A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROTEIRO O QUE É SER MÉDIUM IDENTIDADE DOS ESPÍRITOS COMUNICANTES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROTEIRO O QUE É SER MÉDIUM IDENTIDADE DOS ESPÍRITOS COMUNICANTES"— Transcrição da apresentação:

1

2 ROTEIRO O QUE É SER MÉDIUM IDENTIDADE DOS ESPÍRITOS COMUNICANTES
O PAPEL DOS MÉDIUNS O DESABROCHAR DA MEDIUNIDADE

3 Allan Kardec propôs esta terminologia.
O QUE É SER MÉDIUM Médium : “Aquilo que está no meio”. Allan Kardec propôs esta terminologia. Assim, médium é o intermediário, aquele que intermedia a comunicação de um espírito com as demais pessoas.

4 A eclosão da mediunidade não depende de religião, idade, raça ou sexo.

5 TODA PESSOA QUE SENTE , EM UM GRAU QUALQUER, A INFLUÊNCIA DOS
ESPÍRITOS, POR ESTE FATO MÉDIUM. ESTA FACULDADE É INERENTE AO HOMEM E, POR CONSEQUÊNCIA, NÃO É PRIVILÉGIO EXCLUSIVO. POR ISSO MESMO, RARAS SÃO AS PESSOAS QUE DELA NÃO POSSUAM ALGUNS RUDIMENTOS. PODE SE DIZER, POIS, QUE TODO MUNDO É MAIS OU MENOS, MÉDIUM. Allan Kardec LM – CAP. XIV

6 Somos influenciáveis pelas sugestões alheias, podendo estas partir de espíritos desencarnados que nos desejam influenciar. Isto se dá através da sintonia mental, de forma espontânea e natural, surgindo na mente do indivíduo como uma idéia, um pressentimento, que são também chamados de “intuição”.

7 Todos temos Espíritos que nos dirige para
o bem, quando sabemos escutá-lo. Quer alguns se comuniquem diretamente, graças a mediunidade, quer outros só o escutem pela voz interna do coração e da mente. Os Espíritoss, razão ou inteligência, será sempre uma voz que responde à nossa alma, dizendo-nos boas palavras.

8 . Acontece, porém, que nem sempre as compreendeis. [...] Ouvi pois
essa voz interior, e chegareis progressivamente a ouvir o vosso anjo guardião que vos estende a mão do alto do céu. Repito, a voz íntima que fala ao coração é a dos bons Espíritos. E é desse ponto de vista que todos os homens são médiuns. (KARDEC)

9 de forma mais ostensiva.
Geralmente usamos o termo MÉDIUM para as pessoas que possuem a faculdade de forma mais ostensiva. Assim notamos que esta faculdade não se revela para todos do mesmo modo, os médiuns tem, geralmente, aptidões para fenômenos diferentes, que lhes resulta tantas variedades quantas sejam as espécies de manifestações.

10 DIFERENTES ESPÉCIES DE MÉDIUNS

11 Os médiuns podem ser classificados de diversas formas
em função dos diferentes tipos de fluidos de que são portadores, bem como das características de sua personalidade e a dos espíritos que por eles se comunicam.

12 CURADORES INSPIRADOS SENSITIVOS PSICOFÔNICOS AUDIENTES PSICÓGRAFOS SONAMBÚLICO MATERIALIZAÇÃO PNEUMATÓGRAFO VIDENTES E TANTOS OUTROS

13 Como saber se sou médium ostensivo?
Existem indícios que caracterizam a presença da mediunidade de forma expressiva.

14 alterações emocionais súbitas;
acentuada sensibilidade emotiva; vidências; necessidade compulsiva e inoportuna de escrever idéias que não lhe são próprias; calafrios, sensação de formigamento nas mãos e na cabeça; mal-estar em determinados ambientes ou em presença de certas pessoas; sensações de enfermidades inexistentes. ….

15 Visões de parentes falecidos
Alteracões emocionais acentuadas em desacordo com o padrão de conduta do indivíduo Pressentimentos que se tornam realidade Frequentes sonhos com desencarnados Movimentos de objetos, em sua presença, sem causa aparente Facilidade de curar doenças, em terceiros, com ou sem indicação de remédios

16 Mediunidade não é profissão.
Apesar da faculdade, com ausência dos Espíritos é impossível o fenômeno. Explorá-la é querer dispor de algo que não se possui.

17 ESPÍRITOS COMUNICANTES
IDENTIDADE DOS ESPÍRITOS COMUNICANTES

18 A resposta objetiva, porém bastante elucidativa, é:
LE - 464 “Como distinguirmos se um pensamento sugerido procede de um bom Espírito ou de um Espírito mau?” A resposta objetiva, porém bastante elucidativa, é: “Estudai o caso. Os bons Espíritos só para o bem aconselham. Compete-vos discernir”.

