações de Qualidade contratar empresa certificadora disponibilidade de recursos humanos resistência ao repasse do capital intelectual disponibilidade de recursos financeiros alavancagem de novos recursos Certificações de Qualidade

59 Identificação dos stakeholders ter apoio do sistema Valorizar a certificação *não reconhecer o valor da certificação. * falta de comprometimento dos Stakeholders *capacitar *mobilizar e divulgar Contratar empresa de implantação Capacitar para certificação *resistência ao modelo de gestão *não ter motivação e valor econômico elevado Descrever as rotinas gerenciais Descrever as rotinas operacionais desconhecimento do processo seminários/ treinamento com consultoria especializada Implantar auditoria interna Certificações de Qualidade contratar empresa certificadora disponibilidade de recursos humanos resistência ao repasse do capital intelectual disponibilidade de recursos financeiros alavancagem de novos recursos Certificações de Qualidade

60 Identificação dos stakeholders ter apoio do sistema Valorizar a certificação *não reconhecer o valor da certificação. * falta de comprometimento dos Stakeholders *capacitar *mobilizar e divulgar Contratar empresa de implantação Capacitar para certificação *resistência ao modelo de gestão *não ter motivação e valor econômico elevado Descrever as rotinas gerenciais Descrever as rotinas operacionais desconhecimento do processo seminários/ treinamento com consultoria especializada Implantar auditoria interna Certificações de Qualidade contratar empresa certificadora disponibilidade de recursos humanos resistência ao repasse do capital intelectual disponibilidade de recursos financeiros alavancagem de novos recursos Certificações de Qualidade

61 Desempenho CBH

62 Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *realizar treinamento com os Conselheiros sobre o regimento interno; *definição clara dos papeis; *definição da pauta. *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs

63 Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *realizar treinamento com os Conselheiros sobre o regimento interno; *definição clara dos papeis; *definição da pauta. *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs

64 Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *realizar treinamento com os Conselheiros sobre o regimento interno; *definição clara dos papeis; *definição da pauta. *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs

65 Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *definição clara dos papeis; *definição da pauta. *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs

66 Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *definição clara dos papeis; *definição da pauta. *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs

67 Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *definição clara dos papeis; *definição da pauta. *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs

68 Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *definição clara dos papeis; *definição da pauta.

69 Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *definição clara dos papeis; *definição da pauta.

70 Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *definição clara dos papeis; *definição da pauta.

71 Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *definição clara dos papeis; *definição da pauta.

72 Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *definição clara dos papeis; *definição da pauta.

73 Retenção e atração de talentos

74 Definição dos papeis falta de planejamento Elaborar planejamento Plano de cargos e salários adequado do perfil à atividade implementação efetiva com remuneração atrativa demonstrar a importância do trabalho e resultados Reconhecimento profissional Clima organizacional existência de ambiente competitivo *dinâmicas de recursos humanos Infraestrutura adequada dimensão e complexidade da ação frente a demanda buscar sinergias, alinhamento dos procedimentos Apresentar bons resultados / comunicar Referenciabilidade / reputação percepção / conhecimento da AGB (inclusive nome) plano de comunicação marketing e revisão de nome / logomarca Estabelecer novos desafios ComplexidadeProgramas de capacitação Retenção e atração de talentos

75 Definição dos papeis falta de planejamento Elaborar planejamento Plano de cargos e salários adequado do perfil à atividade implementação efetiva com remuneração atrativa demonstrar a importância do trabalho e resultados Reconhecimento profissional Clima organizacional existência de ambiente competitivo *dinâmicas de recursos humanos Infraestrutura adequada dimensão e complexidade da ação frente a demanda buscar sinergias, alinhamento dos procedimentos Apresentar bons resultados / comunicar Referenciabilidade / reputação percepção / conhecimento da AGB (inclusive nome) plano de comunicação marketing e revisão de nome / logomarca Estabelecer novos desafios ComplexidadeProgramas de capacitação Retenção e atração de talentos

76 Definição dos papeis falta de planejamento Elaborar planejamento Plano de cargos e salários adequado do perfil à atividade implementação efetiva com remuneração atrativa demonstrar a importância do trabalho e resultados Reconhecimento profissional Clima organizacional existência de ambiente competitivo *dinâmicas de recursos humanos Infraestrutura adequada dimensão e complexidade da ação frente a demanda buscar sinergias, alinhamento dos procedimentos Apresentar bons resultados / comunicar Referenciabilidade / reputação percepção / conhecimento da AGB (inclusive nome) plano de comunicação marketing e revisão de nome / logomarca Estabelecer novos desafios ComplexidadeProgramas de capacitação Retenção e atração de talentos

