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Esquemas-síntese das cantigas de amigo

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Apresentação em tema: "Esquemas-síntese das cantigas de amigo"— Transcrição da apresentação:

1 Esquemas-síntese das cantigas de amigo

2 I. «Sedia-m’eu na ermida de San Simon», Meendinho (p. 24)

3 • A ermida de San Simon, situada numa ilha
Cantiga de amigo narrativa: a ida à ermida. Personagens Ação Tempo Espaço • A amiga • O amigo (ausente) A amiga aguarda a chegada do amigo. Ele não chega, e a maré sobe A duração da subida da maré • A ermida de San Simon, situada numa ilha • Ondas do mar

4 não há barqueiro para a ajudar;
Estado de espírito do sujeito poético: a donzela em progressivo sofrimento. Ansiosa Nervosa Desesperada Aguarda o seu amigo, que não aparece O mar sobe; não há barqueiro para a ajudar; não sabe remar Morrerá «fremosa» no alto mar

5 Cenário: os elementos contribuem para o isolamento da donzela.
Papel da Natureza: o perigoso cenário das ondas do mar que rodeiam a amiga. Põe a vida da amiga em risco Impede o encontro do par amoroso Propicia a «morte» da amiga Mar Cenário: os elementos contribuem para o isolamento da donzela. Mar Ilhéu Ermida Donzela

6 Tempos verbais: Pretérito Presente/gerúndio Futuro Causas da situação
atual Problema enfrentado no momento de enunciação Desenlace da situação: morte

7 II. «Ai flores, ai flores do verde pino»,
D. Dinis (p. 28)

8 Cantiga de amigo dialogada: pedido angustiado às flores do verde pino.
Personagens Ação Estrutura • A amiga • A Natureza (flores do verde pino) A amiga questiona as flores sobre o estado e o paradeiro do seu amigo. As flores asseguram-na de que o amigo está bem e que chegará no prazo combinado Cantiga paralelística perfeita: unidade central — dístico • último verso de cada estrofe é repetido no primeiro verso da estrofe correspondente no dístico seguinte • técnica de leixa-pren: repetição parcial ou integral de versos

9 A donzela dirige-se às flores do verde pinho:
Ai flores, ai flores do verde pino, se sabedes novas do meu amigo! Ai Deus, e u é? Ai flores, ai flores do verde ramo, se sabedes novas do meu amado! Se sabedes novas do meu amigo, aquel que mentiu do que pôs comigo! Se sabedes novas do meu amado, aquel que mentiu do que mi á jurado! Ai flores, ai flores do verde pino, se sabedes novas do meu amigo! Ai Deus, e u é? Ai flores, ai flores do verde ramo, se sabedes novas do meu amado! Se sabedes novas do meu amigo, aquel que mentiu do que pôs comigo! Se sabedes novas do meu amado, aquel que mentiu do que mi á jurado! A donzela dirige-se às flores do verde pinho: pede-lhes notícias do seu amigo acusa o amigo de lhe ter mentido e de não cumprir a promessa de se encontrar com ela Resposta das flores do verde pinho: • confirmam que o amigo está bem • asseguram-lhe que o amigo cumprirá a sua promessa e estará com ela como combinou

10 Estado de espírito do sujeito poético: a donzela sofrimento por não ter notícias do seu amigo.
Ansiosa/insegura Angustiada/saudosa Furiosa Refrão interrogativo Apóstrofe à Natureza com uso da interjeição «Ai» repetida ao longo da cantiga Frases de tipo exclamativo

11 Papel da Natureza: confidente da donzela/tranquiliza a donzela/confirma a lealdade do amigo junto da donzela. Tempo primaveril; fertilidade Juventude Sentimento entre a donzela e o amigo Simbologia das flores do verde pino Refrão da cantiga «Ai Deus, e u é?» — apóstrofe interrogativa à divindade. Demonstra a ansiedade da donzela. Intensifica as emoções da donzela.

12 III. «Bailemos nós já todas três, ai amigas»,
Airas Nunes (p. 30)

13 Cantiga de amigo (bailia): convite às amigas; desejo de ir dançar.
Personagens Ação Espaço Três amigas A donzela incita as amigas a bailar Campestre: • Debaixo das avelaneiras • Debaixo das avelãs • Debaixo do ramo florido Relação de proximidade: Amigas Irmanas Consequência: as donzelas belas e apaixonadas dançarão como elas Ambiente primaveril Árvores em flor Simbologia do número 3: Perfeição Harmonia

14 Estado de espírito do sujeito poético: a donzela tenta convencer as suas amigas a dançarem com ela.
Alegre Segura Confiante Discurso persuasivo Intenção Ação Condição Consequência Participar no ritual da dança Convencer as amigas a dançar 1. Ser bela como as três amigas 2. Amar alguém Outras donzelas bailarão: o ritual cumprir-se-á

15 Caracterização das três amigas no discurso do sujeito poético: autoelogio.
«quem for velida como nós» «quem for louçana como nós» «quem bem parecer como nós parecemos» Repetição das expressões positivas: beleza e formosura Características formais: estrutura paralelística com refrão intercalado.