19 examinando atentamente o pensamento
Para identificar a qualidade dos Espíritos comunicantes, não há outro critério, senão o bom senso e uma análise escrupulosa, examinando atentamente o pensamento e as expressões e rejeitando, tudo o que peca contra a lógica e o bom senso. Os Espíritos superiores usam uma linguagem nobre, digna, da mais alta moralidade, enquanto que os Espíritos em sofrimento usam uma linguagem inconsequente, e até grosseira.

20 Os Espíritos comunicantes devem, pois, ser identificados por suas idéias e pela essência
espiritual de suas palavras, tanto quanto pelos sentimentos que inspiram e pelos conselhos que dão. Costumam trazer mensagens de valor geral e instrutivas.

21 Importa considerar que há mistificadores que conseguem imitar não apenas a assinatura, mas também a linguagem. Sendo assim, é de fundamental importância que o espírita em geral e o estudioso da mediunidade em particular, adquiram o conhecimento necessário relativo a este assunto.

22 O PAPEL DOS MÉDIUNS

23 O desabrochar da mediunidade é um chamamento, um convite a fim de que se volte para o bem, que desperte para as realidades maiores da vida. É uma responsabilidade sim, mas, sendo vivenciada com seriedade, com amor e disciplina, será sempre fonte de benefícios, em primeiro lugar para o próprio médium. Mediunidade: Caminho para ser feliz - Suely Caldas Schubert

24 Prestar auxílio aos Espíritos sofredores e servir como intérpretes .
Servirem-se de sua faculdade somente para o bem e para as coisas verdadeiramente úteis. Cumprir sua missão com responsabilidade e, muitas vezes, com sacrifício próprio. Ter a consciência de que sua mediunidade é, acima de tudo, oportunidade de crescimento.

25 SINTONIA Diz André Luiz:
“A resultante visível de nossas cogitações mais íntimas denuncia a condição espiritual que nos é própria, e quantos se afinam com a natureza de nossas inclinações e desejos aproximam-se de nós, pelas amostras de nossos pensamentos. Se persistimos nas esferas mais baixas da experiência humana, os que ainda jornadeiam nas linhas da animalidade nos procuram atraídos pelo tipo de nossos impulsos inferiores”.

26 “Podem os Espíritos conhecer os nossos mais secretos pensamentos?”.
PERGUNTA DE KARDEC AOS BENFEITORES “Podem os Espíritos conhecer os nossos mais secretos pensamentos?”.   A resposta:  “Muitas vezes chegam a conhecer o que desejaríeis ocultar de vós mesmos. Nem atos, nem pensamentos se lhes podem dissimular”.

27 Uma atmosfera fluídico-perispiritual comum é formada
LIGAÇÃO PERISPIRITUAL O perispírito do médium se expande O perispírito do Espírito comunicante também se expande O Espírito transmite sua vontade ao médium Uma atmosfera fluídico-perispiritual comum é formada

28 O DESABROCHAR DA MEDIUNIDADE

29 CONFLITOS “O desabrochar da mediunidade
provoca algumas perturbações na vida do indivíduo, justamente pelo inusitado dos indícios, bem como pela cultura preconceituosa a respeito, que desaparecem com o início do estudo e vinculação a um grupo espírita sério.” Adenáuer Novaes

30 AUXÍLIO ESPIRITUAL “O desenvolvimento da faculdade
geralmente se dá também com o auxílio dos bons Espíritos que adotam o candidato sério ao exercício da mediunidade, buscando orientá-lo, inspirando-o no estado de vigília ou durante o sono, quanto ao seu desempenho.” Adenáuer

31 médiuns, mas, sim, o mesmo “ Não se deve dar tratamento especial aos
que se dispensa a qualquer pessoa.” No Espiritismo, não há posição de destaque nem hierarquia que possa colocar o trabalhador da mediunidade em posição de superioridade a qualquer outro.

32 “Não é a mediunidade que te distingue, é aquilo que fazes dela.”

33 “Ser médium não é apenas receber Espíritos, é, acima de tudo,
CONCLUSÃO “Ser médium não é apenas receber Espíritos, é, acima de tudo, ser discípulo do bem, habilitando-se dia a dia,no intercâmbio regenerador com o Alto a proveito da reforma geral da Humanidade, do planeta e de si próprio.” Yvonne Pereira

34 BIBLIOGRAFIA

35


Carregar ppt "ROTEIRO O QUE É SER MÉDIUM IDENTIDADE DOS ESPÍRITOS COMUNICANTES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google