A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Geografia Alunos: Stefany Maier, Rafaella Freitas, Sthefany Juliana, Pablo Lopes Profª: Viviane Série: 1 ano ‘A’ Tema:Região Sudeste.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Geografia Alunos: Stefany Maier, Rafaella Freitas, Sthefany Juliana, Pablo Lopes Profª: Viviane Série: 1 ano ‘A’ Tema:Região Sudeste."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Geografia Alunos: Stefany Maier, Rafaella Freitas, Sthefany Juliana, Pablo Lopes Profª: Viviane Série: 1 ano ‘A’ Tema:Região Sudeste

2 A Região Sudeste

3 A Região Sudeste do Brasil
A Região Sudeste do Brasil.É a região mais populosa e economicamente mais desenvolvida do país, com grande concentração industrial, financeira e comercial. O relevo da Região Sudeste apresenta contrastes entre as superfícies elevada, que variam de 500 a 1200m, destacando-se as serras do Mar, da Mantiqueira, do Espinhaço e a Serra Geral e as amplas baixadas litorâneas do Espírito Santo e Rio de Janeiro. O clima predominante no litoral é o tropical atlântico e nos planaltos o clima é o tropical de altitude, com temperaturas apresentando grandes variações.

4 Religião O mapa religioso brasileiro tem uma participação importante da população da região sudeste, que abriga os maiores e mais populosos estados do país. De acordo com um levantamento do IBGE, a região sudeste continua abrigando mais católicos, mas tem visto uma grande expansão do segmento evangélico nas últimas duas décadas. Só para se ter uma dimensão dos números, nos últimos 10 anos, o Brasil ganhou mais de 16 milhões de novos evangélicos.

5 Igreja São Francisco de Assis

6 Danças Tipícas Rio de Janeiro (RJ) Samba
O samba é uma dança e gênero musical trazido pelos negros para o Brasil. Inicialmente, ele chegou à Bahia e depois ganhou mais espaço e reconhecimento em outros estados brasileiros e, principalmente, no Rio de Janeiro. Foi nessa localidade que ele passou a agregar outras danças em suas características como o maxixe, a polca e o xote. Samba de Roda: Surgiu na Bahia e é uma das vertentes do samba. Os dançarinos ficam em uma roda e entoam cantos e batem palmas. São usados instrumentos como o berimbau, atabaques, chocalhos e pandeiros. Xiba A xiba é executada com o uso de tamancos específicos e há a formação de círculo duplo formado por homens e mulheres. As mulheres cantam repentes e os homens batem os tamancos que fazem muito barulho.

7 Carnaval do Rio

8 Espírito Santo (ES) Dança do Tamanduá Homens e mulheres formam uma roda com uma pessoa no centro e realizam coreografias de acordo com o que é executado por quem está no meio. As músicas que embalam os dançarinos são improvisadas e começam com um cantador.

9

10 Minas Gerais (MG) Caxambu Essa dança é realizada por homens e mulheres que não necessitam estar em duplas. É formada uma roda e uma pessoa fica no centro executando coreografias. São diversos cantos entoados com a ajuda de tambores feitos com troncos de árvores. Mineiro-pau É realizada por homens de todas as idades que usam bastões de madeira. Os dançarinos alternam entre círculos e fileiras e dançam ao som das batidas no chão. Essas batidas recebem o nome de 'batida de quatro', 'batida no alto', 'batida embaixo, dentre outras.

11 Mineiro Pau

12 São Paulo (SP) Jongo Essa dança é uma herança dos negros e é marcada por formar uma roda de homens e mulheres. Um solista canta uma canção e as outras pessoas batem palmas e fazem movimentos. Os instrumentos musicais utilizados são tambores e chocalhos.

13

14 Culinária Culinária do Rio de Janeiro
A culinária do Rio de Janeiro possui uma influência muito forte dos pratos portugueses e também uma enorme variedade, desde frutos do mar à feijoada. Pratos Típicos do Rio de Janeiro ♦ Feijoada ♦ Aipim (“Mandioca ou Macaxeira” em outros lugares) ♦ Bacalhau ♦ Caldo Verde ♦ Bolinho de Aipim ♦ Bolinho de Bacalhau ♦ Feijão Preto ♦ Estrogonofe de Carne ♦ Camarão com Chuchu ♦ Filé à Oswaldo Aranha ♦ Picadinho ♦ Canjiquinha.

15

16 Culinária de Minas Gerais
A culinária de Minas Gerais é muito elogiada, por isso possui diversos restaurantes de comida mineira, representando-a por todo o país. É a típica comida caseira, formada por feijão, milho e carne de porco. Além do feijão tropeiro, o tutu com torresmo, o couve à mineira e muitas outras novidades. Pratos Típicos de Minas Gerais ♦ Tutu de feijão ♦ Frango com quiabo ♦ Leitoa Pururuca ♦ Torresmo ♦ Pão de Queijo ♦ Galinha ao molho pardo ♦ Queijo minas (queijo branco) ♦ Arroz-de-suã ♦ Angú de fubá de milho ♦ Couve à mineira ♦ Doce de leite.

17

18 Culinária de São Paulo A cidade de São Paulo é conhecida também como a Capital Gastronômica, por ter milhares de restaurantes que representam a culinária do país e do mundo inteiro. Tem de tudo um pouco, mas existem também os pratos mais tradicionais e típicos da cidade. Pratos Típicos de São Paulo Pizza ♦ Afogado ♦ Virado à paulista ♦ Feijão tropeiro ♦ Bauru (um tipo de sanduíche) ♦ Cuscuz ♦ Pão com mortadela ♦ Curau ♦ Galinha da Angola à paulista ♦ Provolone à milanesa ♦ Picadinho ♦ Virado ♦ Encapotado ♦ Pamonha.

19

20 Culinária do Espírito Santo:
A culinária capixaba é caracterizada por pratos com frutos do mar e peixes como arroz com camarão capixaba ou peixe ao molho verde. Além disso, a gastronomia está baseada em várias culturas, como por exemplo, a indígena, a europeia e africana. Pratos Típicos do Espírito Santo ♦ Torta Capixaba ♦ Moqueca Capixaba (de peixe e de camarão) ♦ Caranguejada ♦ Pirão ♦ Casquinha de Siri ♦ Quibebe de Abóbora.

21 Casquinha de Siri

22 Baía de Guanabara

23 Cristo Redentor

24 Basílicas de Santo António

25


Carregar ppt "Trabalho de Geografia Alunos: Stefany Maier, Rafaella Freitas, Sthefany Juliana, Pablo Lopes Profª: Viviane Série: 1 ano ‘A’ Tema:Região Sudeste."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google