16 IV. «Levad’, amigo, que dormides Nuno Fernandes Torneol (p. 34)
as manhanas frias», Nuno Fernandes Torneol (p. 34)

17 • A donzela alerta o amigo para a chegada da manhã.
Cantiga de amigo, de temática semelhante à do género alba: a separação dos amantes. • A donzela alerta o amigo para a chegada da manhã. • A separação dos amantes é acompanhada por mudanças na Natureza. Personagens Ação Espaço • Locutor: a amiga • Destinatário: o amigo • Testemunha: as aves 1. A donzela alerta o amigo para a chegada da manhã 2. As aves celebram o seu amor 3. O amigo partiu os ramos em que as aves celebrantes pousavam 4. O amigo secou as fontes que as aves celebrantes usavam Cenário do idílio amoroso: • Manhã • Canto dos pássaros • Ramos das árvores • Fontes

18 Estrutura da cantiga: Coplas 1-4
Ambiente idílico, afetivo: a donzela acorda o amigo / a certeza de ser amada Tempo presente: verbos no presente e no imperfeito do modo indicativo; modo imperativo 1.ª parte Harmonia Mensageiro da manhã Canto das aves Assunto do canto: amor Coplas 5-8 Ambiente desagradável, penoso Destruição dos símbolos da harmonia amorosa pelo amigo Situação passada e que já não existe: verbos no perfeito do indicativo 2.ª parte Rutura O amigo corta os ramos em que as aves pousavam Canto das aves termina porque O amigo seca as fontes em que as aves bebiam Transformação na Natureza == evolução da relação amorosa

19 • Coplas 1 a 4: alegria da donzela.
Simbologia do refrão: • Coplas 1 a 4: alegria da donzela. • Coplas 5 a 8: antítese entre a tristeza descrita nos versos e a alegria apresentada no refrão. Características formais: cantiga paralelística perfeita. São idênticos, em intervalos de cinco, os versos 2/7, 8/13, 11/16, 14/19 e 17/22.

20 V. «Ondas do mar de Vigo», Martim Codax (p. 36)

21 Situação inicial: amigo ausente.
Cantiga de amigo, de temática semelhante à do género marinha ou barcarola: a presença do mar. Situação inicial: amigo ausente. O sujeito poético e os elementos da Natureza: Apóstrofe EU TU Confidentes Mensageiras Donzela Ondas do mar de Vigo

22 Estado de espírito do sujeito poético: a donzela em progressivo sofrimento.
Ansiosa Duvidosa «se vistes meu amigo?» «se vistes meu amado?» Frases interrogativas Coplas 1 e 2 Paradeiro do amigo Coplas 3 e 4 Aflita Preocupada «o por que eu suspiro?» «por que ei gram cuidado?» Sentimentos pelo amigo virá — futuro do modo indicativo Desejo de rever o amigo; desejo de união Inquieta Emotiva Refrão «E ai se verra cedo!» Frase exclamativa Angústia e receio constantes devido à ausência do amado Repetição

23 Características formais:
Cantiga de refrão. Cantiga paralelística perfeita, com emprego da técnica de leixa-pren.

24 VI. «Digades, filha, mha filha velida»,
Pero Meogo (p. 40)

25 Cantiga de amigo dialogada: conversa entre uma mãe e a sua filha.
Texto lírico Texto dramático Texto narrativo

26 Situação inicial: a mãe interroga a filha acerca do seu atraso na fonte.
Personagens Ação Espaço A mãe — madre vigilante e protetora A donzela — filha apaixonada Coplas 1 e 2 : a mãe interroga a filha Coplas 3 e 4: a filha justifica o seu atraso Coplas 5 e 6 : a mãe não aceita a explicação da donzela Campestre: a fonte outros elementos da Natureza (referência ao rio, ao mar e aos cervos do monte) Discurso da filha: veados revolviam a água Discurso da mãe: os veados não revolvem as águas A filha mente para esconder a verdadeira razão do seu atraso Veados == símbolo do amigo Percebe que a filha está apaixonada. Recusa a mentira «mentir por amigo», «mentir por amado» — encontro com o namorado

27 Refrão: entre parênteses / aparte — expressa o pensamento da donzela e confirma a suspeita da mãe de que o amor domina a donzela. Características formais: Cantiga de refrão. Cantiga paralelística perfeita, com emprego da técnica de leixa-pren.


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