A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uso consciente do seu dinheiro FERNANDA OLIVEIRA E LUIZ FELIPE CERELLO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uso consciente do seu dinheiro FERNANDA OLIVEIRA E LUIZ FELIPE CERELLO."— Transcrição da apresentação:

1 Uso consciente do seu dinheiro FERNANDA OLIVEIRA E LUIZ FELIPE CERELLO

2 Defina seus gastos e despesas - Anote todas as receitas e despesas ao máximo; - Tenha consciência do que exatamente você gasta e recebe é o passo essencial para evitar endividamentos que impeçam a realização dos seus sonhos e planos. Receitas: Cartão de crédito e cheque especial não são complementação de renda!!! São dinheiros emprestados a altos custos. O ideal é não usá-los.

3 Planilhas de controle

4 Cuidados com as despesas: - Automatize o pagamento de contas. Coloque os vencimentos para após o recebimento do salário (isso vale para cartão de crédito principalmente); - Diminua contas de serviços essenciais (economizar ao máximo em água, energia e etc). - Diminua a frequência de ida ao supermercado, para evitar compras desnecessárias e ter controle maior dos gastos. Antes de comprar, PESQUISE: ◦pesquise sempre combos, planos de familiares, que geralmente são mais baratos; ◦pesquisar os produtos em sites de diferentes lojas e empresas; ◦compare preços e tentar reduzir o “grau de impulsividade” de decisões financeiras, sempre procure pensar mais de uma vez.

5 Divida e planeje as despesas com todos da família - Divida gastos entre os membros da família; - Conscientize as crianças em relação ao dinheiro. Todos da família precisam saber da real situação financeira da família e aprender a poupar.

6 Dívidas - Troque sua dívida por uma menor: ◦Tente renegociar ao máximo; ◦Pegue um empréstimo mais barato (juros mais baixos) para acabar com um de juro altos, se a parcela couber no seu orçamento. - Consignados tendem a ser vantajosos em relação a outros empréstimos, mas pense muito bem a real necessidade de fazê-lo, pois você pode comprometer uma parcela grande da sua renda; - Com planejamento e poupança é possível evitar situações de endividamento que podem comprometer muitos sonhos e planos.

7 Planejamento é a chave de tudo - Tenha sempre uma meta de economia; - Tenha uma reserva para gastos extras, sejam férias, sejam meses de maior gastos ou imprevistos. - Crie uma poupança e, caso você tenha uma reserva que não precisará ser usada imediatamente, procure outros investimentos seguros com maior rentabilidade, como o Tesouro Direto.

8 Investimentos Existem muitos investimentos seguros, como o Tesouro Direto, que rendem mais do que a poupança; Cuidados: ◦Não acreditar em tudo que o gerente do banco fala, pois eles ganham comissão em cima dos produtos financeiros que vendem e que não são, necessariamente, o melhor para você; ◦Pesquise e desconfie de investimentos fáceis que rendem muito, podem ser menos seguros; ◦Investimento em ações (renda variável) depende de avaliações em relação à economia e ao setor, de forma que investimentos em renda fixa (como o Tesouro) podem ser uma opção melhor para pessoas que não acompanham os dados econômicos e empresariais.

9 Tesouro Direto

10

11 Links úteis: - Cidadania Financeira – Banco Central: vídeo-aulas e dicas de finanças pessoais https://cidadaniafinanceira.bcb.gov.br/ - Tesouro Direto: simulador de investimentos e vídeo explicativo de como investir - Infomoney: site com informações financeiras diversas - Anbima: Fundos de Investimento ( Classificação ) - BMF&BOVESPA:

12 Serviço de Orientação Financeira ATENDIMENTO GRATUITO E SIGILOSO Auxílio à comunidade em: controle de gastos, organização de orçamento familiar, renegociação de dívidas, financiamento de bens e dúvidas sobre investimentos. Agendamento por telefone, de segunda à sexta das 8h às 17h. Av. Professor Luciano Gualberto, 908 FEA5 - Sala 16, térreo - Butantã - São Paulo-SP Tel.: (11)


Carregar ppt "Uso consciente do seu dinheiro FERNANDA OLIVEIRA E LUIZ FELIPE CERELLO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google