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A BICICLETA E A MOBILIDADE URBANA

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Apresentação em tema: "A BICICLETA E A MOBILIDADE URBANA"— Transcrição da apresentação:

1 A BICICLETA E A MOBILIDADE URBANA

2 maiores problemas A dificuldade de mobilidade é um dos
São Paulo, Brasil A dificuldade de mobilidade é um dos maiores problemas das grandes cidades brasileiras.

3 decréscimo da qualidade de vida.
São Paulo, Brasil A dificuldade na mobilidade urbana é fator de decréscimo da qualidade de vida.

4 Priorizar os modos coletivos e
São Paulo, Brasil Uma das principais diretrizes da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana é: Priorizar os modos coletivos e não motorizados de transporte. mudar

5 SÃO PAULO NÚMEROS DA MAIOR CIDADE DO BRASIL

6 Transporte individual
Frota de veículos automotores: 6,5 milhões Frota de automóveis particulares: 4,9 milhões Cerca de 500 carros são emplacados por dia na cidade. Taxa de ocupação dos automóveis: 1,2 pessoas/veículo Frota de motocicletas: 778 mil Média de congestionamento nos horários de pico em 2009: 85 KM no período da manhã 117 KM no período da tarde Velocidade média dos automóveis em 2008: 27 KM/H pela manhã 22 KM/H no período da tarde

7 Transporte coletivo Metrô: 60,2 KM
Frota de ônibus nas linhas municipais: Corredores exclusivos para ônibus: 107 KM Velocidade média dos ônibus em 2008: 12 KM/H Trem (incluindo região metropolitana): 265,1 KM Metrô: 60,2 KM em Paris: 211 KM no México: 220 KM (mesma idade do Metrô paulistano) em NY: 370 KM em Londres: 415 KM

8 Coletivo x Individual

9 Desequilíbrio População de São Paulo: 11 milhões de pessoas. 1,7 milhão de motoristas usam carro todos os dias ou quase todos os dias. 27% dos deslocamentos são realizados por automóveis. Esse meio de transporte individual chega a ocupar até 60% dos espaços de circulação. O tráfego de veículos nas grandes cidades brasileiras é responsável por aproximadamente 80% do ruído urbano. O sistema viário, somado ao espaço para estacionamento e garagens ocupam 50% da área da cidade. 90% do combustível consumido pelo automóvel é para transportar seu próprio peso, e não pessoas.

10 melhora a mobilidade nas grandes cidades.
E a bicicleta? 50% das viagens de automóvel tem duração de até 15 minutos, ou seja, as pessoas usam o carro mesmo em trajetos curtos. A bicicleta é o veículo de transporte individual mais eficiente para trajetos curtos. Uma pessoa comum, pedalando sem pressa, atinge velocidades entre 15 a 20 KM/H. Os motivos Trabalho e Educação respondem por 75% das viagens. O uso da bicicleta como meio de transporte para trajetos curtos e rotineiros melhora a mobilidade nas grandes cidades.

11 PARA EXPANDIR O USO DA BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE
6 DIRETRIZES PARA EXPANDIR O USO DA BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE

12 Implementar uma rede de ciclo-rotas.
Aumentar a disponibilidade de estacionamentos para bicicletas. Integrar a bicicleta com outros modais. Educar o público sobre o trânsito de veículos em áreas urbanas. Promover o uso da bicicleta. Adaptar a estrutura governamental para dar suporte à bicicleta.

13 1. Implementar uma rede de ciclo-rotas
Objetivo: Interligar pontos de grande movimentação de pessoas através de rotas pré-determinadas.

14 Exemplo de uma rede de ciclo-rotas

15 Critérios para a escolha das ciclo-rotas
Proporcionar acesso a áreas de interesse na cidade: terminais de ônibus, trem e metrô grandes empregadores (fábricas, supermercados, etc) centros comerciais escolas, faculdades, bibliotecas parques, instituições culturais e outros pontos turísticos Desenho da via: largura total número de faixas de rolamento existência de estacionamento junto à calçada facilidade para melhorias Volume e velocidade do tráfego automotor Topografia

16 Mais sobre as Ciclo-rotas
Existem 3 tipos básicos de infra-estrutura cicloviária que podem formar as ciclo-rotas: Ciclovias: separação física da via onde trafegam os automotores. Indicada para vias de velocidade superior a 50 km/h. Sorocaba, Brasil

17 Mais sobre as Ciclo-rotas
Ciclofaixas: separação visual através de faixa contínua no pavimento, para vias com limite máximo de 50 km/h. O tráfego de bicicletas segue a mão de direção da via. Portland, EUA

18 Mais sobre as Ciclo-rotas
Vias Compartilhadas: quando vias com limite de km/h não oferecem espaço suficiente para uma ciclofaixa. Devem vir acompanhadas de sinalização no pavimento e horizontal. “PERMITIDO O USO TOTAL DA FAIXA DA DIREITA DAS 7:00 ÀS 9:30 DE SEGUNDA A SEXTA” “COMPARTILHE A VIA”

19 2. Estacionamento para bicicletas
Objetivo: Aumentar a disponibilidade e qualidade dos estacionamentos para bicicletas com foco na localização e principalmente na segurança.

