A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES"— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES
VIRTUALIZAÇÃO TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES

2 Qual a definição de virtualização hardware?
É o processo de executar vários sistemas operacionais em uma única máquina. Ex.:

3 Origem da Virtualização
A virtualização surgiu na década de 60, criada pela empresa IBM e usada em servidores de grande porte chamados de “MAINFRAMES”. Era utilizado o software VM/CMS para virtualizar.

4 Os tipos de virtualização
Virtualização de hardware - consiste em rodar vários sistemas operacionais na mesma máquina. Virtualização da apresentação - trata-se do acesso a um ambiente computacional sem a necessidade de estar em contato físico com ele. Virtualização de aplicativos - A técnica consiste em ter uma única cópia de determinado aplicativo, instalada em um servidor virtual, os usuários que desejarem ter acesso a tal aplicativo podem acessa-lo diretamente.

5 Virtualização A virtualização foi criada com o intuito de aproveitar o hardware de maneira eficiente, já que um computador utiliza apenas uma parte da sua capacidade de processamento.

6

7 Características da Virtualização
É a forma transparente com que o hardware nos é apresentado nas máquinas virtuais. E o isolamento de falhas de segurança no nível de hardware A independência de hardware, onde se pode migrar a máquina virtual para qualquer servidor físico.

8 Virtualização no dia-a-dia
Podemos usar a virtualização para: Criar ambientes de testes; Manter cópias de segurança de um ou vários S.O.; Monitoramento de invasões.

9 Vantagens de um sistema virtualizado
Economia de hardware; Economia de energia; Gerenciamento centralizado; Alterações totalmente reversíveis; Flexibilidade nos drives; Segurança (sistema de backup).

10 Economia de hardware A maior de todas as vantagens da vitualização talvez seja a economia de hardware. Existem servidores que usam apenas 15% da sua capacidade de processamento, podemos consolidar vários servidores virtuais de cargas baixas em apenas 1 servidor físico, iria aproveitar muito melhor o hardware.

11 Green computing Com a escassez de recursos naturais, a corrida por energia limpa torna-se inevitável. Quanto mais gastamos para “esquentar” um pc, mais gastamos para “resfriá-lo” Economia de energia

12 Economia de espaço Quando nos atentamos para mercado coorporativo, espaço físico costuma a pesar muito na aquisição de novos hardwares de servidores. A virtualização pode ser um meio de consolidação de vários servidores virtuais em um único físico, resultando numa grande economia de espaço.

13 Economia de tempo em migração
Por estarem em uma mesma máquina física, as migrações de sistema, usuários, dados e etc, tornam-se muito mais fáceis, rápidas e dinâmicas já que estão numa mesma máquina física.

14 Exemplo

15 Salvar o estado da máquina
É o recurso de salvar o estado de sua máquina e consequentemente retornar a ela quando há necessidade.

16 O que é hypervisor ou VMM?
É a camada que fornece um ambiente( através de multiplexação de hardware) idêntico ao da máquina física e que conta com uma ou várias máquinas virtuais.

17 Existem dois tipos: Hypervisor do tipo I ou Bareon metal
Hypervisor do tipo II ou Hosted

18 Hypervisor do tipo I ou Bareon metal
A virtualização do tipo I normalmente é utilizada por servidores por proporcionar um desempenho muito próximo do desempenho nativo de uma máquina. Nesse caso o Hypervisor encontra-se entre o hardware e as máquinas virtuais.

19 Software de virtualização
VMWare Hyper-V Proxmox

20 Hypervisor do tipo II ou Hosted
A virtualização do tipo II é a virtualização mais comum e a que usamos normalmente em casa devido a facilidade de sua instalação e configuração. Agora o Hypervisor encontra-se entre o sistema operacional e as máquinas virtuais. O S.O. anfitrião é chamado de host enquanto as máquinas virtuais de S.O. Guest.

21 Software de virtualização
VMWare (desktop) VirtualBox VirtualPC Parallels

22 PROXMOX

23 Dúvidas

24 Atividade


Carregar ppt "TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google