77 Definição dos papeis falta de planejamento Elaborar planejamento Plano de cargos e salários adequado do perfil à atividade implementação efetiva com remuneração atrativa demonstrar a importância do trabalho e resultados Reconhecimento profissional Clima organizacional existência de ambiente competitivo *dinâmicas de recursos humanos Infraestrutura adequada dimensão e complexidade da ação frente a demanda buscar sinergias, alinhamento dos procedimentos Apresentar bons resultados / comunicar Referenciabilidade / reputação percepção / conhecimento da AGB (inclusive nome) plano de comunicação marketing e revisão de nome / logomarca Estabelecer novos desafios ComplexidadeProgramas de capacitação Retenção e atração de talentos

78 Definição dos papeis falta de planejamento Elaborar planejamento Plano de cargos e salários adequado do perfil à atividade implementação efetiva com remuneração atrativa demonstrar a importância do trabalho e resultados Reconhecimento profissional Clima organizacional existência de ambiente competitivo *dinâmicas de recursos humanos Infraestrutura adequada dimensão e complexidade da ação frente a demanda buscar sinergias, alinhamento dos procedimentos Apresentar bons resultados / comunicar Referenciabilidade / reputação percepção / conhecimento da AGB (inclusive nome) plano de comunicação marketing e revisão de nome / logomarca Estabelecer novos desafios ComplexidadeProgramas de capacitação Retenção e atração de talentos

79 Definição dos papeis falta de planejamento Elaborar planejamento Plano de cargos e salários adequado do perfil à atividade implementação efetiva com remuneração atrativa demonstrar a importância do trabalho e resultados Reconhecimento profissional Clima organizacional existência de ambiente competitivo *dinâmicas de recursos humanos Infraestrutura adequada dimensão e complexidade da ação frente a demanda buscar sinergias, alinhamento dos procedimentos Apresentar bons resultados / comunicar Referenciabilidade / reputação percepção / conhecimento da AGB (inclusive nome) plano de comunicação marketing e revisão de nome / logomarca Estabelecer novos desafios ComplexidadeProgramas de capacitação Retenção e atração de talentos

80 Definição dos papeis falta de planejamento Elaborar planejamento Plano de cargos e salários adequado do perfil à atividade implementação efetiva com remuneração atrativa demonstrar a importância do trabalho e resultados Reconhecimento profissional Clima organizacional existência de ambiente competitivo *dinâmicas de recursos humanos Infraestrutura adequada dimensão e complexidade da ação frente a demanda buscar sinergias, alinhamento dos procedimentos Apresentar bons resultados / comunicar Referenciabilidade / reputação percepção / conhecimento da AGB (inclusive nome) plano de comunicação marketing e revisão de nome / logomarca Estabelecer novos desafios ComplexidadeProgramas de capacitação Retenção e atração de talentos

81 Definição dos papeis falta de planejamento Elaborar planejamento Plano de cargos e salários adequado do perfil à atividade implementação efetiva com remuneração atrativa demonstrar a importância do trabalho e resultados Reconhecimento profissional Clima organizacional existência de ambiente competitivo *dinâmicas de recursos humanos Infraestrutura adequada dimensão e complexidade da ação frente a demanda buscar sinergias, alinhamento dos procedimentos Apresentar bons resultados / comunicar Referenciabilidade / reputação percepção / conhecimento da AGB (inclusive nome) plano de comunicação marketing e revisão de nome / logomarca Estabelecer novos desafios ComplexidadeProgramas de capacitação Retenção e atração de talentos

82 Definição dos papeis falta de planejamento Elaborar planejamento Plano de cargos e salários adequado do perfil à atividade implementação efetiva com remuneração atrativa demonstrar a importância do trabalho e resultados Reconhecimento profissional Clima organizacional existência de ambiente competitivo *dinâmicas de recursos humanos Infraestrutura adequada dimensão e complexidade da ação frente a demanda buscar sinergias, alinhamento dos procedimentos Apresentar bons resultados / comunicar Referenciabilidade / reputação percepção / conhecimento da AGB (inclusive nome) plano de comunicação marketing e revisão de nome / logomarca Estabelecer novos desafios ComplexidadeProgramas de capacitação Retenção e atração de talentos


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