20 Tipos de estacionamento
PARACICLO Poucas vagas. Curta duração. Para visitantes e prestadores de serviço. Quebec, Canadá

21 Tipos de estacionamento
BICICLETÁRIO Maior número de vagas. Média e longa duração. Para funcionários e passageiros em estações de integração modal. Mauá, Brasil

22 3. INTEGRAÇÃO COM OUTROS MODAIS
Objetivo: Tornar o uso da bicicleta viável também em grandes deslocamentos.

23 INTEGRAÇÃO COM OUTROS MODAIS
Bicicletários junto aos terminais de ônibus, trem, metrô, etc. Este bicicletário fica na Estação D. Pedro II, permitindo a integração da bicicleta com o Metrô e com a linha de ônibus “Expresso Tiradentes”. São Paulo, Brasil

24 INTEGRAÇÃO COM OUTROS MODAIS
Embarque com a bicicleta em ônibus, trem, metrô, etc. Ontario, Canadá São Paulo, Brasil

25 4. EDUCAÇÃO SOBRE O TRÂNSITO NAS CIDADES
Objetivo: Motoristas, ciclistas e pedestres devem conhecer seus direitos e responsabilidades quando dividem o espaço público destinado ao trânsito.

26 Programas educacionais
Estimular a fiscalização e aplicação de penalidades com base no Código Brasileiro de Trânsito. Inserir a bicicleta nos cursos preparatórios e de reciclagem para condutores. Veiculação de campanhas e ações educacionais sobre a convivência no trânsito para públicos específicos: Agentes de trânsito e guardas municipais Motoristas de transporte coletivo Motoristas de carga Alunos de escolas públicas e particulares

27 5. PROMOÇÃO DO USO DA BICICLETA
Objetivo: Difundir o uso da bicicleta como alternativa de meio de transporte auto sustentável.

28 Principais argumentos
Transporte mais rápido Transporte mais econômico Preservação ambiental Saúde Recreação Turismo

29 Transporte mais rápido
A bicicleta é ideal para trajetos de até 5 km. Viagens à farmácias, supermercados, e outras atividades no seu bairro e região são muito mais práticas e rápidas com a bicicleta. Em cidades com trânsito pesado, você chega primeiro que o carro em trajetos de até 10 km. Não podemos esquecer o tempo que se perde procurando vaga para estacionamento e os deslocamentos a pé.

30 Desafio Intermodal 2008 São Paulo, 18 de setembro de 2008 (quinta-feira) às 18:00hs Ponto de partida: Av. Luiz Carlos Berrini, Brooklin, Zona Sul. Destino: Viaduto do Chá, na região central da cidade. Resultado do Desafio 36' - bikes vias tranquilas (homem) 42' - bikes homem e mulher vias rápidas 49' - bike mulher vias tranquilas 59' - bike + ônibus 1h04' - moto 1h41' - trem + metrô 1h51' - ônibus 1h51' - carro 2h13' - pedestre 2h21' - bike + metrô 2h40' - ônibus + metrô

31 Transporte mais econômico
Transporte Público Ônibus em São Paulo (R$ 2,30 x 40 viagens = R$ 92,00) Metrô em São Paulo (R$ 2,55 x 40 viagens = R$ 102,00) Carro e Moto Além dos gastos com manutenção, você paga combustível, IPVA, seguro, estacionamento, multas, lavagem, etc. Bicicleta Estima-se um gasto mensal de R$ 30,00 com manutenção.

32 Preservação Ambiental
325 dias do ano passado tiveram pelo menos uma estação da CETESB com qualidade do ar ruim em São Paulo. Doenças agravadas pela poluição matam 20 pessoas por dia na região metropolitana. Em 2000, eram 8 pessoas. R$ 334 milhões são gastos com internações decorrentes da poluição. 25% desse valor é custeado pelos cofres públicos. Zona Norte de São Paulo

33 Preservação Ambiental
Padrão de emissão de poluentes considerada máxima pela OMS: 10 mg/m3 Em São Paulo, a média diária é de: 28 mg/m3 Ainda em São Paulo Túnel Anhangabaú Pico: 100 Média: 60 Túnel Ayrton Senna Pico: 70 Média: 55 Marginal Tietê Média: 40 Média em Outras Capitais Rio de Janeiro 24 Porto Alegre 22 Belo Horizonte Curitiba 20 Recife 13

34 Preservação Ambiental
Marginal Tietê, São Paulo Os veículos automotores são responsáveis por 70% da poluição atmosférica na cidade de São Paulo. A bicicleta é um veículo não poluente.

