Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAna Luiza Medina de Carvalho Alterado mais de 9 anos atrás
1
NR-10: Eletricidade e seus riscos
Profº Carlos Bezerra
2
NR-10: Estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores. Profº Carlos Bezerra
3
ABNT: Representante Brasileira nos sistema internacional de normalização composto de entidades nacional e internacional. NBR Instalações Elétricas de Baixa Tensão NBR Instalações Elétricas de Média Tensão, de 1,0 kV a 36,2 kV NBR Proteção de Estruturas contra Descargas Atmosféricas NBR Instalações Elétricas em Atmosferas Explosivas NBR Classificação dos Equipamentos Elétricos e Eletrônicos quanto à proteção contra os choques elétricos NBR Estabelecimento de Segurança aos efeitos da corrente elétrica percorrendo o corpo humano NBR Instalações Elétricas em Ambientes Assistenciais de Saúde – requisitos para a segurança NBR Instalações Elétricas em locais de afluência de público – requisitos específicos
4
CONDIÇÕES PARA AUTORIZAÇÃO DE TRABALHADORES
QUALIFICAÇÃO HABILITAÇÃO CAPACITAÇÃO AUTORIZAÇÃO Item 10.8 da NR-10
5
Introdução: 1. Riscos em instalações e serviços com eletricidade:
a) o choque elétrico, mecanismos e efeitos; b) arcos elétricos; queimaduras e quedas; c) campos eletromagnéticos. 2. Técnicas de Análise de Risco.
6
3. Medidas de Controle do Risco Elétrico:
a) desenergização. b) aterramento funcional (TN / TT / IT); de proteção; temporário; c) equipotencialização; d) seccionamento automático da alimentação; e) dispositivos a corrente de fuga; f) extra baixa tensão; g) barreiras e invólucros; h) bloqueios e impedimentos; i) obstáculos e anteparos; j) isolamento das partes vivas; k) isolação dupla ou reforçada; l) colocação fora de alcance; m) separação elétrica.
7
4. Normas Técnicas Brasileiras - NBR da ABNT: NBR-5410, NBR 14039 e outras;
a) instalações desenergizadas; b) liberação para serviços; c) sinalização; d) inspeções de áreas, serviços, ferramental e equipamento; 10. Documentação de instalações elétricas. 13. Acidentes de origem elétrica: a) causas diretas e indiretas;
8
Riscos em instalações e serviços com eletricidade
A eletricidade é invisível, sem cheiro e silenciosa, portanto muitas pessoas não conhecem os seus verdadeiros riscos. As pessoas que trabalham no sistema ou em equipamentos elétricos ou até mesmo em suas proximidades para executar suas tarefas sem acidentes, devem obedecer rigorosamente às Normas Regulamentadoras. A segurança do trabalho deve estar presente no nosso dia a dia. A NR10 traz em seus itens e subitens como se deve trabalhar investindo em segurança e saúde tanto para o trabalhador, como para o usuário.
9
Choques elétricos, mecanismos e efeitos
Choques elétricos O choque acontece quando a corrente elétrica passa pelo corpo, ou por parte do corpo, de uma pessoa. Ele é uma espécie de perturbação acidental, de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no organismo humano quando percorrido por uma corrente elétrica. No choque elétrico o corpo exerce a resistência à passagem da corrente e sofre os efeitos da passagem. Na maioria das vezes, a diferença de potencial está entre os pés – que estão em contato com a terra e servem como escoamento da corrente – e o ponto que entra em contato com o aparelho ou fio elétrico.
10
Circuito energizado
11
Circuito energizado
12
Chances de salvamento
13
A resistência do corpo apresenta variações entre as pessoas, também em relação às condições da pele – quando molhada a resistência é menor – e pelo caminho da corrente no corpo. Isso afeta o resultado do choque. Os danos causados pelo choque possuem uma relação maior com a corrente elétrica e a resistência exercida pelo corpo do que com a voltagem, mesmo em baixas voltagens podem ocorrer choques que levem a óbito. A passagem da corrente pelo corpo de uma pessoa pode causar desde um pequeno susto até o óbito da pessoa, passando por efeitos como queimaduras e prejuízo de funcionamento de órgãos.
14
Mecanismo e efeitos: As células do corpo humano fazem uso da eletricidade. As células musculares e nervosas usam ativamente a eletricidade. Um músculo para se contrair precisa receber impulsos elétricos gerados pelas células nervosas, que atuam como se fossem pequenas correntes elétricas próprias do organismo. corrente elétrica que por ventura atravesse o corpo humano, afetará estas células, podendo ocorrer contrações musculares involuntárias ou até sua paralização. Consequências Contrações Involuntárias; Parada respiratória; Fibrilação ventricular; Queimaduras.
15
O efeito do choque elétrico no corpo vai depender: da intensidade da corrente elétrica, do tempo de duração, da área de contato, das condições da pele do indivíduo, de seu estado de saúde, de sua constituição física e do da corrente elétrica no corpo humano.
17
Arcos elétricos Um arco elétrico é resultante de uma ruptura dielétrica de um gás a qual produz uma descarga de plasma (gás ionizado), similar a uma fagulha instantânea, resultante de um fluxo de corrente em meio normalmente isolante tal como o ar. Um termo arcaico para ele é arco voltaico O arco ocorre em um espaço preenchido de gás entre dois eletrodos condutivos, e isto resulta em uma temperatura muito alta, capaz de fundir ou vaporizar virtualmente qualquer coisa. Arcos elétricos indesejáveis podem levar a deterioração de sistemas transmissão de energia elétrica e equipamentos eletrônicos
19
Queimaduras elétrica e quedas
O contato da corrente elétrica com o corpo humano propícia uma serie de efeitos colaterais. Quando ocorre um choque elétrico a corrente atinge o organismo através da pele, as queimaduras de origem elétrica representam até 20% dos atendimentos por queimadura anualmente. A passagem de corrente por qualquer corpo acarreta na elevação da temperatura, por isso, quando a passagem é pelo corpo, na maioria das vezes os envolvidos apresentam queimaduras.
20
Como acontece a queimadura
As lesões por corrente elétrica ocorrem no percurso de passagem da corrente entre o ponto de entrada e de saída do corpo. A voltagem e a amperagem, junto ao tempo de exposição, a resistência do corpo, a magnitude e caminho percorrido pela corrente, são os fatores que determinam a extensão e profundidade da lesão. Essa passagem pelos tecidos pode levar a destruição das terminações nervosas, o que faz das queimaduras elétricas menos dolorosas. No entanto, nisso reside um dos maiores riscos, porque esse tipo de queimadura tente a progredir em profundidade, mesmo após desfeito o contato, podendo encontrar órgãos vitais.
23
De que depende a sua atitude?
Do Técnico de Segurança do Trabalho? Do Chefe? Do seu salário? Do resultado do jogo do seu time? Do colega de trabalho? ? DE VOCÊ MESMO?
24
Eletricidade exige segurança
Sejamos consciente!!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.