A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Economia e Globalização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Economia e Globalização"— Transcrição da apresentação:

1 Economia e Globalização
OBJETIVO: Permitir que o discente conheça o histórico do processo de globalização, a origem da formação do sistema econômico global, exemplos de políticas econômicas e sociais, a inserção da economia brasileira no cenário globalizado, de modo a ter visão do cenário econômico nacional relacionado a conjuntural mundial

2 LINCOLN WEINHARDT DOCÊNCIA PETROBRAS
1985 GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA – USP ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE EQUIPAMENTOS – PETROBRAS/UFRJ 2001 PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL – FGV – MANAGEMENT 2002 PÓS-GRADUAÇÃO EM MARKETING DE TI – ESPM 2003/05 MESTRANDO EM ECONOMIA EMPRESARIAL – UCAM DOCÊNCIA PROFESSOR DE MARKETING E TECNOLOGIA ( ) PREPARANDO ALUNOS DAS UNIVERSIDADES SALGADO DE OLIVEIRA, CÂNDIDO MENDES E ISE-CENSA, PARA INGRESSAREM NO MERCADO DE TRABALHO CONSCIENTE DA REALIDADE MERCADOLÓGICA E DAS TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS. PETROBRAS COORDENADOR DE MOVIMENTAÇÃO DE GÁS ( ) RESPONSÁVEL COORDENAÇÃO DA MOVIMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DO GÁS DA BACIA DE CAMPOS. COORDENADOR DE PLANEJAMENTO DE TI ( ) RESPONSÁVEL PELA REESTRUTURAÇÃO DA GERÊNCIA DE TI PARA O SEGMENTO DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE ÓLEO E GÁS DA BACIA DE CAMPOS. COORDENADOR DE APOIO AO USUÁRIO DE TI ( ) RESPONSÁVEL PELA CERTIFICAÇÃO ISO 9001 NO PROCESSO DE APOIO AO USUÁRIO DE TI DA BACIA DE CAMPOS. COORDENADOR DE MARKETING DE TI E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ( ) RESPONSÁVEL PELA IMPLEMENTAÇÃO DA ÁREA DE MARKETING DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NA UNIDADE DE NEGÓCIOS DA BACIA DE CAMPOS, PARA CERCA DE CLIENTES. GERENTE DE INFRA-ESTRUTURA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO ( ) RESPONSÁVEL PELA ÁREA DE INFRA-ESTRUTURA DE TI NA UNIDADE OPERACIONAL DA BACIA DE CAMPOS. CONSIDERADO PELO GARTNER GROUP O BENCHMARK MUNDIAL EM TCO.

3 METODOLOGIA: O curso ministrado através de slides (MS/PowerPoint), vídeos, aulas expositivas, trabalhos de pesquisa, apresentações dos trabalhos em grupo.

4 Economia e Globalização
A origem dos primeiros processos de globalização FILME: Alexandre o Grande A inevitabilidade da Globalização FILME: 1421 o ano que a China descobriu a América As conseqüências da segunda guerra mundial (A Conferência Monetária de Bretton Woods ) A ocidentalização do Mundo (Plano Marshall, Gestão pela Qualidade Total, Certificações Internacionais, A Internet e o Comércio eletrônico) Muito além do comércio eletrônico FILME: : Claus Möller Noções de macro-economia (Balanço de Pagamentos, Balança Comercial) A evolução da economia brasileira vista através de Planos Econômicos (Plano de Metas; PAEG; O MILAGRE; II PND; A Marcha Forçada; Plano Cruzado; Plano Real) As perspectivas da economia Brasileira.

5 APRESENTAÇÃO DA TURMA Nome Local de Estágio e/ou Trabalho
Experiência Profissional

6 Critério de Avaliação do Aluno da ISE-CENSA:
Vi = peso 4 Vf = peso 4 (matéria toda) Trab. = peso 2 Entre 4 e 5,9 de média Vs = para troca Mím (Vi ou Vf) Aprovação: Média acima de 6 e Freqüência mínima 75%.

7 A origem dos primeiros processos de globalização
Alexandre o Grande ( A.C.) A origem dos primeiros processos de globalização

8 Alexandre o Grande (356-323 A.C.) Alexander the Great,
Detail from the Alexander mosaic From the House of the Faun, Pompeii, c. 80 B.C. National Archaeologic Museum, Naples, Italy Alexander the Great, the king of Macedonia that conquered the Persian empire and annexed it to Macedonia, is considered one of the greatest military geniuses of all times. He is the first king to be called "the Great."

9 Alexandre o Grande ( A.C.)

10 Eratóstenes de Siena ( A.C.)

11 Eratóstenes ensinando em Alexandria.
Eratóstenes de Siena ( A.C.) Eratóstenes ensinando em Alexandria. Óleo sobre tela de Bernardo Strozzi (1581/1644). Data: c Montreal, Museum of Fine Arts

12 Eratóstenes de Siena Eratóstenes ( a.C.) Filósofo grego que viveu em Alexandria no século III a.C.. Eratóstenes foi o primeiro homem a medir o tamanho da Terra com uma certa precisão. Nasceu em Siena, na atual Síria e acabou por se tornar o diretor da grande biblioteca de Alexandria, no Egipto. Eraróstenes lendo ceros manuscritos percebeu que ao meio dia no primeiro dia do Verão, o Sol não projetava sombras em Aswan, no Egipto. No entanto, ao mesmo tempo, em Alexandria, o Sol apresentava-se ligeiramente a Sul do zénite (cerca de 7º). Após enviar um escravo para medir a distância entre Aswan e Alexandria e assumindo que os raios solares atingiam paralelamente a superfície curva da Terra, Eraróstenes foi capaz de calcular as dimensões aproximadas da Terra, usando apenas geometria simples. Os resultados obtidos, de cerca de milhas, são extraordinariamente precisos!


Carregar ppt "Economia e Globalização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google