35 Diminui risco de ataque cardíaco e previne doenças
Saúde Reduz o stress Ansiedade, stress e depressão são aliviados pela atividade física em si e pelo prazer de pedalar. Estimula a produção de endorfinas e ativa a circulação. Diminui risco de ataque cardíaco e previne doenças Atividade física regular previne doenças cardiovasculares, osteoporose e diabetes. Combate o excesso de peso Queima de gordura corporal e aumento da taxa metabólica. Melhora sua forma física Ao reforçar seus pulmões e coração, sua resistência, capacidade aeróbica, força e funcionamento muscular em geral também melhoram.

36 A frota brasileira de bicicletas é de cerca de 60 milhões de unidades.
Lazer e Recreação A frota brasileira de bicicletas é de cerca de 60 milhões de unidades.

37 Hotéis nos EUA oferecem bicicletas aos hóspedes.
Turismo Hotéis nos EUA oferecem bicicletas aos hóspedes. Além do interesse ecológico, as redes hoteleiras também destacam que os passeios de bicicleta acabam sendo mais divertidos e permitem conhecer muitos detalhes das cidades, sem ter que se preocupar com estacionamento. No Estado de São Paulo, a CPTM oferece roteiros turísticos para serem feitos com bicicleta. O usuário dos trens se livra dos congestionamentos e economiza no combustível e no estacionamento. Os roteiros incluem Jundiaí, Santana do Parnaíba, Sabaúna e Paranapiacaba.

38 6. Suporte Governamental à bicicleta
Objetivo: As necessidades e interesses dos ciclistas devem ser contemplados nas intervenções urbanas e no planejamento de transportes.

39 17.220 KM 4,5 KM Medidas necessárias Sistema viário (ruas)
de São Paulo: KM Ciclovias nas ruas de São Paulo: 4,5 KM No site da Secretaria Municipal de Transportes da cidade de São Paulo, não há nenhuma referência à bicicleta. Medidas necessárias Formalizar um Plano Diretor Cicloviário municipal. Criar um cargo de Coordenador de Bicicletas e um grupo de assessoria nas administrações de municípios de médio e grande porte. Estabelecer procedimentos de revisão periódica do Plano Diretor e de manutenção da infra-estrutura relacionada à bicicleta.

40 EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS
Pedágio Urbano em Londres: implantado em 2003. reduziu em 20% a circulação de carros na área delimitada. aumentou a utilização de ônibus e bicicletas. segundo Derek Turner, um dos responsáveis pelo projeto,“o pedágio urbano tem três vantagens: reduz os congestionamentos, cria uma taxa de investimento e torna mais atraentes as viagens no transporte público”. Sistema de Rodízio “Pico e Placa” em Bogotá: implantado em 1998, proíbe a circulação de 40% da frota nos horários críticos da manhã e da tarde. espaços públicos de estacionamento foram retirados para a ampliação de calçadas e de ciclovias. taxação da gasolina para financiar investimentos em transporte coletivo. hoje, o sistema é aprovado por 90% da população.

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42 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISTAS - ABC
Fundada em 15 de Novembro de 2006. Com sede própria na cidade de Santos/SP. O que a ABC oferece: Material educativo pronto para ser adaptado e utilizado. Material para palestras em escolas e locais de trabalho. Assessoria técnica para o desenvolvimento de projetos cicloviários.

43 Conquistas da ABC Redução do número de mortes de ciclistas.
Construção de bicicletários e ciclovias. Aumento na utilização do retrovisor e campainha. Aprovação da “Semana Municipal de Ciclistas” nas 9 cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista. Criação da “Medalha Amiga da Bicicleta”. Criação do Troféu “Cidade Amiga das Bicicletas”. Criação da Carteira de Identificação do Ciclista.

44 MATERIAL DE CAMPANHAS E AÇÕES REALIZADAS PELA ABC

45 Essa é a imagem utilizada na campanha:
A cidade de Munster na Alemanha tem uma campanha que compara a ocupação de espaço de acordo com os tipos de transporte e as vantagens da opção pelos modos coletivo e não motorizado.

46 Rua Lucas Fortunato, 181 – Vila Mathias – Santos
Muito Obrigado! Rua Lucas Fortunato, 181 – Vila Mathias – Santos Presidente: Jessé Teixeira Félix Vice Presidente: Firmino Sérgio Moura Diretor de Patrimônio: Luis Alberto Conceição Diretor Esportivo: José Reinato   Secretária: Maria Mônica César Tesoureiros: Jorge Luis Filho e Aloísia Nascimento Organização e conteúdo da apresentação: Eduardo Speeden Fontes: Prefeituras de Portland, Baltimore , Londres e Bogotá; Movimento Nossa São Paulo; jornais Folha e Estado de São Paulo; CPTM; Metrô de São Paulo; ABRACICLO; e os sites e


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